foto retirada de povo freamunde
Não sei, sinceramente, o que pensar sobre a possibilidade do retorno da praça antiga ao centro. Por um lado penso no muito dinheiro investido na estrutura daquele centro e que, em caso de retorno à praça, terá de ser necessáriamente considerado perdido. Por outro lado não escondo a nostalgia que sinto sempre que recordo o velho centro.
Tem-se generalizando a ideia de que o centro como está é horrível. Não é! Como também não é propriamente belo. O lago já foi um marco da terra. Conheço gente que fez dezenas de quilometros para ver os efeitos aquáticos do centro e não esquço o olhar mágico e orgulhoso que a maioria dos freamundenses ostentava aquando da sua inauguração.
Mas não se apaga da minha memória aquela velha praça. Recordo-me das feiras lá realizadas, leilões, bem como das aventuras das sebastianas que por ali se passavam. Custou abdicar destes "tesouros", mas na altura, tal como agora, era comum o sentido da imprescindibilidade de um arranjo daquela zona.
O problema de então repercute-se agora: Não se pondera suficientemente antes de agir.
Retornar à praça é exactamente isso: retornar, voltar ao passado. Não sei até que ponto não se tenta com o pretexto da praça um regresso ao passado, a um tempo onde a sociedade era diferente e com ela também o nosso cantinho, mas isso são reflexões inúteis para o momento.
Quem decidiu destruir a praça fê-lo com amargura. Pova disso foi terem-se guardado as pedras para posterior implantação num outro local. No entanto, isto não serve como desculpabilização. Impunham-se maiores reflexões e estudos. Não foram (pelo menos suficientemente) feitos.
E hoje retorna, qual D.Sebastião, a figura lendária desse espaço que vem restituir a mística e a caracterização de um povo. Sejamos realistas. Não vem! Os valores de antigamente não vêm junto com a praça. Os símbolos antigos não vêm com a praça. O Freamunde antigo não vem com a praça. Com ela vem apenas a memória de um tempo outro.
Resta-nos pensar que benefícios traz para o presente!
Desconheço os rostos que lideram o movimento pela praça. Certamente que agem por bem. No entanto, interrogo-me sobre até que ponto pensam que a ideia que apresentam resolve os problemas de hoje. Até que ponto não estão a cair apenas num saudosísmo?
Fica aberta a discussão. Impõe-se (como já neste blog tantas vezes foi falado) uma recuperação do centro. Passará o futuro pelo retorno ao passado?
Acho que o futuro às vezes passa por uma reflexão sobre o passado, mas não é destruindo o que lá está e substituir pela antiga praça que a obscuridade desaparece.
É necessário dinamizar esse espaço sombrio, lavar a cara...
Onde estão os Freamundenses que 'povoavam' aquela zona?
Os 'engenheiros de obras feitas' que animavam os outros com as suas discussões e pontos de vista diversos, sobre tudo o que se passava nas redondezas? Havia sempre gente na rua e agora não se veêm em lado nenhum...Porque será?
Será que remodelar o espaço as vai fazer regressar?
A curiosidade satisfaz-se rapidamente... Será que voltarão?
Não sei!
O que sei é que é urgente fazer alguma coisa para que o centro tenha mais vida!
Ou então mudar o centro para outro sítio...
Quando o antigo centro foi remodelado, do qual fazia parte a praça, a obra então feita, que ainda hoje perdura era uma necessidade, a praça não tinha condições para receber quem quer que fosse, tanto freamundenses como forasteiros. Talvez na altura, a sua remodelação e não destruição tivesse sido a opção mais correta, infelizmente isso não aconteceu, e o projecto aprovado foi outro. E, tal como diz no post, o povo freamundense gostou da obra, o mal de tudo isto é que a arranjo feito teve um prazo de validade muito curto!
Não hajam duvidas que nova remodelação do centro de Freamunde urge, mas é inconcebivel que, se deite abaixo o centro a cada 15 anos que passem!! Este tipo de obras tem que durar 3 ou 4 vezes mais anos!!
eu nao me lembro da praça antiga, mas eu acho que talvez era uma boa ideia.
Tinha era de ter infra-estruturas de qualidade, CLARO!!!
Tem mais utilidade a praça antiga do que "um lago", sem esquecer que o "lago" foi um marco na minha infancia e que ache que a praça esta linda assim.
