É uma velha reivindicação para uns e uma velha parvoíce para outros.
Que Freamunde necessita de mais desenvolvimento e de mais dinamismo, é um facto inabalável, e esta forma apática de estar Dos nossos políticos não nos traz nada de novo e muito menos desenvolvimento e dinamismo, é outro facto. Factos que nos leva a ponderar se a constituição de um concelho de Freamunde não será uma solução para a fuga à paragem no tempo.
Mas por outro lado o concelho ao qual pertencemos é demasiado pequeno para que se divida em dois. E será que a formação de um novo concelho revitalizaria a nossa cidade? Não passará este renascimento por uma nova postura por parte da actual câmara, e outras instancias como o governo, que deveriam apoiar mais as populações que não vivem nas urbs?
Numa votação realizada pela revolta, obtiveram-se os seguintes resultados:
Freamunde a Concelho?
Sim, para o desenvolvimento de Freamunde 70%
Não, porque é parvo 30%
Desta vez, reservamos o debate de ideias para os freamundenses, colocando aqui os seus comentários.
Viva Freamunde
podem traduzir as percentagens em números? Seria, creio, do interesse de todos.
Não concordando com as hipóteses de resposta optei por não votar!
Se a primeira hipótese faz sentido a segunda não serve para quem não quer optar pelo sim. Sim, não e não sei (para os indecisos) seriam hipóteses de resposta suficientes e o debate viria depois como agora se está a fazer.
Ser concelho só por si, na nossa região, é sinónimo de desenvolvimento.
Possuir uma câmara municipal, finanças e todas as outras instituições que normalmente estão associadas á criação de um concelho obriga os habitantes do município a deslocarem-se á sua sede para tratar de assuntos pessoais e das suas empresas criando assim novas perspectivas de negócio principalmente no comercio o caso de Vizela é um bom exemplo disso.
Houve já uma auscultação ás assembleias de freguesia do norte do concelho e o resultado não foi positivo para as pretensões dos adeptos de Freamunde a concelho em nenhuma delas.
Se por um lado se pode apontar o facto de politicamente nenhuma das assembleias arriscar cair em desgraça perante a câmara também não podemos desprezar a opinião de alguns que acham que os de Freamunde estariam preocupados apenas com o seu umbigo.
A questão territorial é importante e se envolver também Lousada a tarefa será ainda mais difícil pois ninguém quer perder território e consequentemente poder.
Concordo que ser concelho garante um crescimento exponencial, principalmente na área do comércio, devido à maior afluência de pessoas.
As votações em Assembleia de Freguesia, realmente, demonstraram vontades contracorrente, relativamente aos desígnios de alguns freamundenses. No entanto não podemos esquecer que essas votações são (mais uma vez) resultado da mais que referida “disciplina espartana”! Assim como a votação em Assembleia Municipal.
Não ponho em causa que as populações sejam contra, e que achem que os freamundenses só estejam a pensar em Freamunde. Para mim as coisas não são assim. Todos concordamos que a maioria das freguesias está anos-luz atrás da sede de concelho, e que as populações mal podem desfrutar da segurança de caminhar por um passeio, em vez da comum valeta. O que é que essas mesmas freguesias esquecidas teriam a perder em “embarcar” no concelho de Freamunde?
Ganhar? Provavelmente muita coisa e garantidamente menos esquecimento.
Daqui a uns anos vamos estar a votar em blogs para Freamunde ser capital de Portugal.
Não queiram tudo, se todas as freguesias se lembrassem que queriam ser concelho ía ser muito complicado...
Todos teriamos a ganhar com o concelho de freamunde, freamunde e todas as fregusias que se juntassem,a unica que perderia era paços de ferreira,que iria perder a sua maior fregusia em populaçao,alem das outras e seria um duro reves para eles,por isso estou convicto que nos proximos 30anos isso nao acontecerá...infelizmente.
penso que esta a cair em esquecimento a questao da sustentabilidade de Freamunde enquanto concelho. Terá Freamunde a estrutura para passar a concelho? Terá Freamunde a capacidade de se vir a desenvolver o suficiente para ser concelho? seria sem duvida uma oportunidade vangloriosa para Freamunde, mais do que ser cidade, todavia é necessario ver todas as perspectivas do que poderia acontecer se Freamunde fosse concelho, para assim ter uma perspectiva real do que poderia ser "o concelho de Freamunde". Parece que Freamunde vive mais de promessas do que de factos e assim nao chegamos a lado nenhum.
