Há duas semanas atrás enquanto me dirigia até ao Café das Sebastianas para realizar uma pequena reportagem, fui surpreendido por estes gritos estranhos e assustadores, que se podem ouvir nos últimos segundos do vídeo...
De quem eram os gritos e porque gritava, penso que nunca saberei! Tanto pode ter sido uma brincadeira de mau gosto como algo mais sério, mas há uma certeza inequívoca no meio desta história bizarra, é que o nosso centro é um antro de terror e de medo, muito propicio a fenómenos estranhos e grotescos como este.
Depois deste episódio, se o centro de Freamunde era assustador, agora é também cenário de fenómenos bizarros e terríficos.
Eu temo aquele lugar...
Viva o nosso centro (de dia)...
Viva Freamunde
É realmente perturbador o ambiente que se vive no centro de Freamunde, principalmente á noite, tb a própria época (estação) do ano não ajuda em nada, é necessário.. não sei, talvez mais luz, remodelar aquela zona do "Lago" é extremamente urgente.
obs: já não vejo 1 GNR a circular em Freamunde á mais de 1 Mês.
GNR lembra Rua Do Comercio.... mais uma grande lástima, uma vergonha, para quem não sabe,.. a Ourivesaria conhecida á muitos anos como " O PINTO OURIVES" tambem já fechou!!!! e porquê ??? não apenas por diminuição de Cliente, mas em grande parte por falta de Segurança...
Transito na Rua do Comercio,... um caos, contrariamente ao que se podia pensar, com a diminuição no comercio é mais complicado transitar nesta rua, são carros mal etacionados, são carros estacionados nos dois lados da rua, meus senhores... esta rua não é de sentido único, como se chegou a pensar...., ainda hoje (dia 30/10) ás 19.15h estive sensivelmente 20 a 30 minutos para sair da Rua Prof.Francisco Valente para a Rua do Comercio porque... e agora vejam lá... uma Lady resolveu estacionar o seu veiculo do lado da GNR e exactamente em frenta á dita, no sentido Freamunde/Paços,
congestionando o transito todo... o pessoal começou a buzir em grande força e.... nisto aparece um GNR lá do varandim, olha para um lado e para o outro com um ar de quem diz "estão a buzinar para kê? vejam lá se querem um papelito",e nadaaaaaaaaaa... É UMA VERGONHA.
Um abraço a tds...
Freamunde sempre
ss
Agora que a revolta colocou um video, lembrei-me e estive a pesquisar... O Concelho parece que já tem uma tv online (www.pacostv.com). A ver vamos se será uma tv do concelho, ou da freguesia amarela apenas! Pode ser um bom meio para se mostrar, no verdadeiro sentido da palavra, todas as revoltas. As nossas e as dos outros!
(h)á professores de português em Freamunde?
Se calhar este último anónimo é pacense,mas não deixa de ter razão,no inicio deste post há um erro gravissimo:
"Á"=Errado
"Há"=Correcto
Revolta,emendem esse erro,parece mal!!!
Miguel, o erro é tão grave quanto as tuas faltas em "início" e "gravíssimo"!!! Os acentos agudos devem ser colocados para assinalar as vogais tónicas fechadas!!! Uma falta num texto por vezes escrito em "cima do joelho", ainda estou como o outro, agora duas no mesmo "post" é mau!!!
Entende isto apenas como um reparo construtivo de um freamundense atento...
Com certeza que sim,ainda bem que reparaste!!Fico contente,é sinal que em Freamunde há pessoas que sabem escrever português!
Bem haja e obrigado caro anónimo!Aposto que já leste este post e nem reparaste no erro da Revolta!Fantástico!É de freamundenses como tu que precisamos!!
Já pensaste em ensinar poruguês?Aposto que passaste ao lado de uma grande carreira...Não?Não me estou a armar em esperto,só quis chamar a atenção,nada mais!
A tua reacção é típica de um puto mimado que não gosta de ser criticado e que, após a primeira contraditoriedade, amua imediatamente... Claro que me apercebi do erro no "post" da Revolta. Aliás, creio, sem estar a fazer fé absoluta, que o erro que assinalaste é um erro comum praticado pelo autor da Revolta nos seus textos em que confunde o "á" com o "há" (sendo certo que tal erro não desmerece em nada o teor dos seus artigos), mas não fui eu quem se armou em professor... Foste tu!!!
Agora, não sou professor de português mas a minha profissão exige, efectivamente, que escreva bem português... e, felizmente, a minha carreira vai bem!!!
Preocupa-te antes com a tua, meu pequeno efebo...
Caro anónimo,não sou efebo,há já alguns anitos que passei essa fase,e diga-se bela fase,não me importava de a viver novamente!Errar é humano,mas pergunto,voçê é membro da Revolta?Claro que um erro destes não desmerece o teor dos artigos!Mas,este erro é de palmatória,aprendemos na primária..
De facto há bananas para tudo....
E se vocês fossem à merda....
É por causa de palhaços como vocês que o país não avança, há muita preocupação com a forma e pouca com o conteúdo...
É triste, mas temos que nos aguentar. Utilizem o vosso português para comentar e não para se colocarem no pedestal como se nunca cometessem erros.
Sou professor de português e um acérrimo adepto de blogs, porque fazem as pessoas escrever, mesmo que com erros, como foi o caso...
Sugestão: coloquem uns candeeiros no centro de Freamunde e ponham estes intelectuais a ler Pessoa...
Um abraço à malta
O centro da escuridão e...
o centro da escuridão de mentalidades!!!
Os erros de hoje são a evolução da língua amanhã
Boas.