O centro precisa urgentemente de uma remodelação!A antiga praça foi,e continua a ser um marco histórico de Freamunde,mas não tinha condições de higiene nenhumas!Lembro-me perfeitamente da praça,passaram-se lá grandes histórias e situaçãoes que merecem ser recordadas,mas instalar novamente,não me parece que seja boa ideia!Há que encontrar outras soluções para dar nova vida ao centro!
Com o devido respeito por opinião contrária, NÃO à praça antiga!!!
Que de belo nada tinha!!! Bem pelo contrário...
Como não tenho tempo para estar aqui a dissertar muito sobre o tema, sempre direi que àquela praça não poderá ser dissociado o fim que a mesma representava... uma praça, de mercado! Ou da feira!
Conforme quiserem... Temos um novo espaço para a feira e/ou mercado...
O centro não precisa de ser/ter um novo mercado.
E se o "novo" centro não é lá muito bonito, também não é lá muito feio!!!
Discutir formas de dar vida àquele lugar algo (bastante) moribundo, aceito e adiro à concertação! Agora retomar as "barracas" que a antiga praça comportava apenas por uma questão de nostalgia, que nessa altura é que Freamunde era belo, faz-me lembrar as conversas dos nossos pais que relatam que no tempo deles a sopa é que era boa... no meu tempo é que era, não é como agora. Enfim, tenham dó. Aliás, salvo o devido respeito, é uma ideia muito má!!!
Mas isto é uma opinião... abraços...
A revolta nao sabe o que pensar sobre a possibilidade do retorno da velha praca do mercado,mas eu sei e passo a explicar:
-Os saudosistas deste monumento nacional demolido(ainda hoje nao sei como permitiram),sao os mesmos(poucos)que na altura ergueram a sua voz contra o assassinato deste monumento e das arvores centenarias que o rodeavam(mais um atentado vergonhoso).
-Da minha parte penso que o seu regresso sera impossivel(a nao ser englobado num projecto arquitectonico de grande qualidade e acima de tudo moderno),mas espero que o seu fantasma ajude a descobrir os rostos de tao macabro acto contra a historia de um povo.
-O actual centro nao esta horrivel,ele nasceu e morrera como o maior aborto arquitectonico que eu alguma vez pude ver(e farto-me de viajar pelo mundo por motivos profissionais).
-Freamunde hoje, precisa antes de tudo do retorno da sua alma,do espirito critico,do espirito associativo,e acima de tudo de dar voz ao povo.Precisa de varrer os impostores,os incompetentes,os fracos,os politiqueiros profissionais,os vira casacas e acima de tudo os responsaveis por estes atentados vergonhosos(desde o 25 de abril)ao patrimonio e a massa critica de Freamunde.
-Os saudosistas aparecem sempre, que o presente lhes faca desejar o passado,e neste caso da cidade de Freamunde mais do que saudosismo eu incluia nostalgia e ate vergonha do presente, bem como,descredito no futuro.
-Gostaria de deixar uma palavra de incentivo a todas as lutas que se travem para salvar a alma deste povo,e um "VOCES TINHAM RAZAO"aos poucos que lutaram contra a vergonhosa construcao deste centro actual,apesar das humilhacoes e rejeicao social de que foram alvo na altura.
Da minha parte apenas tenho saudade da "VILA DE FREAMUNDE" porque esta CIDADE nao existe(apenas no diario da republica).
Antes de mais obrigado a Revolta por ter trazido a baila um tema o qual eu já vos tinha pedido para ser lançado uma série de vezes...
Peço desculpa por neste momento não poder dar a minha opinião, mas tenho afazeres pessoais importantes e estar a postar um comentário vazio de conteúdo. Espero ainda hoje comentar o que já foi dito e lançar as minhas opiniões pessoais.
Ponto do Rectângulo
Freamunde -Cidade só de nome - evolução nem vê-la.
Paços - cidade só de nome - evolução parada no seculo passado.
O conselho de Paços está ao abandono, precisa urgentemente de homens de pulso e não de "cachopos" a brincar aos politicos...
Onde estão esses homens de pulso? PS? Gente que nem um lider concelhio à altura tem? Mal por mal deixem lá estar os que estão!
este penúltimo anónimo não sabe escrever!
conselho=errado
concelho=correcto
Sinceramente não sei qual a melhor atitude! É dificil escolher o melhor! Mas estou certa que não será uma decisão fácil para todos e não será também algo para já!
O tempo dirá...
