set
04

Foi em 1983 que John Carpenter nos trouxe o famoso carro assassino, o Christine. Um carro que vai possuindo quem dele se apodera, para iniciar uma verdadeira carnificina. Mas não foi para dissertar sobre Christine que a revoltadoscapoes voltou!
Por norma somos acusados de apenas criticar de forma injusta e cruel, lançando o pânico sobre os governantes que estão habituados a que os seus cidadãos apenas lhes prestem vassalagem, neste regime democrático que cada vez mais se assemelha a Feudalismo.
Enganem-se e desiludam-se aqueles que julgam que seremos mais alguns vassalos dos Senhores desta região, que a cada dia que passa se vai tornando num reino à deriva, mas que em contra partida tem uma equipa de futebol na Taça UEFA! Sim, porque é com estas exiguidades que o povo vive!
Hoje voltamos as nossas atenções para o Parque da Cidade, não para falar dos 3 cafés ali existentes, o legal, o ilegal e o das quase Piscinas, mas para alertar consciências. Na última assembleia de freguesia foi alertado em boa hora por um nosso cidadão atento, para o facto da estrada que circunda o parque não possuir sinalização, quer vertical quer marcação no solo, e como sugestão foi aconselhada a colocação de lombas como dispositivo de acalmia do trânsito.
Alguns meses depois a sinalização está devidamente colocada, mas a questão impõe-se: com número cada vez maior de visitantes, entres estes muitas crianças, que facilmente fogem para a estrada, local onde os condutores prudentes e conscientes são espécies raras, não seria a colocação de lombas redutoras de velocidade (LRV), uma medida prudente e necessária?
A colocação destes dispositivos tem sido ao longo do tempo um tema polémico, mas neste caso seria uma medida justa! No entanto deixamos alguns tópicos de apoio à discussão, citando os prós e contras da colocação das LRV’s.
Vantagens:
- Com a necessidade de redução da velocidade dos veículos nesta estrada, as LRV’s apresentam um reduzido custo face a outros meios de acalmia de tráfego, tais como, radares, semáforos e modificação do traçado de vias.
- Têm o carácter de protecção permanente, ao contrário dos radares ou policiamento.
- Permitem a redução da velocidade dos veículos ao aproximarem-se das lombas, evitando assim a atitude assassina de alguns condutores que fazem desta estrada um circuito de F1.
- Desvio do tráfego, reduzindo o número de veículos nesta estrada.
Desvantagens:
- Aumento do ruído (poluição sonora)
- Perigo de aquaplaning, devido à acumulação de água junto às LRV’s.
- Aumento da poluição atmosférica e do consumo de combustível
- Danos em viaturas, principalmente nos veículos de condutores imprudentes.
Como a revolta preza o bem-estar de todos, perante estes argumentos que lançamos somos a favor da colocação de LRV’s, porque em nome pessoal, já assisti a um caso em que o condutor parecia estar possuído por um primo do Christine, e quis a sorte que o nosso assassino ficasse com o marcador em branco…
Por isso, a revolta apenas deseja ver carros assassinos nas telas de cinema e não na manchete de um jornal ou de um blog…
Viva Freamunde
Viva a Revolta
Vivam os Lagostins à Freamunde
A revolta pede desculpa pelo facto de os comentários anteriores entre os quais os nossos terem sido retirados, não por censura, mas devido a um problema no post, já resolvido, mas que levou a que perdessemos os comentários anteriores...
Oh, que pena terem-se perdido os comentários anteriores, tinha lá alguns tesourinhos tão interessantes.. então aquele dos lagostins era partir o côco.. lol.. isto das teorias da conspiração tem muito que se lhe diga.. lol
Agora mais a sério, urge fazer alguma coisa para prevenir acidentes na estrada do parque. Infelizmente a responsabilização das pessoas só acontece depois das desgraças. Concordo com as LRV's, penso que serão uma medida mais eficaz que o (inexistente) policiamento. Esperemos que a junta esteja atenta a essa necessidade e tome medidas céleres e eficazes. Temos um parque magnífico, mas precisamos poder usá-lo com segurança.
