• Início
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Videos
Blue Orange Green Pink Purple

SC Freamunde 09/10

O novo Brasão de Freamunde



Situação do novo Brasão


Pela primeira vez em tantos anos de história de ''nobre terra sem brasão'', finalmente um Executivo da junta consegue a aprovação de um brasão legalizado e autorizado pela Estado Português, podendo a junta a partir deste momento utiliza-lo de forma legal em qualquer evento institucional. Aproveitou também para colocar no nosso brasão um dos simbolos da terra, os capões.


Situação do antigo Brasão



Proposto em 1991, este brasão foi imediatamente abraçado e identificado com as gentes de Freamunde, que deste o ínicio se orgulhavam dele. Mas devido à cinzenta natureza dos senhores da Comissão de Heráldica, que se esquecem que o 25 de Abril já acontecem, e continuam de forma pidesca a negar a liberdade artística e de expressão dos cidadãos, o nosso brasão não era legal. Não o poderiamos utilizar.


A verdade é que entre o legal, mas pouco identificável com povo de Freamunde, e o ilegal, mas já muito amado brasão, nós preferimos o antigo, embora saibamos das implicações desta atitude. A revolta decidiu colocar estes argumentos em discusão e em votação no questionário.

Bons comentários e Boa votação.

Viva Freamunde
Vivam os Freamundenses
ver reacções 41 reacções |

41 reacções

  1. Anónimo sexta-feira, abril 27, 2007

    passem no v/ mail

     
  2. revolta dos capoes sexta-feira, abril 27, 2007

    Quero agradecer ao grande freamundense 'Por Freamunde' que mais uma vez num deu uma enorme ajuda.

    Muito Obrigado

     
  3. Anónimo sexta-feira, abril 27, 2007

    repartindo...

    "A verdade é que entre o legal, mas pouco identificável com povo de Freamunde": não concordo. os motivos heraldicos (da famosa comissão) que são representativos da cidade penso que estão lá. por isso identificam.

    "e o ilegal, mas já muito amado brasão": concordo. estivemos tempo demais com um "pseudo-brasão" até se tomarem medidas no sentido do projecto legal. o povo já o tinha adoptado.

    "nós preferimos o antigo": sim. estecticamente também prefiro o "pseudo", tem formas mais dinâmicas. O brasão é mais "histórico" e também ainda é muito recente, é preciso assimilar.

    "embora saibamos das implicações desta atitude": concordo também. e penso que se deve andar pelo lado da lei;

    brincando com o texto dos Gato: a pergunta que nos é feita, é uma pergunta mentirosa, pois uma coisa é uma pseudo-brasão, outra coisa é um brasão legalmente aprovado... tenho dúvidas...mas concordo que só um deles é brasão... e é esse que deve ficar.

     
  4. Anónimo sexta-feira, abril 27, 2007

    E para mim o amigo Ribeiro disse tudo...

     
  5. Anónimo sexta-feira, abril 27, 2007

    "Sr. Redator Mistério" da Revolta, venho dizer que não é só afectado o orgulho que temos com o antigo brasão, mas tambem o nosso amado hino. Ora vejamos: "Nobre Terra sem Brasão ( hummmmmmm, ou com brasão?!?), Tua Gloria....". Se assim for, acho que o "Mayor of Freamunde", que por coincidência tambem é o presindente da Banda ( com "P" pequeno) deveria comunucar com o nosso Maestro Abreu Neto, para que esta situação fosse resolvida... Embora o problema pareça pequeno acho que é bastante pertinente...
    ahhhhhh!!! Só mais uma coisa, o Logotipo da Revolta que é demonstrado no Video do aniversario da Revolta acho que vos denuncia um pouco... Digo eu.

    Abraço e Continuem, que o Segredo é o amigo do bom Soldado revoltoso...

     
  6. Anónimo sexta-feira, abril 27, 2007

    AHHHHHHH!!! Pergunto tambem se o Nosso hino tambem é ilegal?
    (quem manda aqui?)

    Força Freamunde
    Viva a Revolta

     
  7. Anónimo sábado, abril 28, 2007

    Mas qual brasao é que vai ficar???
    E que eu saiba os hinos nao se mudam se na altura que foi criado era sem brasao deveria manter se assim nao??

     
  8. Anónimo sábado, abril 28, 2007

    O brasão que passa a ser usado será o novo, o que tem os capões. Goste-se ou não vamos ter de o aceitar... já foi aprovado e apresentado. Podemos discordar e desgostar, mas nada mais podemos fazer além disso.