É vergonhoso que um tema tão importante mereça tão poucos comentários. Se fosse bola havia para aqui uma discussão enorme, como é algo sério restam alguns (bons)comentários e os "chicos-espertos" da língua portuguesa do costume. Vergonha em ser freamundense
Centro de Freamunde…
Chamar centro ao centro de Freamunde é quase uma utopia, pois o centro de Freamunde não tem nada para oferecer a sua população.
A necessidade de ser reformulado, nisso está praticamente tudo de acordo, pois não me acredito que sejam muitos os Freamundenses a gostarem do centro tal como ele se encontra.
Agora as opções.
1ª Opção:
Pode passar por ser uma operação de cosmética ao actual centro, mantendo a sua traça, mudando apenas o seu funcionamento, tal como revitalizar os espaços que lá existem o que teria vantagens económicas pois seria a obra a realizar mais barata.
Vantagem – Economicamente mais viável
Desvantagem – Durabilidade curta, para fazer lembrar eleições… Com certeza não iria retirar o estigma com que os Freamundenses olham para o seu centro e não seria um pólo de atracção de pessoas e actividades.
2ª Opção
Realizar um projecto de raiz para o actual espaço dotando-o de espaços físicos novos, numa vertente moderna e com infra-estruturas novas, redesenhando todo o espaço e mantendo apenas a Palmeira, sendo este um espaço amplo, aberto e luminoso.
Vantagem – Espaço moderno, atraente e funcional, dotado de materiais e design do momento.
Desvantagem – Apesar de ser novo o espaço cai em desuso muito rapidamente pois parece que andamos com alguma crise de imaginação por parte das equipas responsáveis pela elaboração de tais espaços, pois a cada cidade que se visita é apenas mais do mesmo…
3º Opção
Reconstruir a velhinha praça, com materiais actuais como é obvio, nada de chapa e zinco, dotando o espaço de infra-estruturas capazes de chamar a população. Como? Colocar no espaço esplanadas, sítios públicos, Internet entre outros, capazes de atrair a população com recurso as diversas associações que aí poderiam ter um espaço. Revitalizar a praça, mantendo a sua traça original, mas caracterizada por um espaço moderno, coberto e actual. Modificar toda a envolvente tornando um espaço com mais luz e amplitude. No fundo seria juntar parte da opção 2 e colocar a praça também.
Vantagem – Devolver um espaço de Freamunde aos Freamundenses. Colocar um pouco de história no nosso centro e na nossa terra que infelizmente não é dotada a esse nível.
Construir um misto de história com actualidade.
Desvantagens – PREÇO!!!! Duvido que alguém no seu perfeito juízo faça tal obra pois o seu preço seria algo de brutal pelo menos no que eu imagino que dali poderia sair.
Pode ser considerado desvantagem o que para uns é um simples agarrar ao passado.
A título pessoal a opção que mais me cai no goto é a terceira, não só por gostar que Freamunde readquirisse um novo espaço que poderia funcionar como espaço cultural e bem no coração da Cidade e com história como seria o recuperar de algo… Afinal porque mandaram guardar as pedras???? Chamem-me saudosista, serei… Mas apenas imagino um Freamunde mais desenvolvido e bonito… E o desenvolvimento não se faz destruindo os marcos das Cidades.
Já escrevi muito e não tenho tempo para mais de momento. Se alguém estiver interessado em debater estas ideias e lançar novas terei todo o gosto…
Ponto do Rectângulo
Não basta mudar o espaço!
Haverá por certo alternativas!
Gastar pouco e bem tem que ser o lema!
Se o lago não serve, se é "pindérico", tape-se o lago!
Que se crie um espaço amplo propicio a realizações culturais!
Se a antiga Praça-Mictório foi abaixo, com ou sem razão, pouco importa agora, é impossível tê-la de novo resta-nos recordar, por fotos e outros registos, a sua existência e as sua historias.
O maior problema não está no espaço!
Este espaço que hoje parece morto já teve imensa vida!
Eu adorava a praça antiga, mas resolveu-se destrui-la e implantar um novo centro. A indignação e luta deveriam ter sido demonstradas na altura própria, agora pode ser tarde demais.
O problema está na apatia dos freamundenses...
Boas a todos os freamundenses!!
Em primeiro quero agradecer o excelente blog que permite que este tipo de debates sobre a nossa cidade sejam feitos. Depois e agora sobre o tema em debate quero dizer que o regresso ao passado era, neste caso, um passo atras. Isto porque seriam gastos milhares de euros(que nao existem) e porque nao traria nada de novo para a zona (era normal ver muita gente nos primeiros dias mas depois voltava tudo ao mesmo).