Já agora que se fala de estradas, sabem dizer-me se a estrada rotunda do modelo - Freamunde também vai ser renovada, ou fica-se pela fronteira de carvalhosa?
Terminando com cumprimentos à Revolta... é bom ter-vos de (Re)volta :o)
A revolta lanço o apelo a todos os que já comentaram neste post para o voltarem a fazer!
De facto a discussão estava a ser muito boa...
Pelo menos o anonimo da teoria dos lagostins do PPD tem que repetir o seu coment, estava fantástico...
Parabens Revolta pelo regresso
Só queria lançar um repto a todos os q nesta terra têm "poder" mesmo aos pseudo governantes que por Freamunde lutam.
Pior que errar é não reconhecer o erro e muito pior é não o emendar.
Ainda vamos muito a tempo de corrigir a tremenda asneira que foi construir a "pista" do parque, meus senhores o acesso desde as piscinas á rotunda das pedras tem que ser limitado A MORADORES E VEICULOS DE EMERGENCIA, esta é a solução que a meu ver é mais sensata, isto porque a zona do parque foi idealizada como uma zona de lazer e não como uma possivel futura zona de comércio.
E para tal não me venham com tretas que agora técnicamente não é possivel porque a estrada já está asfaltada BLá,Blá,Blá......
Aqui deixo euma sugestão.
Alargar a via pedonal e de bicicletas e fazer uma via unica não em asfalto pq não estamos na "Póvoa" mas sim em calçada portuguesa, o corte ao acesso fazia-se através dos pinos hidraulicos em que só moradores bombeiros, Gnr e.t.c tinham acesso automóvel.
E visto ser o meu 1º comentário,que aqui deixo parabéns á revolta pelo seu bom trabalho em prol de FREAMUNDE.
FREAMUNDE SEMPRE
Completamente de acordo!!!!
Eis uma opinião que merece ser ouvida e refletida!
Ora aí está outra opção bastante válida... subscrevo!
Eu sou a favor das LRV, pois com elas a minha mecanica vai facturar à grande!!!
È tou a pensar comprar um barraco lá ao pé para ficar mais perto dos clientes...
Vivam os lagostins
Mecânico, não digas que ainda queres mais dinheiro além daquele que já ganhas com os buracos das nossas estradas!!!!! Á beira desses buracas as lombas parecem uma auto-estrada.
A revolta tem de explicar essa dos lagostins à Freamunde!!
Deixem de atacar o PPD/PSD, eles fazem muito pela nossa região...
Lagostins são vocês, gentes de pinças aguçadas e corpo mole....
Vocês cheiram mal!
Ó palhaço, a dos lagostins de que tanto falas não visa o ppd/psd!!! Isso já aqui foi explicado! Lagostins é o que há no rio!!! Tão simples quanto isso. No parque há um rio, nesse rio há peixes, entre esses peixes há lagostins que algum palerma (como tu) para lá atirou.
Percebest agora ou queres que te façam um desenho? Ou será que preferes que te rossem um lagostim na cara para entenderes?!?!?!
Palerma pá, és muito estúpido.
Este comentário foi removido pelo autor.
De facto os lagostins foram citados em forma de brincadeira, porque estes existem de facto no rio do parque!
Não quisemos de forma alguma criticar e ofender ninguem...
A imaginação do nosso anonimo é de facto brilhante, e merece aqui ser realçada mais uma vez...
Vivam os lagostins à Freamunde
Antes de mais há mais mecanismos para a redução de velocidade dos que já vinculados. Para mim as LRV's são um perfeito disparate. Para começar se em vez de um pavimento betuminoso tivessemos um pavimento em paralelos a velocidade também seria menor. Até porque a diminuição da velocidade também só é efectiva no caso das LRV's quando eles têm dimensões não regulamentares.