     
  9. porfreamunde sábado, abril 28, 2007

    Boas
    Queria só chamar a atenção que no Hino onde Freamunde quando se diz
    "Nobre terra sem brasão ... " este brasão não se refere ao Simbolo da terra, mas ao facto de Freamunde não ter sido um feudo de uma familia c/ brasão...

     
  10. Anónimo sábado, abril 28, 2007

    Exactamente. Não está em nada relacionado com um símbolo da terra. É apenas a demonstração do espírito de revolta que sempre existiu em Freamunde

     
  11. Anónimo domingo, abril 29, 2007

    A revolta podia colocar as datas dos concertos da banda de freamunde. o calendario de datas está por exemplo no imediato desta semana.

    bem hajam

     
  12. Anónimo segunda-feira, abril 30, 2007

    sr. anónimo é verdade que está no imediato mas não foi publicitado por acaso nem de olhos fechados. Quem enviou ou deu a noticia a esse jornal que faça o mesmo para este blog.
    Freamunde sempre

     
  13. Anónimo segunda-feira, abril 30, 2007

    É com grande tristeza que tem de se comentar este post, pois não entendo nem conseguirei entender nunca o porquê da mudança.
    Eles (brasões) aqui no blog até estão numa ordem boa para se ver as diferenças, são assim tantas,e quem é essa tal comissão que impôe a uma qualquer terra que seja, o que quer ou pensa que deve ter a sua bandeira.
    " A nossa bandeira " pensem um bocado no significado desta frase.
    Agora digam-me se imposto por alguém o vosso pensamento e conclusão retirada tem o mesmo significado.

     
  14. Anónimo terça-feira, maio 01, 2007

    ORA BEM
    O ANTIGO BRASÃO TEM A TRIOLOGIA QUE IDENTIFICA A NOSSA TERRA
    CULTURA,TRABALHO E PAZ
    UMA TAL COMISSÃO HERÁLDICA{quem são estes velhos do restelo que nos impinge o que quer que seja}
    NÃO APROVARA O NOSSO BRASÃO PORQUE OS ELENTOS NÃO PODERIAM ESTAR SOBREPOSTOS
    NADA COMO RESOLVER ESTE DILEMA
    ERA SÓ SEPARÁ-LOS
    MAS NÃO
    HÁ QUE INTRODUZIR NO NOVO BRASÃO
    CULTURA{o livro},O LOGO DO CAPÃO{um par} A OLIVEIRA{vivenda que se preze tem lá sua}E A RODA DENTADA SÍMBOLO DO TRABALHO.
    E O CAPÃO PORQUÊ
    ALGUEM PODE EXPLICAR.
    ONDE ESTAVAM NA POLÉMICA DA CAPITAL DO MÓVEL?
    ATÉ BREVE
    CONTINUEM A REVOLTAR-SE

     
  15. Anónimo terça-feira, maio 01, 2007

    o hino de freamunde começa assim
    NOBRE TERRA COM BRASAO......
    nos sempre tivemos um brasao e iremos continuar a te-lo,mas o "meu" brasao ,akele pelo kual eu identifico esta nobre terra e sempre sera o nosso antigo brasao apesar de a tal comissao de heraldica dizer ke ele n esta dentro das normas do ke deve ser um brasao.



    VIVA FREAMUNDE
    VIVA A REVOLTA
    FREAMUNDE A CONCELHO

     
  16. Anónimo terça-feira, maio 01, 2007

    Viva pessoal. Não vem ao caso, mas alguém sabe onde posso arranjar uma camisola do Freamunde? Obrigado

     
  17. Anónimo terça-feira, maio 01, 2007

    ja agora k se discute o brasao.. alguem sabe o endereço do site k tambem foi apresentado no mesmo dia k o brasao?????
    fala-se num novo site mas apos uns bons minutos de procura a unica coisa k encontrei foi o antigo jf-freamunde... mt desactualizado....
    se puderem ajudem

    Força Revolta
    Força Freamunde

     
  18. Anónimo quarta-feira, maio 02, 2007

    Freamunde a concelho,concerteza não foste á assembleia de frequesia quando explicaram o porque de não poder ser o antigo brasão,é que alem de não poder ser sobrepostos tambem a paz é representada com o ramo de oliveira e não com a pomba.
    Terra de trabalho,paz e cultura dizes tu que somos conhecidos por estes tres itens,e o capão não? tu não deves ser deste mundo, Freamunde terá maior simbolo que o capão, sempre que se fala em Freamunde fala-se em capão, ainda perguntas o capão porque?,desculpa mas tu não és de Freamunde senão não serias tão ignorante ao ponto de questionar o capão na nossa bandeira.
    Pessoalmente não gosto muito do novo brasão,assim como considero o antigo horrivel,mas questionar as nossas origens ,desprezar o que nos dá nome isso não e penso que peca por tardia a inclusão do capão no nosso simbolo.