Em relação ao tema do post, e não a explicações de português, gostava de dar os parabens ao produtor deste video, embora com razão no q respeita à escuridão do centro de freamunde, mais propriamente na zona do lago, por fazer tão bem a passagem da banda sonora para os gritos, os menos atentos até diriam q isto faz parte da banda sonora de qqr filme de terror, mas fica pra registar negro q é aquela zona ... . Mas gostava de chamar a atenção pro seguinte, não vale a pena dizer isto aos responsaveis - junta de freguesia - pq a resposta vai ser esta ... "estamos a estudar um novo projecto pro centro", q é a mesma quando se pergunta onde é o espaço internet de Freamunde? "estamos a estudar um novo projecto pro centro e vai ser lá integrado". Sinceramnete se a piscina foi promessa eleitoral de há dois mandatos atrás , estando "quase" pronta ainda não está ao serviço, pq meus senhores , a inauguração pode vir na proxima campanha eleitoral, mas ponham-na já ao serviço. Se teve problemas nos testes de quem é a culpa, q andou a fazer fiscalização, não havia?. mas voltando ao assunto inicial ponham lá meia duzia de projectores, melhores dos q foram postos na galinheira, pelo menos q acendam todos os dias, e mais não digo .
sem querer, vi que quem escreve bem português, não sabe escrever vocês... Nunca levou um ç...
Sr. José Sousa: a questão do português é colateral ao teor do artigo colocado neste "post". Por ter sido levantada, foi comentada... e o facto de ter sido comentada não quer dizer que seja destituída de interesse, como tenta fazer crer.
Quanto a palhaços e bananas, creio que está a falar do seu próprio habitat. E como conseguiu fazer com que a discussão descesse efectivamente de nível, certamente não levará a mal que lhe chame, com o devido respeito, distinto Sr. professor de português, filho de uma vaca, escrito em bom português, com primeiras e segundas intenções (quanto à interpretação a atribuir).
Agora, não se desassossegue!!! Pessoa certamente que não ficou assim por este tipo de impertinências no seu famoso Livro do...
O pedestal é seu, caro bovino... Aproveite o seu conteúdo (de erva) para se alimentar...
Os freamundenses são a gente mais porca e estúpida que existe. Têm uma "cidade" de merda, sem interesse comercial ou imobiliário nenhum e o seu povo em vez de debater problemas e arranjar soluções prefere falar de português. Tristes.
Estes gajos de paços estão sempre aqui a meter nojo!!Ide prá vossa terra,pacenses de merda!!!
Filhos da puta!!
Apesar de em Freamunde serem poucos os que não correspondem à última descrisão, estes poucos que existem fazem-me reprovar este último comentário.
Ao ilustre anónimo que me injuriou, apenas te digo que é com pena que vejo que a tua terra não vai a lado nenhum, pois está repleta de estúpidos como tu!
Agradeço a Deus não viver em Freamunde, pois evito cruzar com escrementos destes...
Sr. José Sousa, "descrisão" com "s". É de bradar aos céus!!! Para professor de português, é grave, muito grave.
Por outro lado, ninguém te pediu opinião. Quem diz o que não deve, ouve o que não quer...
Só espero que nenhum filho de freamundenses seja efectivamente teu aluno. O povo de Freamunde merece melhor (e tudo começa nas escolas).
com este post viu-se bem quem escreve bem português!!
professores a darem erros!!
temos todos que ir outra vez para a escola!!
Bom, infelizmente já todos se esquecerem do cerne da questão e estão aqui a discutir questões colaterais como o bom português que se fala ou escreve em Freamunde… Felizmente não sou costumo dar erros a escrever, mas como é obvio não estou livre de os dar, pois não sou nenhum supra sumo da escrita do Português e se os detectarem aqui, façam o favor de apontar em baixo que da minha boca não vão ouvir nenhum insulto, mas sim um obrigado.
Seria interessante se a Revolta fizesse um levantamento acerca de palavras características de Freamunde, que penso até já estarem escritas em livro e colocarem aqui, como a «putrica» que eu tanta piada acho… Ou mesmo fazer um jogo com as palavras para descontrair este blogue um pouco e não ser sempre a máxima da consternação. Os Freamundenses também gostam de se divertir.
Seria a meu ver também interessante fazer uma postagem acerca da forma como se fala em Freamunde. Se tal for para a frente aí exprimirei a minha opinião não agora.
Relativamente ao centro de Freamunde é uma lástima…
É vergonhoso, feio, sujo, mal iluminado, mal frequentado, sem atracção de qualquer índole… Enfim tudo aquilo que não se quer para um centro de uma Cidade…
A junta de freguesia está a estudar uma solução válida apara a zona, mas a verdade é que Freamunde não pode ficar a espera até que tal intervenção venha a ter lugar e ficar sem centro até lá.
Como Freamundense tenho vergonha do nosso centro, espero que seja feita uma intervenção de fundo no local e reafirmo aquilo pelo que fui criticado há muito tempo «o responsável pelo projecto estava com diarreia cerebral no dia em que projectou tal»
Ponto do Rectângulo
Mais do que a escuridão do centro da cidade, o que verdadeiramente me perturba é a escuridão mental de alguns freamundenses. Ao longo dos comentários aos posts deste blog, verifica-se uma execrável xenofobia em relação a tudo o que é exterior a freamunde. Têm sido frequentes os insultos e impropérios a quem, porque critica, certamente não é de Freamunde. Penso que o problema é geracional. Porque a geração de Freamunde a que me habituei sempre foi culta, tolerante e hospitaleira, nunca injuriou ou discriminou alguém só pelo facto de não ser da terra. É que convém não esquecer que Freamunde não é o centro do mundo, nem os freamundenses são os donos da razão e da verdade. Em Freamunde há boa e má gente, tal como em Paços de Ferreira, Santa Comba Dão ou outra terra qualquer de que se lembrem. Haja respeito e tolerância.