É uma sugestão de um freamundense preocupado com a letargia que assola a nossa cidade, e de forma a dar voz a este freamundense que ama a nossa cidade, deixamos aqui a sua proposta:
''A avenida que revolucionaria Freamunde. A avenida está na imagem retirada do google earth.
A dita avenida, nasceria junto ao café Teles, existe lá um terreno subaproveitado(mais um em Freamunde), e passaria por todos aqueles terrenos (quintais) que vêm na imagem, e que estão subaproveitados, um autêntico deserto, que poucos freamundenses sabem o que lá existe, a não ser mesmo, pelo google earth!!. Seguiria depois através da Rua do (sem) Comercio, logo depois continuaria pelo terreno deserto entre as bombas da Galp e o antigo 'Churrasquinho', até à rotunda das Piscinas, tal como desenhei na foto. Até se poderia mesmo criar mais tarde uma rua a ligar a nova avenida à Rua do Clube Caça e Pesca, mas isso seria um projecto para mais tarde, o importante seria mesmo a avenida principal.
Bem sei que não é fácil concretizar este projecto, mas nada é impossível, se se abrem grandes avenidas noutras cidades porque não em FREAMUNDE?!!
Se houver bom senso por parte dos proprietários e se não se aproveitarem demais, tudo é possível!!
Bem hajam e um abraço!''
A revolta agradeça a sugestão e pede desculpa pelo facto de não ter elaborado uma crónica no estilo que a caracteriza, mas as palavras do nosso amigo freamundense dizem tudo. Apesar disso atrevemo-nos a dar um nome nada familiar à avenida...
Na barra lateral deixamos uma votação sobre esta sugestão.
Obrigado!
Viva Freamunde,
Vivam os Freamundense,
Viva a Avenida Revolta dos Capões
Ideia dificil de concrectizar, embora não impossivel tal como o post diz, mas seria simplesmente estupenda essa avenida. Um acesso directo entre a parte alta de Freamunde e o parque de lazer, muito bem idealizado....MÃOS À OBRA!!
De quem são aqueles terrenos? Alguem sabe?
Realmente, visto pelo google earth, denota-se uma falta de aproveitamento de terreno central incrivel!
Duvido que alguem ponha mãos à obra, mas que seria grande empreitada seria! Como é possivel uma autarquia hoje em dia desaproveitar desta forma terrenos enormes em local preveligiado, que desenvolveriam e de que maneira a zona central da cidade?!
Mas francamente!!! depois ainda falam contra a especulação imobiliária. Os terrenos no centro dos quarteirões sao necessários e não é a andar construir todo o bocado de terra que se tem. Os terrenos são os logradouros das próprias casas. Depois ainda falam dos mamarrachos que aparecem.
Depois.. qual a utilidade da Avenida? Servia o que? E mais: como é que se vencia a diferença de cotas entre a rua do comércio e a rua Pe. Francisco Peixoto? É que os dois exemplos que temos (a calçada da junta e a rampa da Galp) são ligeiramente de lado e já têm a inclinação que sabemos.
Além do mais, abrir uma avenida não é só alcatroar. Uma avenida é qualificada pelo espaço envolvente, pela definição dos seus limites, pelos passeios e edificios.Ou queremos uma avenida composta por traseiras. Boas Avenidas de alcatrão, já temos. Falta dignificá-las com boas edificações.
Isto só a abordar questões tecnicas (e ainda há mais) para não abordar as questões do direito privado, que estão defendidas na nossa constituição e que volta e meia aqui se resolvem por em causa.
É que não se conseguia fazer a estrada sem deitar habitações abaixo, ou então sem cumprir os afastamentos necessários à via previsto na lei.
P.s.:esqueci-me de concluir. Estas questões não podem ser pensadas em cima do joelho, porque não são feitas de graça. No papel até é barato. Mas ter uma aveneida só porque é bonito? E depois sai toda mal feita porque não estão reunidas as condições? Ainda não se aprendeu com as piscinas ou só depois da m**** feita é que se dá conta do disparete?
Subscrevo tudo o que o caro Nuno Leão aqui escreveu!
O nome é bastante sugestivo,e original,mas...
Mas talvez não fosse má ideia. Freamunde precisa de algo que dê mais "luz" à cidade. Abrir o centro com uma boa avenida seria, provavelmente, o tónico para o despertar do comércio em Freamunde. Sempre pensei que construção na avenida nova (a do posto médico)imprescindivel para Freamunde, mas não vejo com maus olhos esta avenida da Revolta. É óbvio que é complicado, exige um esforço racional imenso para não se fazer porcaria, mas bem arquitectado poderia estar aí a revolução no quotidiano freamundense...isto se não fosse usada apenas para fazer mais uma estrada. Ter uma avenida com estruturas boas para comércio, com rendas acessíveis, seria, a meu ver, o melhor para freamunde.
porque sera, que so se trata de assuntos que embora possam ter o seu interesse nunca se fala dos bombeiros.
o freamundense que embora viva longe quando viu um bombeiro da nossa terra no correio da manha falou do mesmo
Este post pouco é menos que ridiculo!Acho que a Revolta está a vangloriar-se!