     
  19. Anónimo quarta-feira, maio 02, 2007

    Para Frei-mundo.
    Sim, Trabalho,Cultura e Paz
    E quando interessa pela Capão pela Banda da música,Berço do Móvel,Capital do Móvel eu entendo-te FREI- MUNDO

     
  20. Anónimo quarta-feira, maio 02, 2007

    Para o anonimo.
    Para ti é que deve funcionar assim senão não terias questionado a presença do capão no novo Brasão, porque sem duvida alguma um dos simbolos de Freamunde, que tanto nome tem gracejado por este País fora o nome de Freamunde.
    Tenham conciência daquilo que dizem.
    VIVA FREAMUNDE
    VIVAM OS CAPÕES

     
  21. Anónimo quarta-feira, maio 02, 2007

    atenção não questionei o capão no brasão.
    Não te precipites
    Frei-Mundo

     
  22. Anónimo quinta-feira, maio 03, 2007

    tanta polemica por causa dos capoes.
    entao porque e que o blog se chama revolta dos capoes

     
  23. revolta dos capoes quinta-feira, maio 03, 2007

    A Revolta não questionou a introdução do capão no brasão da cidade. O capão é uma marca característica da nossa cidade. Do novo brasão podemos questionar a estética, mas não me parece que a simbologia possa ser criticada.
    Mas pessoalmente prefiro o antigo brasão, por uma questão de hábito talvez, mas também por achar que é visualmente mais atractivo o antigo. O fundo preto, símbolo das nossas raízes, torna esse brasão distinto dos demais que por aí se vêem. Com o novo brasão perdemos a originalidade e tornamo-nos semelhantes à banalidade que povoa a maioria dos brasões das cidades portugueses.

     
  24. Anónimo sexta-feira, maio 04, 2007

    Eu acho fantástico é esta treta toda à volta do Brasão. A comissão de heráldica não aprovou o antigo Brasão por não estar em conformidade com as regras heráldicas... Mas execepções em Portugal a essas regras é o que não faltam e acho que deixamos cair o antigo brasão fácil demais.
    Mas a criar-se um novo brasão que respeita-se as regras heráldicas, não havia necessidade de fazer um feio (mas claro que isto é só uma opinião). Há muitos exemplos de brasões bonitos e regulares e não seria assim ão dificil fazer um para Freamunde. Eu proprio tenho as minhas ideias para alternativas, mas não estou para protelar mais esta discussão por isso abstenho-me de apresentá-las. A verdade é que andamos muito tempo oficialmente sem brasão e agora temos este. As decisões são de que compete decidir e é co eles que ficam. Nós só podemos opinar e julgar daqui a 2 anos.

     
  25. Anónimo sexta-feira, maio 04, 2007

    Foi pena a JFF não ter pedido ajuda ao nosso Nuno Leão, que muito facilmente faria um simbolo melhor, caso tenham duvidas, consultem os seus trabalhos.

    E pena foi, a JFF não ter feito uma especie de referendo para o povo decidir, pq o povo em nada está representado na assembleia de freguesia que continua com uma oposição inexistente, ou melhor quase inexistente, pq está lá o Renato.

    E concordo com o Nuno, por este país fora vêem brasão muito mais fora da lei, mas como essas cidades fizeram luta e reinvidicaram, o seus brasões foram legalizados. Pena é não termos recorrido por esta via, e ficarmos com um brasão no qual nada me identifico.

    Freamunde merece melhor

     
  26. Anónimo sexta-feira, maio 04, 2007

    Alguem me explica pq é que o fundo do novo brasao é cinzento?!!!
    O que é que o cinzento tem a haver com Freamunde??
    no minimo punham azul, que alem de significar mais para Freamunde, ficava de longe mais bonito!!

     
  27. Anónimo sexta-feira, maio 04, 2007

    A única explicação que me ocorre para o cinzento do fundo é simbolizar o poder local que temos na nossa cidade.