O que me parece mais lógico e do ponto de vista do comércio seria melhor para a zora era a criaçao de um espaço comercial no "quarteirao" do lago e do parque (com lojas "tradicionais" e espaços de lazer tipo bares e esplanadas e porque nao uma sala de cinema em condiçoes), para quem conhece tipo o forum de vizela, que dinamizou aquela zona.
Abraços e continuem!!!
Por mim e para mim o meu local de crescimento foi,é e será a Vila de Freamunde.Carlos Rego
bem haja Carlos Rego!concordo totalmente contigo...de cidade não temos nada!mesmo nada!que saudades da vila de Freamunde!!
Confesso que quase desisti de comentar neste blog… Devido, principalmente, aos insultos que vulgarmente são veiculados neste espaço e que erradamente os administradores não censuram. Se isto pretende ser um local de discussão saudável (mesmo que por vezes jocosa) das questões da nossa Freguesia, não se deviam permitir coments de cariz insultuoso e pouco civilizado. Por, outro lado e na mesma linha de pensamento, Freamunde sempre soube receber bem e acredito que continuará a fazê-lo. Receberá bem mesmo aqueles que tentam (frustradamente) denegrir a sua imagem, porque, assim, essas pessoas, naturalmente ocuparão o seu lugar…
Mais ainda, há que ganhar maturidade para aceitar críticas e saber manter uma discussão fundamentada, caso contrário o debate de nada serve!
Quanto à Praça, grande tema e óptimo post! Voltemos ao debate que isso é que interessa.
Nunca podemos esquecer qual o principal propósito de Praça – Mercado. No entanto o peso emocional inerente ao local (no subconsciente dos freamundenses) também não pode ser desprezado! O ideal mesmo era que se pudesse reconstruir a praça projectada num traçado inovador e que abrange-se um espaço maior do que a antiga e como já foi dito, que alberga-se uma esplanada ou outros locais de lazer. Essencial seria a iluminação e o facto de ser projectada no enquadramento de todo o espaço centarl de Freamunde (dos correios à Associação de Socorros Mútuos, do início da rua do Comércio à rua do Trabalho). Mas parece-me também, que tal projecto seria financeiramente inviável, apesar de digno da Cidade que não somos!
A questão da Cidade que somos e que não deveríamos de ser é exactamente igual à da praça que não temos e que deveríamos ter, e do centro que temos e não deveríamos ter, das piscinas que temos e que não deveríamos ter, das piscinas que não temos e que deveríamos ter, do pavilhão desportivo que não temos e que deveríamos ter… Enfim da VILA que não somos e deveríamos ser!!! Grande, moderna, bonita, limpa e orgulhosa!
(No passado fim-de-semana estive num congresso em Cascais. Cascais é Vila!!! Comparativamente com Freamunde até dá vontade de rir… Ou de chorar!)
O problema é que no momento das decisões o povo de Freamunde (outrora bairrista e arreigado…a long, long time ago…) come e cala, e depois chora por aquilo que deixou fugir por entre os dedos!Põe-nos a corre atrás de uma cenoura que nunca nos deixam alcança-la... e nós corremos!
Bem-haja quem vier por bem!
Com a conjuntura actual não há volta a dar á situação o desenvolvimento real de Freamunde (e é sempre, ou quase sempre, esse o assunto) passa pela elevação a concelho!
Se assim não acontecer em breve passaremos a 3ª freguesia do município de P.F. logo atrás de Carvalhosa!
Vizela de ser o exemplo a seguir...
MAIS UM NATAL ESTA A XEGAR, SERÁ QUE ESTS ANO FREAMUNDE NÃO TERA DIREITO A UMA ILUMINAÇÃO MIAS DIGNA DE FREAMUNDE. SERÁ QUE FREAMUNDE PAROU NO TEMPO? ONDE ESTA A OUTORA POTENCIA DE FREAMUNDE?
SENDO FREAMUNDE UMA TERRA HISTORICA PELA INDUSTRIALISAÇÃO, ONDE FOI PARAR A INDUSTRIALISAÇÃO?
AS DITAS ENTIDADES COMPETENTES POR VEZES PREOCUPAM-SE COM ASSUNTOS PECULOARES, ENQUATO EM BAIXO DOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS PASSAM DESPRECEBIDOS ASSUNTOS GRAVES!!!