Quanto ao alaragar-se o passeio, nomeadamente a via pedonal e a via para bicicletas. É claro que a via para bicicletas têm que ser num betominoso. Quanto ao passeio, até poderia ser num material diferente, mas calçada à portuguesa?!? Desculpem-me mas é uma má solução. Não é boa tecnicamente, é dificil de mater e cara. Só pode ter atributos estéticos, mas gostos são gostos e eu pessoalmente até nem gosto
E porquê tanta preocupação quando tudo pode ser feito sem tantos alaridos.
Que eu saiba ainda não há construção nenhuma do outro lado da via, porque não aumentar o parque para esse mesmo lado, será que há uma obrigação de deixar construir?
Pelos vistos pela via mais fácil controlavamos o trânsito(cortando-o).
Freamunde sempre
Nuno é verdade que a calçada técnicamente não é o mais indicado,Pessoalmente tb não gosto muito,mas hoje existem soluçõs para pisos continuos que com um bocadinho de trabalho dedicação e "amor" por parte de quem faz os projectos para Freamunde teria encontrado uma solução seguramente bem mais agradavel do que o betuminoso.
Digo isto porque quando diariamente olho para a nossa Auto Central Freamundense (piscinas), pergunto-me, como é que é possivel alguem ter aceite um projecto destes.
Se calhar quem tem poder para estas coisas na altura de projectar fosse o que fosse para Freamunde tivesse o cuidado de consultar pessoas como tu e outras para apresentar nem q fosse um mero esquiço e depois por comparação com gabinetes "institucionalmente" instalados encontrassem a melhor soluçaõ.
Prontos O.K. Santos da casa não fazem milagres.
É a nossa realidade
A realidade TRISTE de FREAMUNDE
Abraços
Bom dia a todos!
Finalmente, volta-se a falar deste tema! Aqui está a prova de que os temas fulcrais nunca morrem...
Quando coloquei este tema em discussão na última Assembleia de Freguesia, por entre as escapatórias e as tentativas de demonstrar que assim é que as coisas estavam bem, disseram-me que se os condutores respeitassem os limites de 50km/h não ocorreriam problemas...
Dado o vazio racional (se assim fosse para quê colocar limitadores de velocidade nas imediações das escolas?) e moral (os responsáveis não podem demonstrar tal indiferença pela segurança dos cidadãos) desta resposta, decidi recolher alguns tópicos para reflexão (desculpem se são muitos):
Crianças com menos de 14 anos têm mais probabilidade de sofrer atropelamentos em zonas com elevado número de veículos estacionados na estrada, limites de velocidade altos, poucos sistemas de controle para peões.
Atropelamentos a crianças ocorrem mais frequentemente em estradas locais, lineares, pavimentadas e secas.
25% das crianças dos 5-9 anos que morrem em acidentes de viação são peões.
65% dos atropelamentos ocorrem em zonas que não são cruzamentos, especialmente para crianças com menos de 9 anos.
Quase metade dos atropelamentos ocorre às sextas, sábados e domingos e entre as 16h e a meia-noite.
As pessoas têm uma tendência natural em exceder os limites de velocidade.
Um peão, ao ser atingido a 64,4km/h tem 85% de probabilidade de morrer; a 48,3km/h tem 45% de hipóteses de morrer e a 32,2km/h tem 5 % de hipótese de morrer.
Por cada 1% de redução na velocidade média, a mortalidade diminui 7%.
Um impacto frontal a 56,4km/h é 33% mais violento que a 48,3km/h.
A 24,1km/h o condutor consegue ver e aperceber-se das movimentações dos peões nos passeios; a 40km/h passando ao lado de peões incluindo crianças, estes já se encontram fora do campo de visão; a mais de 48,3km/h o campo de visão afunila exclusivamente para longas distâncias.