     
  28. Anónimo sábado, maio 05, 2007

    O fundo não é cinzento. É prata. Na heráldica á uma regra em que os esmlates ou cores (azul, vermelho, verde, preto...) têm que alternat com metais (ouro/amarelo e prata/branco). Isso aplica-se também às combinações da bandeira, daí a nossa ser branca(prata) e azul.
    Para se colocarem elementos no campo do escudo, se eles forem de cor o fundo tem que ser um metal, daí o termos um fundo cinzento. A alternativa seria amarelo.
    Para quem quiser ler um bocadinho mais sobre o assunto sem grandes aprofudamentos:
    http://heraldica.genealogias.org/
    http://pwp.netcabo.pt/users/200/0218254001/Terravista/index1.html

     
  29. Anónimo domingo, maio 06, 2007

    A REVOLTA PODE EXPLICAR PORQUE É QUE A VOTAÇÃO VOLTOU A VALORES QUE JÁ NINGUEM COMPREENDE
    GOSTAVA DE UMA RESPOSTA CLARA OK

     
  30. revolta dos capoes segunda-feira, maio 07, 2007

    De facto a votação não está a correr de forma justa. O questionário foi programado para permitir um voto por IP por ano, mas por motivo a que somos alheios, cada pessoa pode votar uma vez por dia.

    E pelos vistos os adeptos do novo brasão estão a votar em força todos os dias, repetindo os seus votos vezes sem contas. E isto não um lamento, é que temos acesso aos IP dos votantes e no lado do novo os IP repetem-se todos os dias...

    É pena que a democracia não seja um conceito muito bem aceite e conciencializado por alguns.

    Sejam honestos e boa votação.

    E fico o nosso pedido de desculpas.

    A revolta

     
  31. Anónimo segunda-feira, maio 07, 2007

    "E isto não um lamento, é que temos acesso aos IP dos votantes e no lado do novo os IP repetem-se todos os dias..." afinal a revolta é um codename para PIDE...acho melhor dair daqui!

     
  32. revolta dos capoes segunda-feira, maio 07, 2007

    Os IP não nos indicam quem votou, nem queremos saber...

    Mas quando um IP aparece variadas vezes, ficamos a saber que um votante exerceu voto mais do que uma vez.

    A liberdade é um bem que muito prezamos e respeitamos, e é pena que alguém contra-natura não compreenda a nossa natureza e tente atingir-nos com comentários pouco dignos.

    A PIDE preseguia e condenava a liberdade, nós apenas respondemos a uma questão e não te preocupes que não queremos e não temos forma de descobrir quem és.

    Por fim, não será Contra-Natura o novo simbolo?

     
  33. Anónimo segunda-feira, maio 07, 2007

    Pelo vistos encontraram o palhaço que vota todos os dias no novo brasão...

    Se vivessemos numa ditadura, o ''contra-natura'', não só estaria do lado do regime fascista como até gostaria de fazer parte da PIDE...

    Foste apanhado...

    Que chatice

     
  34. Anónimo segunda-feira, maio 07, 2007

    Boa Tarde, já agora no fim da votação solicitava à revolta a divulgar os IP´s votantes, pois eu votei 2 vezes no “antigo brasão” (por esquecimento à que o dizer), mas a revolta não o disse, o que achei infelizmente tendencioso, mesmo repartindo a mesma opinião. Como tal e se possível gostava de ver o relatório dos IP´s no final do questionário, sendo esta a única forma de esclarecimento, de outra forma, dou por encerrado este assunto e de mais nada serve este questionário.

    Obrigado revolta
    125Azul_e_Branco

     
  35. Anónimo segunda-feira, maio 07, 2007

    Não há a hipotese do IP ser o mesmo por ser de um computador público como um cybercafé, um posto de internet ou uma escola?

     
  36. Pedro Miguel Pereira terça-feira, maio 08, 2007

    Não sei o que se passou, mas o certo é que já tinha reparado na minha faculdade que podia votar múltiplas vezes independentemente do computador em que estivesse. Em casa ocorria o mesmo, pelo que o problema não estava no IP. (Já agora peço desculpa mas acabei por votar 3 vezes)
    Penso que a Revolta fez mal em ter reiniciado a votação sem avisar previamente o que se passava, mas a verdade é que, nos moldes em que se encontrava, a votação reflectia apenas a vontade do mais paciente em frente ao computador. Penso que o mesmo acontecia com a votação das maravilhas de Freamunde. Na altura achei estranho a estátua do bombeiro ter uma vantagem tão dilatada.
    Apesar de tudo não me parece que a Revolta esteja a tentar manipular as votações. Esta medida, tardia, vem, na minha opinião, conferir credibilidade à votação.

