Quem vive afastado de Freamunde ou quem por curiosidade procura saber mais sobre a nossa terra tenta, por certo, procurar informações nos meios de comunicação de que dispõe. Como é sabido, vivemos na era digital e, por isso, não será de estranhar que muitos acorram à internet para conhecer ou informar sobre Freamunde.
Mas, ao invés de informação, o cibernauta recolhe apenas estupefacção, principalmente se aceder à página da nossa Junta de Freguesia, que mostra, mal acedemos ao site (http://www.jf-freamunde.pt/), o cartaz das Sebastianas...de 1999!!!
No interior do site o degredo informativo permanece. A começar pela denominação de Freamunde como VILA e não como Cidade. De resto, entre os vários links, apenas textos que dão uma imagem muito superficial e genérica da nossa terra.
Comparando o "nosso" site com, por exemplo, o da Câmara Municipal de PF a primeira conclusão que o cibernauta retire é a de que em Freamunde não se conhecem as potêncialidades da internet. Enquanto em cada esquina do país, em cada lugar remoto de uma serra ingreme, em cada casa praticamente se assiste a um crescimento fantástico da procura e partilha de informação via web, nós, pedaço esquecido pelo desenvolvimento, contentamo-nos com um site ridículo que dá, acima de tudo, uma imagem estagnada de Freamunde.
Com um grafismo e design fracos, o site não atrai, antes causa repulsa e faz com que o visitante se enfastie da nossa terra...muitas vezes sem aqui ter estado.
Deixamos aqui um alerta. Quem tem o poder de mudar, use-o.
Para não tornar a auto-estrada da informação um "trilho de cabras" de desinformação.
Ora cá está o verdadeiro serviço desta junta têm tanto trabalho a coçar os inumeros chatos que nem tempo têm para fazer um página que nos honre, 'actualização'e´uma palavra mas tem significado ao qual eu aconselhava vivamente a ver no dicionário, não só é disto que a página de Freamunde está a precisar como também esta grande cidade em si.
E ainda bem que se deram ao trabalho de inaugurar a página com pompa e ciscunstância. Assim a vergonha é ainda mais expressiva e revoltadora.
quem não sabe, é como quem não vê!
E quem vê e não mostra é como se nunca tivesse visto!