Em 2006, 6366 pessoas foram atropeladas e 137 morreram em Portugal. 5996 peões foram colhidos dentro das localidades, morrendo 88 e ficando 548 gravemente feridos. Dentro das localidades, 1907 estavam a atravessar uma passagem sinalizada, 805 surgiram inesperadamente na faixa de rodagem e 446 foram colhidos no passeio.
Dos 5996 atropelamentos dentro das localidades, 5257 ocorreu em arruamentos e não em Estradas Nacionais, Municipais, IC ou IP.
O Observatório de segurança rodoviária é claro nas suas sugestões para melhorar a segurança dos peões: “medias de acalmia de tráfego na travessia das localidades, desvio de trânsito para fora das localidades, redução de velocidade para 30km/h em zonas de maior concentração pedonal...”.
Penso que são razões suficientes para que se TOMEM MEDIDAS! Se reparem bem quase todos os factores de risco se enquadram com a avenida do parque!
Não consigo compreender porque colocaram os estacionamentos do lado da via junto do passeio e da pista de bicicletas... Se o objectivo era tentar simular a marginal de uma qualquer conhecida praia , nunca vi nenhuma em que se estaciona-se do lado da praia... Porque não estacionar do outro lado? Ou, melhor, se estão projectados parques de estacionamento para quê colocar aqueles lugares na via? Ou melhor, para quê circular livremente naquela via se os parques vão ser antes do acesso aquela via.
O ideal mesmo, como também já foi sugerido era limitar o acesso a moradores (?) e veículos de emergência!
Bem Hajam!
Fontes:
DGV, Obesrvatório de Segurança Rodoviária, U.S. Departmentof Transportation, U.K. Department of Transportation.
Anónimo gostava de conhecer a tua auto central(casa),deve ser de uma arquitectura de primeira agua,mas como dizes que,santos da casa não fazem milagres,esta deverá ser a tua triste realidade, e se tivermos muitos como tu em freamunde serei obrigado a concordar contigo.
Será a triste realidade de freamunde.
Depois de ler todos os comentarios,nada melhor do que o celebre proverbio "muita parra e pouca uva",para resumir os mesmos.
Toda a gente sabe que as obras publicas em Freamunde, sao apenas para que se possa dizer que agora esta melhor do que antes, e nao para se dizer que foi feito um excelente trabalho.
Esta obra nasceu torta, como todas as outras no passado,e agora o que sobra serao REMENDOS.
Meus amigos, Freamunde nao tem gente com capacidade,a nao ser para festas,copos e bla bla.
Freamunde mete do.
freamunde mete do pk existem pessoas como tu e outros k so sabem criticar o k s faz.. s n s faz é pk n s faz s s faz ta mal feito!!
amem freamunde!
o tema do transito na rua do parque é bastante pertinent e merece ser discutido ms n vamos estrapular!!
frewamunde ate morrer!
Hugo Louvo o teu trabalho de informa�o e o teu empenho desinteressado neste assunto, mas se o estacionamento fosse do lado oposto ao actual n�o haveria mais gente, a�nda, a atravessar a rua?
Parece-me óbvio que sim! Assim como também me parece óbvio que essa não era a resolução para o problema, nem mesmo a resolução que eu sugeri.
O problema é que a "pista" nem sequer devia de lá passar... Aquilo é um parque! Onde está a protecção contra a poluição, o ruído…?
Antigamente tratava-se de uma zona verde, onde até era proibido edificar. Porquê de repente atravessa-la com uma estrada?
Podem dizer-me “Agora a estrada já lá está! O mal está feito!”. Eu respondo: Acesso reservado a moradores e veículos de emergência! Esta sempre foi a minha sugestão elementar para a resolução do problema. Até vão construir parques de estacionamento nas principais entradas do parque, para quê ter que lá passar o trânsito.
Andam umas cidades a limitar o acesso a automóveis por questões ambientais, de segurança dos peões em zonas de elevado tráfego pedonal e por causa do estacionamento caótico. E nós na vanguarda do urbanismo atravessamos uma zona agrícola com uma estrada de alcatrão!
Non Sense!
Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural...
Bertold Brecht
Continuamos na mesma.
Porquê tanta conversa. Sempre a bater na mesma tecla há alguma casa edificada (construída)do lado contrário, não há!- Está o caso resolvido não se constroi por isso não há moradores, não precisa de haver trânsito.
Se houve promessas paciência, os prejudicados são sempre os mesmos,chegou a hora dos outros.
Estamos para aqui a tentar tapar buracos quando eles ainda não estão abertos.
Vamos a ter a cabeça em cima dos ombros.
CONTINUA SUPER ACTUAL ESTE COMENTARIO NAO ACHAM?
Depois de ler todos os comentarios,nada melhor do que o celebre proverbio "muita parra e pouca uva",para resumir os mesmos.
Toda a gente sabe que as obras publicas em Freamunde, sao apenas para que se possa dizer que agora esta melhor do que antes, e nao para se dizer que foi feito um excelente trabalho.
Esta obra nasceu torta, como todas as outras no passado,e agora o que sobra serao REMENDOS.
Meus amigos, Freamunde nao tem gente com capacidade,a nao ser para festas,copos e bla bla.
Freamunde mete do.
Quem são vocês?
Estão com alguma crise de identidade?
Caíram em freamunde de paraquedas?
Porquê tanta critica ao local mais bonito e mais frequentado de freamunde?
Estarão vocês presentes,ou passam por la só de noite e com sono?
Serão vocês capazes de identificar
um parque de lazer melhor, numa terra
com a mesma realidade de freamunde?
Há assuntos bem mais interessantes e úteis para se debater,este não faz sentido.
Esta critica seria mais sensata se a relacionássemos com a rua do c+s
ou a rua da escola de santa cruz e porque não a rua do comercio que também tem uma escola e atravessa o centro.
Há assuntos debatidos na revolta, que não passam de dor de cotovelo de quem não gosta das pessoas que estão a frente dos destinos de freamunde,
sobre elevando a politica ao gosto por freamunde.
Caro anónimo!
No espírito da cidadania cabe a todos nós cabe-nos, cidadãos de Freamunde criticar, sugerir (como neste caso), alertar, exigir, apoiar, agradecer e até louvar, as acções que se vão desenrolando em Freamunde!
Se fosse politico, prefira que os meus cidadãos opinassem sobre as minhas medidas de forma a enriquecê-las e a torná-las mais atractivas para a cidade, do estar rodeado de ''yes-men'', que à mais pequena distracção se tornam em 'toma-lá-men'.
A politica do: quero,posso e mando, tem de acabar, a politica tem de envolver todos, porque quando há eleições todos são lembrados, mas quando estão lá, a cassete passa para o lado B.
O nossa linha é esta, estar atentos ao que se passa na nossa terra!
À pergunta: 'quem são vocês?'
Respondo-te de forma romeira:
Ninguem....
A revolta
ao anónimo do " quem são vocês "
será como diz o outro.
serás um lagostim do rio.
Para os mais distraídos:
1 – Em nenhum comentário se vê qualquer crítica ao parque, mas sim à “pista” que, erradamente, passa lá ao lado.
2 – Acho altamente suspeito que algumas pessoas associem sempre os comentários ou sugestões à crítica. Que falta de sentido de democrático! E que grande prestígio se dá aos cargos públicos… Se esses cargos fossem vistos (pelos cidadãos) e assumidos (pelos seus possuidores) como serviço à comunidade, não haveria tanto estardalhaço.
3 – Ainda bem que se fala nas escolas, tenho vindo a reflectir sobre isso. Já repararam que nenhum estabelecimento de ensino em Freamunde (excepto outeiro?) possui nas suas imediações qualquer espécie de sinalização adequada ou mecanismos de abrandamento de trânsito.
5 – “Quem são vocês? Estão com alguma crise de identidade?” – isto dito por um anónimo até confunde…
Parabéns Revolta pela analogia garretiana.
Bem hajam todos.