• Início
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Videos
Blue Orange Green Pink Purple

SC Freamunde 09/10

Jardim misericordioso




Ainda mal comecei a escrever e já me assaltam as dúvidas. Quero falar do nosso parque...e não sei como me referir a ele. Parque de Lazer?! Parque da Cidade?! Parque da Construção Cívil?! Parque da Terceira Idade?! Parque do Complexo de Pesca?!
Não é fácil escolher. Talvez tenha de funcionar comigo como acontece com aqueles que, por qualquer motivo, tenham de mencionar o parque e optam pela designação que mais lhe impacto e furor faça.. mas eu prefiro tratar aquele espaço "verde e agradável" por Parque.

O Parque nasceu, na sua precocidade, há uns poucos anos atrás, por altura da construção do Lar de idosos onde, caricatamente, se desenvolveu, com mistério, a Santa Casa da Misericórdia de Freamunde (apesar de ainda não terem percebido o que misericórdia significa). Este nascimento teve, logo à partida, complicações, porque, enfim, em vez de começarem a obra pelos alicerçes, começaram pelo telhado. assim, em vez de se ter começado pela implantação de luz, pela pavimentação da estrada e pelas mais elementares obras de segurança, começou-se pelo que causaría mais dano aos olhos dos incautos freamundenses. E, deste modo, o parque ficou verdejante e com um rio num ápice, ficando a "nossa" Sta. Casa com um maravilhoso jardim nas traseiras.

E apetece dizer, como Nietzsche a propósito de Zaratustra: Assim começou o declíneo... do Parque.

Com um pomposo rio construído (elogie-se o intelecto superior freamundense), chegaram de imediato (rápido demais até) as ideias de aí haver concursos de pesca. diga-se até que a ideia não é má. O problema começou quando começaram a surgir umas certas e determinadas fitas (qual PSP) a separarem o vulgar freamundense que aprecia o seu passeio do local onde se processavam tão excitantes e impertubáveis espectáculos de caça ao peixe. Bem vistas as coisas até se percebe o motivo da separação. Realmente creio que ninguém quererá ser atingido por um dos fenomenalmente gigantes canelões de pesca usados! Mas, de facto, o nosso rio é comparável ao Mississipi!!! Coitados dos peixes e dos patos e dos morcões...resta saber é quais.

Mas o declíneo não fica por aqui.

Finalmente alguém chegou à conclusão que um Parque para ser de lazer precisava não só de proporcionar o descanso, mas também a diversão. E lá se lembraram, com custa, da necessidade de implantar um espaço onde os mais pequenos pudessem fazer algo além de tentarem cair ao rio. E felizmente escolheram a altura certa! nota-se o olhar excitado das crianças com a perspectiva de terem baloiços prontos a tempo do calor e sol INVERNAIS!!!

Pelas minhas observações o parque já faculta(ou facultará a breve prazo) entretenimento das faixas etárias dos 3 aos 11 anos e dos 45 aos 99.É claro que o 8º concelho mais jovem de Portugal esquece todos aqueles que têm altura a mais para andar de escorrega e dor de costas a menos para se entregar aos sonos nos (poucos)bancos. Assim, resta a todos esses continuar a destruir árvores a jogar à bola com a esperança de, um dia, alguém se lembrar da necessidade de colocar no Parque um campo de futebol. Até Casais tem um parque com campo de futebol e a população mal chega para um jogo de 11 contra 11!!!
Mas realmente é melhor não ter nada para os jovens na cidade e continuar com o medo que eles se entreguem à droga ou a outras delinquências capazes de figurar nas entrelinhas das crónicas políticas opacas de um certo "jornal".

Mas nem tudo é mau. podiamos estar bem pior. Podiamos nem sequer ter um Parque.
Podiamos até estar calados e contentarmo-nos com a pobreza do que temos. Podiamos ser como Nietzsche e fugir para as montanhas...pelo menos lá podiamos jogar à bola sem medo de estar a perturbar o sono de alguém, sem medo de bater na extremidade de uma "cana-que-pesca-na-terra".
Mas nós achamos que merecemos melhor. Seremos só uma cidade para podermos pagar mais impostos? Seremos só cidade para que o nosso PJ usufrua de um ordenado mais chorudo?
Por Freamunde achamos merecer mais e por Freamunde nunca nos calaremos.