Rua do (sem) comércio??!!!
Acho que o pessoal anda cego!
Existe comércio,e bom,na Rua do Comércio,só quem vai fazer compras fora de Freamunde é que não vê isso!Temos que ser nós,freamundenses a dar o exemplo...as poucas lojas que existem nesta rua são de qualidade!Temos pronto-a-vestir,electrodomésticos,livraria,florista,posto de abastecimento,oculista...é à escolha do freguês!!!Vamos fazer renascer o comércio em Freamunde!
Caro Nuno Leão:
Pelo que se vê na imagem, espaço não falta para que os afastamentos de lei fossem cumpridos; LOGRADOUROS DAS HABITAÇÕES? Para quê? Para ganhar ervas e silvas? Quem é que hoje em dia trata do seu quintalzinho? Ninguém! Aquele espaço quando muito serviria para construir piscinas para os seus proprietarios abastados.
FAZER POR QUESTÕES DE BELEZA? Não só mas também, nÃo acha?! Ou quando se faz algo é só no sentido de ser funcional e util?!
DIFERENÇA DE COTAS? Obviamente naquele local poderia ser feito um pequeno viaduto, que passa-se por cima da estrada p. francisco Peixoto, é perfeitamente possivel!
Já reparou por acaso nos acessos mais rapidos do centro de Freamunde para o Parque lazer? Autenticos becos, adesso directo em condições não há nenhum, esta seria uma boa soluçao sem duvida!
Não se vê em parte nenhuma, uma cidade que não aproveite terrenos tão centrais como aquele, é que aqueles terrenos estão precisamente no meio da cidade, está envolto de casas e no centro completamente morto, nem se consegue ver bem o que lá existe!!!
Claro que não acredito que nos proximos anos alguem faça alguma coisa nesse sentido, mas que a obra é possivel...lá isso é!
caro anónimo (não lhe posso chamar outra coisa) lololololol
Eu de freamunde não tenho só imagens do google. Tb tenho levantamentos topográficos. Sei das distancias reias existentes e sei das distancias que a lei exige.
Viaduto??!?!? ainda mais riiculo. e ainda por cima devia ficar mais bonito. E é muito necessário, E barato.
Quanto a não se ve em mais parte nenhuma... de uma vista de olhos por outros lados. Até porque os logradouros têm uma importante função nos equlibrios dos ecossistemas evitando a impermebialização do solo.
Questoes de Beleza??? Tá tudo tolo ou quê? fazer uma avenida para ser bela. Quem quer arte vá aos museu e galerias. Tamos a falar de obras públicas. Mas pensando bem, nós somos é um país rico que pode fazer obras só para parecerem bonitas, até porque já estamos bem servidos de tudo o resto.
E continuo a dizer o mesmo.
E ainda há coisa de duas horas estive a comentar este disparte com um engenheiro que trabalha no IEP e é mais que obvio que é um perfeito disparate.
Há vezes que acho que tenho um profissão de treta e que o que eu faço qualquer um outro podia fazer. Mas depois ouço um tipo de comentários que me fazem pensar que não é bem assim.
Querem revitalizar a cidade? Certamente não será com isto. Querem ligar o centro ao parque? há alternativas mais válidas, mais úteis e mais baratas.
Querem revitalizar o centro?? Aí concordo que o nosso centro neste momento é uma ferida urbanistica, mas não é abrido outras que se resolvem estas questões. É antes criando nos espaços que temos condições para que sejam espaços vivos e agradaveis. Não é construindo novos espaços numa prática quase consumista de deixar para trás os espaços que estão semi-abandonados. Vamos primeiro resolver questoes mais imediatas. E quanto a avenidas novas, se ainda não houve gente ou vontade para fazerem da avenia do centro de saude e da avenida da igreja, locais vivos, com serviços, equipamentos e habitaçoes, porque haveriam de haver para uma nova avenida??
Com isto vou deixar de fazer mais qualquer um comentário neste post, pois não me acredito que mais algum comentário me cative para o fazer. Acho a ideia, ainda que bem intencionada, um perfeito disparate, só possivel por uma leitua menos correcta de uma imagem aérea. Aquele quarteirão é um bom exemplo do que devia ser uma cidade e não o contrário. Já agora, em Inglatrra acontece muitas vezes esses interiores verdes dos quarteirões serem transformados em parques comunitários, mas de acesso privado, limitado aos que lá moram-
Mais palavras para quê? Ratifico integralmente as palavras do meu amigo Nuno... com o devido respeito por este blog, que é muito, este post teve do seu subscritor uma de duas hipóteses que ainda não vislumbrei decididamente: lançar mesmo a questão da tal avenida ou da sua viabilidade de construção; ou esperar mesmo que um dia destes haja mesmo a atribuição ao nome de uma rua, ou avenida, ou travessa, ou beco de Freamunde o título deste blog... tanto num caso como noutro, entendo que a proposta não tem sentido... apenas aceito que esta sugestão possa ser levada a este pequeno hemiciclo como aceito que toda a gente possa ter uma opinião, por mais estapafúrdia que ela seja (mesmo que a dita opinião seja efectivamente minha)... :)
abraço
Acho que a ideia do nome da avenida era uma brincadeira. Nem acho que isso seja a discussão principal para este assunto. É claro que nunca haverá nada com o nome da Revolta e tenho a certeza que quem gere a revolta o sabe. Se a avenida se chamasse José Maria Taipa, com uma imponente estátua numa rotunda, aí talvez acreditasse na sua construção...
