abr
27

Situação do novo Brasão

Pela primeira vez em tantos anos de história de ''nobre terra sem brasão'', finalmente um Executivo da junta consegue a aprovação de um brasão legalizado e autorizado pela Estado Português, podendo a junta a partir deste momento utiliza-lo de forma legal em qualquer evento institucional. Aproveitou também para colocar no nosso brasão um dos simbolos da terra, os capões.
Situação do antigo Brasão

Proposto em 1991, este brasão foi imediatamente abraçado e identificado com as gentes de Freamunde, que deste o ínicio se orgulhavam dele. Mas devido à cinzenta natureza dos senhores da Comissão de Heráldica, que se esquecem que o 25 de Abril já acontecem, e continuam de forma pidesca a negar a liberdade artística e de expressão dos cidadãos, o nosso brasão não era legal. Não o poderiamos utilizar.
A verdade é que entre o legal, mas pouco identificável com povo de Freamunde, e o ilegal, mas já muito amado brasão, nós preferimos o antigo, embora saibamos das implicações desta atitude. A revolta decidiu colocar estes argumentos em discusão e em votação no questionário.
Bons comentários e Boa votação.
Viva Freamunde
Vivam os Freamundenses