Concelho de Freamunde?
De facto seria a melhor conquista a seguir à categoria Cidade, talvez a seguir se quisesse ser Metropole, Distrito logo a seguir... E se não se cair no real talvez País (assim ao estilo de Principado).
Sou Freamundense de gema e acho que a nossa cidade vale pela sua cultura e obra, essa é a nossa Identidade. O concelho de Paços de Ferreira é um dos mais pequenos do distrito do Porto em área; de Freamunde a Paços é uma distância de 30 minutos a pé; nesse percurso nunca passamos pelo lado rural do concelho porque na entrelinha (S. Domingos - Carvalhosa) começa a formar-se uma ligação física das duas cidades, que não é de certo por acaso (não se deve unicamente nem a Paços nem a Freamunde); muitos Freamundenses trabalham em Paços (não podemos negar); Paços ocupa uma localização estratégica e como ocupamos uma situação geográfica (planalto pacense) que nos coloca naturalmente neste contexto administrativo faz todo o sentido. Acho que nunca poderemos esquecer a nossa escala e nunca deveremos apenas almejar vitórias megalómanas. Somos freamundenses, construimos uma freguesia rica, honrada e humilde. A nossa melhor batalha será enriquecê-la, sem olhar com sobranceria para os nossos conterrâneos (resto do concelho) que partilham muita da nossa identidade. Não quero em nada diminuir a nossa cidade, que é por mérito próprio uma localidade especial na nossa região e até no país.
No programa de ontem dos Gato Fedorento falou-se de Paços... logo que possivel coloquem o "filme"...
Freamunde a concelho seria, a meu ver, o que melhor poderia acontecer, para sair do marasmo que nos foi imposto pelos governantes do concelho e da junta, com promessas e coisinhas bonitinhas que nos dão para nos calar. Ainda agora, com a privatização dos notários, estão 2 em paços, a 200 mts um do outro, não teria mais lógica descentrallizar os serviços? Porque não distribuir os serviços pelas outras freguesias do concelho? É uma vergonha o que se passa neste concelho, é Paços a crescer (e mesmo assim, mal); Seroa à custa do seu presidente da junta que se impõe e faz as coisas; Carvalhosa à conta dos investimentos imobiliários e comerciais... E o resto do concelho a definhar...
É preciso justiça e equidade na governação do concelho.
Em Freamunde tudo o que se faz é a remediar, e eu falo com conhecimento de algumas causas. Em Paços fez-se um relvado sintetico, com todas as infraestruturas necessárias, em Freamunde foi com muita pressão que nos deram um natural para nos calar, quase às escondidas... Em Paços fizeram umas piscinas (projecto inicial para Freamunde) de 1,2 milhões de contos, em Freamunde dão-nos um taquezinho de 300 mil, para nos calar... e para quê 2 piscinas a 3 kms? Porque não um bom pavilhão multiusos, a exemplo do que a Câmara de Paredes fez em Lordelo? Em Paços apareceu um parque de lazer completamente pronto, em Freamunde andamos a olhar para o rio, porque o resto vai-se fazendo, tem que render até às eleições...
É UMA VERGONHA
FREAMUNDE A CONCELHO, SEMPRE!
Mac. até acho que tens razão em alguma coisas q dizes p. exp. em relação aos (maus) investimentos feitos, por isso é que se deve saber pedir (leia-se exigir) esses mesmos investimentos, ao contrário daquilo que advoga a rev. dos cap. "pedir muito para se ter alguma coisa"... e é nisto q dá.
sonhas altu o fdp freamundense
revoltaducapao
capao=galo capado=freamundenses
anónimo (último) és muito deficiente. nem escrever sabes. Altu? Querias tu dizer ALTO. Alto que chega a parvoíce e a estupidez que tens. A tua opinião vale tanto como tu: NADA. Seu aborto clandestino mal feito