Como arquitecto, Nuno Leão tem conhecimentos e bases para falar sobre este assunto, coisa que a pessoa que se lembrou desta avenida provavelmente não tem, mas o arquitecto que idealizou por exemplo o centro de Freamunde tambem tinha e fez uma valente cagada!´
A ideia talvez seja utopica, porque para ser bem realizada seriam precisos milhares de euros, agora que ficaria bem isso sem duvida!
tambem acho k esta ideia e um bocado impossivel, ou melhor, pouco improvavel (pk em FRFEAMUNDE nao ha impossiveis) de se concretizar, mas, e esta é importante, existe uma rua, desculpa enganei-me, TRAVESSA, k , inicialmente e no projecto da junta, "tinha" saida, mas, como em tudo a sempre um mas, esta TRAVESSA nao tem saida, o k eu acho uma muito má ideia.
esperava k a revolta cria-se um post so para coisas erradas em Freamunde e k toda a gente pode-se participar, desde enviar fotos, videos, escrever, comentar e ate criticar coisas k Freamunde tem de pior.
tambem acho k esta ideia e um bocado impossivel, ou melhor, pouco improvavel (pk em FRFEAMUNDE nao ha impossiveis) de se concretizar, mas, e esta é importante, existe uma rua, desculpa enganei-me, TRAVESSA, k , inicialmente e no projecto da junta, "tinha" saida, mas, como em tudo a sempre um mas, esta TRAVESSA nao tem saida, o k eu acho uma muito má ideia.
esperava k a revolta cria-se um post so para coisas erradas em Freamunde e k toda a gente pode-se participar, desde enviar fotos, videos, escrever, comentar e ate criticar coisas k Freamunde tem de pior.
é muito bem visto! mas n é facil...
Quem sabe!!
Algo a pensar...
Hó meus amigoszzzzz...
Porque é que sempre que se fala numa rua esta tem que ser para transito ródoviário? E se fosse uma rua apenas PEDONAL e a sua construção tivesse como base criar uma zona de comercio e serviços.
Embora seja da opinião que antes desta temos outras vem mais urgentes para rentabilizar(rua do posto médico por ex.), enfim!!!!!
Caro amigo Nuno gostava de "ouvir" a tua opinião sobre esta possibilidade.
Saudações Freamundenses
k tal verem a inclinaçao dakilo???
e os terrenos sao de pesssoas(proprietarios)que os estejam a cultivar para uso proprio
deixem essa ideia...
por FREAMUNDE
PS: kerem uma ideia para revitalizar o comercio?
-reponham a praça da FEIRA ANTIGA!!!
Cultivar terrenos em pleno centro de uma cidade??!!
Cultiva-te tu rapaz!!
Isto volta e meia torna-se numa espécie de...Magazine...? Ou Monty Python – Flying Circus... O que nos vale é que só acontece raramente...
Parece-me que pouca gente conhece a inclinação daqueles terrenos, o que logo à partida deita por terra qualquer aspiração a Avenida (eu vivi lá 14 anos e sei daquilo que falo)!
Mesmo antes de chegar ao argumento da inclinação, tudo o resto não faz sentido... Já reparam bem como estão as grandes avenidas de Freamunde em termos de construção e de comércio? São ladeadas por... Mato e ervas, há anos! Têm que estar a brincar para propor tal absurdo...
Concordo integralmente com o Nuno!!!
Mas se quiserem entrar numa de loucura, por que não ligar o Alto da Feira ao Parque via Teleférico??? Sempre dava mais popularidade e as receitas das viagens poderiam ser utilizadas (depois de paga a empreitada) para ajudar as Festas da Senhora da Conceição... :-)
Bem-haja quem vier por bem!
A inclinação é a mesma que da estrada em frente ao gardens e café ferreira e foi feita ou não foi...ela está lá há já muitos anos!!!!
Hoje em dia tudo é possivel em materia de construçao meu amigo!
Se me disser que é utopico arranjar dinheiro para isto eu concordo, agora nao me venha dizer que é impossivel....por amor de DEUS!!
que puta de ideia mais disparatada,vê-se mesmo que é uma ideia de um menino mimado!!!e o mal disto é que a revolta publicou isto !francamente!crescam meus caros senhores!
Que filho da puta de anormal que escreveu o último comentário!
É uma pena enorme que freamundenses se tratem uns aos outros desta maneira.
Uma terra que se diz tão essencial e inovadora e os seus próprios filhos tratam-se assim? Miserável este tipo de comportamento, como também o é a maneira como alguns abordam os problemas propostos a debate. Lá por não se concordar com uma ideia não significa que ela tenha obrigatoriamente de serr péssima aos ouvidos dos outros.
Cresçam meus senhores