ALGUNS POR VEZES NÃO TÃO DESPRECEBIDOS, ESTES DOS QUAIS "ASSOBIAM" PARA O AR COMO NÃO TIVESSE NADA A VER COM ELES.
A ESTAS PESSOAS PESSO UM POUCO MAIS DE RESPEITO PELO POVO, DOS QUAIS QUERO DESTACAR O POVO DE FREAMUNDE. OS MEUS SINCEROS PARABENS A REVOLTA PELO O PAPEL DE EVITAR QUE ALGUNS ASSUNTOS PASSEM DESPRCEBIDOS, E PELO ABRIR DE OLHOS QUE TRANSMITEM AO POVO.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
que se passa com a revolta ? Estará novamente de férias?
estamos novamente de ferias ou nao ha nada para deitar abaixo. sera so futebol
Depois de uns tempos de reflexão decidi voltar a participar neste blog.Pois o que eles querem é o que se está a passar, é fazer com que este blog caia no esquecimento mas nós como freamundenses não vamos deixar que isso aconteça.
Com respeito a este pos não vou comentar pois poderia estar a cair num erro.
Mas vamos sim buscar ao passado, aquele bairrismo que fazia com que nós fossemos diferentes dos outros, algo que nos caracterizava a nós e à nossa terra, isso sim não vamos deixar com que acabe por causa de politiquices.
Vamos criticar o que se tem de criticar e engrandecer o que de bom for feito por esta terra,muito ou pouco desde que se faça é sempre bom
Viva Freamunde
Viva as pessoas desta terra
Viva quem vier por bem
Freamunde Sempre
QUERIA PEDIR Á REVOLTA QUE VÁ COMPRAR A NOVA GENTE E DIVULGUE UMA PEQUENA ENTREVISTA DO CHEFE DE COZINHA DA NOSSA SELECÇÃO NACIONAL " HÉLIO LOUREIRO " NA PAG.198.
EU GOSTEI DE LER .
sim senhor
o CAPÃO merece destaque na receita natalícia de um grande chefe de cozinha .
vamos lá convidar o homem para o jantar que a confraria e a ajaf realizam .
Concordo plenamente com o Amigo Freamunde Sempre, é preciso lutar contra quem quer calar o nosso bairrismo, que quer fazer esmorecer a força de Freamunde, de todos os freamundenses, através destas "manobras de diversão"... é preciso não cair no engôdo, é preciso redobrar a luta por Freamunde.
A Revolta tem tido um papel extraordinário no renascer do nosso bairrismo, e não vai calar-se, porque Freamunde precisa da Revolta.
Amigo "Freamunde sempre" qd dizes "Pois o que eles querem é o que se está a passar, é fazer com que este blog caia no esquecimento mas nós como freamundenses não vamos deixar que isso aconteça.", referes-te a quem? desculpa a minha ignorancia. Agora não sabemos quem é a "revolta dos capões", quem sabe não será um daqueles a quem te referes. ou eram dos outros e foram-lhe oferecidos uns tachitos? ou uns estagios - sem vencimento claro ...
De facto a revolta está pouco activa, mas estamos a preparar um post que esperemos que todos contribuam com o seu comentário. Até lá, pedimos paciência...
Quanto aos tachos até que sabia bem um capãozinho à Freamunde...
Não nos confundam com os 'vira-casacas' cá do sítio
Pela revolta sempre
Viva Freamunde
Caro anónimo,
Aquela pessoa que muita gente idolatra e muita gente odeia, de vez enquando cita um poema de Miguel Torga (acho eu) que acba assim " não, não vou por aí " a ti digo-te não, não vás por aí.
Freamunde Sempre
Viva Freamunde
Viva a Revolta
caro "Freamunde sempre" será q ue te referes ao Cantico Negro de Jose Regio que termina assim:
"...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!"
Nesta altura tb é preciso ter um certo senso de humor, não achas?
Viva os freamundenses e todos os "vizinhos"
e já que o tema já é o capão... foi apresentada a 2ª semana gastronómica do "Capão à Freamunde".
Decorrerá entre 1 e 13 de Dezembro e 7 Restaurantes aderiram à iniciativa.
A noticia, em video, está em www.pacostv.com
É verdade macshade! Eu farto-me de o dizer: "não tirem os olhos da bola..."
Há que filtrar bem as intervenções!
Mas já agora gostaria de saber a quem se refere o Freamunde Sempre, uma vez que conheço algumas pessoas que citam frequentemente o José Régio.. (e eu também o faço algumas vezes...)
Bem-haja quem vier por bem!