     
  37. Anónimo terça-feira, maio 08, 2007

    contra-natura,é com pessoas como tu que faz com que nada ande para a frente és um escroque pôe a mão na consciência e enforca-te.
    Viva Freamunde

     
  38. Anónimo terça-feira, maio 08, 2007

    o problema da votaçao nao sera ser do v agrado. não havera outras motivaçoes

     
  39. Anónimo quarta-feira, maio 09, 2007

    Concordo plenamente que o executivo da Junta deixou cair sem luta e muito facilmente o verdadeiro brasão de Freamunde! Não faltam brasões aceites que não respeitam as regras, o que demonstra que há localidades em Portugal que têm muito mais amor pela sua história do que nós que tanto falamos em bairrismo e não lutamos por um símbolo com 15 anos. Algo que também não consigo entender (e que questionei na última assembleia de freguesia) é qual a vantagem do símbolo ser aprovado pela comissão e quais as contrapartidas de não ser… Para mim a escolha foi simplesmente política! E já agora: se na heráldica o símbolo da paz é o ramo de oliveira e não a pomba com o ramo, porque é que o símbolo para o capão é um frango?

     
  40. Anónimo domingo, novembro 08, 2015

    Freamunde será sempre uma boa terra. Isso ninguém duvida, pelo menos ninguém de Freamunde. Não me interessa se Freamunde tem ou não tem bandeira, tem ou não tem brasão, pois Freamunde mesmo sem brasão ou bandeira vai continuar a ser Freamunde...

     
  41. Anónimo domingo, novembro 08, 2015

    O comentário de cima foi feito por: Telma Beatriz Batista Dias. A melhor amiga de Pusca, a sua cadela. A cadela dela nasceu em Freamunde e sempre que sai para ir ao veterinário ou assim, sai de Freamunde e começa logo a chorar. É esperta e apaixonada por Freamunde.

     


Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

    • revoltadoscapoes@gmail.com
  • com a revolta

    blogosfera azul

    • freamunde allez
      FREAMUNDE: Dos 14 jogadores utilizados, 10 são oriundos da formação
      Há 7 anos
    • sons de um coração
      Your own Fitness Path: Remove Hurdles You Put There
      Há 10 anos
    • estrelinha
      Há 10 anos
    • brigata azzuri
      O SONHO CONTINUA
      Há 11 anos
    • sal e pimenta
      Bem - vindo!
      Há 13 anos
    • emissora atlantis
      A agenda dos 'Filhos de Salazar'
      Há 13 anos
    • freamunde livre
      Fim
      Há 14 anos
    • alma recôndita
      Bob Dylan - Blowing in the Wind
      Há 15 anos
    • WestSide-Freamunde
      Liga Vitalis: 23ª jornada
      Há 15 anos
    • freamundense
      Feira dos Capões
      Há 15 anos
    • do meu lápis
      ngua
      Há 16 anos
    • minha titi
    • scf - futebol feminino
    • google-eyed
    • apenas mais um
    • bisca dos nove
    • discutir freamunde
    Mostrar 5 Mostrar todos

    web azul

    • acr pedaços de nós
    • ensemble vocal freamunde
    • jf freamunde
    • paroquia de freamunde
    • sc freamunde

    Arquivo

    • ►  2009 (10)
      • julho (2)
      • junho (2)
      • abril (4)
      • março (2)
    • ►  2008 (30)
      • novembro (3)
      • setembro (1)
      • julho (4)
      • junho (2)
      • maio (1)
      • abril (8)
      • março (1)
      • fevereiro (4)
      • janeiro (6)
    • ▼  2007 (105)
      • dezembro (6)
      • novembro (4)
      • outubro (5)
      • setembro (5)
      • agosto (2)
      • julho (5)
      • junho (13)
      • maio (16)
      • abril (14)
      • março (13)
      • fevereiro (11)
      • janeiro (11)
    • ►  2006 (42)
      • dezembro (14)
      • novembro (11)
      • outubro (6)
      • setembro (3)
      • agosto (1)
      • junho (2)
      • maio (4)
      • abril (1)
  • procurar






    • Início
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Videos

    revolta dos capões

    Ir para cima