Por isso

Viva Freamunde
ver reacções 3 reacções |

O Sabor Autêntico do Café Mota



A cerveja foi ao longo dos tempos considerada como o ‘’néctar dos pobres’’. Bebida produzida primeiramente pelos povos das civilizações antigas, Babilónia, Suméria e Antigo Egipto, tem como base o uso de um cereal, água, levedura e ervas aromáticas, como o humulus lupus. Os egípcios acreditavam que foi o Deus Osíris que certo dia terá ensinado os homens a produzir cerveja.
Os conhecimentos de cervejaria foram passando de povo em povo, até chegar, na Idade Media, às mãos dos monges que desde logo conferiram à cerveja uma nova dimensão, que resultou numa enorme variedade de cervejas. A primeira autorização de comercialização de cerveja foi emitida em 1040 aos monges beneditinos de Weihenstephan, e nunca mais parou até hoje, sendo a cerveja uns dos produtos alimentares mais explorados no mundo.
Em Freamunde, a cerveja é largamente apreciada no seu momento mais festivo, as Sebastianas. Os barris consomem-se uns atrás dos outros num espírito que faz lembrar uma October Fest, em Munique. Mas em Freamunde existe um local peculiar em que a quantidade é substituída pela qualidade, falo-vos da mítica cerveja do Café Mota. Apesar do seu aspecto tosco e taberneiro este local encerra uma mística que se sente logo após o primeiro gole de cerveja. Não estamos a falar de uma cerveja qualquer, e quem sabe do que estamos a falar compreende-nos, estamos a falar do Fino do Mota. Esta bebida possui um trago que nos transporta para uma dimensão cervejeira que roça o divino e o mundano, e assim que voltamos à terra, apenas nos apetece pedir mais um fino e um pires de tremoços. Esta sensação é repetida e repetida, num jogo de sensualidade e misticismo, que no final nos leva ao ligeiro cambalear, caso tenhamos juízo, ou à verdadeira desgraça caso nos excedamos.
O segredo foi durante anos e anos discutido, porque a cerveja servida no Mota apesar de provir de vulgares barris distribuídos por todos os locais de vendas, o trago desta cerveja ganha uma alma muito diferente no Mota. Resta-nos debruçarmos sobre as outras condições e especular...
Fica o convite a todos os apreciadores de cerveja.


Vivam os Finos do Mota
Força SC Freamunde, há que reagir…
Vivam as Sebastianas

ver reacções 2 reacções |

CAT: Caso Altamente Tábido




Atenção!!
Este discurso pode ser considerado como extremista ou como está na moda na capital: terrorista, mas foi realizado com esse propósito, para despertar os freamundenses para um problema que ainda não é, mas quando o for, vai ser de proporções catastróficas.

‘’Santos da casa não fazem milagres’’

Diz o povo por estas terras, e pelos vistos com toda razão.

Centro de Apoio a Toxicodependentes não é mais do que uma estrutura que tem por finalidade dar cobro a um dos maiores flagelos da nossa sociedade, a toxicodependência.
Até este ponto, nada de errado se encontra, mas porque existe tanta resistência por parte de autarcas e cidadãos em aceitar um CAT junto de suas casas?
Não será porventura um CAT, uma boa notícia, como já vimos escritos em alguns pasquins da região?
Será que existe receio por parte das populações em receber exércitos de toxicodependentes nas suas cidades?
Porque existe apreensão?
O nosso ministro da saúde explicaria muito facilmente esta questão.
Estarão as pessoas a confundir delinquência com toxicodependência?
Ou haverá uma relação entre estes termos?

Demasiadas duvidas que atormentam muitos portugueses, mas existe uma população que não tem qualquer receio, a população de Freamunde.
E tudo corre de feição à nossa dupla ministro CC e alcaide PP, o primeiro porque continua desesperado à procura de nichos para cultivar delinquentes, na tentativa de os curar; e o outro por sua parte, tenta incansavelmente destruir a sua terra natal.
O nosso alcaide consegue assim com um só tiro tornar-se um conivente com governo e ao mesmo tempo consegue transformar a sua odiosa terra num local com óptimos índices de criminalidade e medo comunitário, parabéns PP.

No meio disto tudo está Freamunde, cujos habitantes anestesiados não conseguem reagir contra esta máquina CAT, montado pelo nosso alcaide PP.

Freamundenses vamos acordar, se esta estrutura é assim tão boa, como postula o nosso ministro e o nosso alcaide, porque não cedem eles o piso inferior de suas casas para fazerem lá um CAT? Se é tão bom, porque não tê-lo só para eles.

Freamundenses vamos revoltar-nos, como é de todo o conhecimento concelhio, tudo o que bom é feito ou se quer fazer neste concelho, tem sede na terra da qual não falamos. Então porque será que o CAT, tem de ser em Freamunde? Será que não é coisa boa, ou já não existe naquela terra espaço para mais coisas boas? Ou será o CAT a moeda de troca das centenárias piscinas prometidas? Caso seja, podem leva-las junto com o CAT, assim não obrigado, senhor alcaide.

Freamundenses vamos levantar-nos, como foi possível não ver, naqueles panfletos de campanha em Outubro de 2005 do senhor PP, escrito a promessa de instalação de um CAT? Uma promessa destas dar-lhe-ia muitos e muitos votos, considerando a importância que tem para o progresso de Freamunde e do concelho. Esquecimento ou maldade? Ou será o CAT coisa ruim?

Um último ponto, o local da equipa CAT será junto da Extensão de Saúde, que passará a ter muito menos saúde, e sugiro que se mude o nome para Perdição de Saúde. Mas o grande problema reside na sua proximidade da Escola EB23. Nenhum freamundense gostará de ver o seu filho ou sua filha, cruzar-se todos os dias com os toxicodependentes que virão de toda a zona do Vale do Sousa.

Resta-nos pensar que os freamundenses irão insurgir-se ou que o CAT não terá a adesão esperada pelo nosso alcaide, por parte dos narcodoentes.



Viva a revolta,
Vivam todos aqueles que nos apoiam,
Vivam todos aqueles que não nos apoiam,
Vivam os freamundenses que se sentem irados com a forma leviana como tratam a nossa terra,
Viva a Extensão de Saúde, que apesar de amarela e estar a ser alvo de extermínio, é nossa…
ver reacções 3 reacções |
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial

    • revoltadoscapoes@gmail.com
  • com a revolta

    blogosfera azul

    • freamunde allez
      FREAMUNDE: Dos 14 jogadores utilizados, 10 são oriundos da formação
      Há 7 anos
    • sons de um coração
      Your own Fitness Path: Remove Hurdles You Put There
      Há 10 anos
    • estrelinha
      Há 10 anos
    • brigata azzuri
      O SONHO CONTINUA
      Há 11 anos
    • sal e pimenta
      Bem - vindo!
      Há 13 anos
    • emissora atlantis
      A agenda dos 'Filhos de Salazar'
      Há 13 anos
    • freamunde livre
      Fim
      Há 14 anos
    • alma recôndita
      Bob Dylan - Blowing in the Wind
      Há 15 anos
    • WestSide-Freamunde
      Liga Vitalis: 23ª jornada
      Há 15 anos
    • freamundense
      Feira dos Capões
      Há 15 anos
    • do meu lápis
      ngua
      Há 16 anos
    • minha titi
    • scf - futebol feminino
    • google-eyed
    • apenas mais um
    • bisca dos nove
    • discutir freamunde
    Mostrar 5 Mostrar todos

    web azul

    • acr pedaços de nós
    • ensemble vocal freamunde
    • jf freamunde
    • paroquia de freamunde
    • sc freamunde

    Arquivo

    • ►  2009 (10)
      • julho (2)
      • junho (2)
      • abril (4)
      • março (2)
    • ►  2008 (30)
      • novembro (3)
      • setembro (1)
      • julho (4)
      • junho (2)
      • maio (1)
      • abril (8)
      • março (1)
      • fevereiro (4)
      • janeiro (6)
    • ►  2007 (105)
      • dezembro (6)
      • novembro (4)
      • outubro (5)
      • setembro (5)
      • agosto (2)
      • julho (5)
      • junho (13)
      • maio (16)
      • abril (14)
      • março (13)
      • fevereiro (11)
      • janeiro (11)
    • ▼  2006 (42)
      • dezembro (14)
      • novembro (11)
      • outubro (6)
      • setembro (3)
      • agosto (1)
      • junho (2)
      • maio (4)
      • abril (1)
  • procurar






    • Início
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Videos

    revolta dos capões

    Ir para cima