dez
03
O ministério das Obras Públicas indicou que a aplicação de portagens nas SCUT se baseia em critérios técnicos. Vejamos esse critérios técnicos:1º O Produto Interno Bruto (PIB) per capita do conjunto de concelhos afectados não ultrapasse 80% do PIB per capita nacional.
2º O mesmo conjunto de concelhos tenha um poder de compra per capita acima de 90% da média nacional.
3º O tempo gasto no percurso pelas estradas alternativas não superasse em 1,3 vezes o tempo gasto nas auto-estradas.
Num pequeno exercício de números, verificamos que os dois primeiros critérios não se coadunam com a realidade do nosso concelho. Com um PIB inferior a 75% da média nacional e com Índice do Poder de Compra Concelhio (IPCC) de 64,3% do índice nacional, ficando bem longe dos 90% do critério, estamos longe do pretendido para termos as famosas portagens.
Desta forma o nosso concelho chumba nos primeiros critérios, e as portagens deixam de fazer sentido.
Portanto, caros conterrâneos não vai haver portagens, fiquem bem e boa noite.
...
Esta seria a atitude mais sensata e correcta que o nosso colega Mário Lino deveria tomar. Mas como o governo tem sempre pensamento no pouco dinheiro que deambula nos apertados bolsos dos cidadãos, as portagens ao que parece vão avançar. E Mário Lino vai ter de dar cara, para dizer talvez, que o quase centenário e prometido acesso rápido ao Porto, afinal existe, mas infelizmente este período sem portagem, não passou de uma politica de habituação do cliente, tal como fazem as operadores de telemóveis.
E no futuro tudo irá correr desta forma, quem tem dinheiro continuará a utilizar a A42, quem não o tem terá que recorrer à droga de substituição, a nacional.
E quem não tem saudades daquelas horas perdidas em Alfena e na Serra da Agrela? Todos, todos, todos e todos..... menos nós!!!
Por isso, como este cenário saudosista não é do nosso agrado, fomos confirmar o 'terceiro milagre de Fátima', o critério do tempo.
1ª Viagem-Nacional: Freamunde-Rotunda de Alfena
24,5 Km 38 min
2ª Viagem-A42: Freamunde-Rotunda de Alfena
24,5 Km 14 min
Na segunda viagem há atenuantes. Primeiro antes de chegarmos a Sobrão, o trânsito estava cortado e desviado, mas para onde? Não sei! Perdemos alguns minutos, perto de 3 min.
Em frazão, mais um desvio e novamente desviado para parte nenhuma, perdemos mais 3 min a falar com um senhor muito simpático. Mas apesar destas atenuantes, decidimos aceitar o tempo de 38 min, porque o trânsito ainda não é tão acentuado como será quando as portagens forem implementadas.
38 min corresponde a 2,7 do tempo gasto em autoestrada.
Para fazermos valer os 1,3 vezes deveríamos ter demorado 18,2 min, ou seja, mesmo retirando as atenuantes, nunca conseguiríamos realizar este tempo. A não ser que sejamos loucos e não cumpramos as regras de trânsito...
Porque, sim senhores agentes, foram cumpridas todas as regras de trânsito, nomeadamente as velocidades, quer na nacional quer na auto-estrada.
E cai por terra o último argumento.
Podemos acrescentar ainda que, com portagens no antigo IC24, a viagem até ao Porto, realizar-se-á seguindo para Ermesinde-Alto da Maia-Areosa....Porto, e não nos atrevemos a realizar esta viagem, porque com amostra realizada temos a certeza que a inadequação de portagens é evidente.
Fazendo o resto da viagem, via Ermesinde e via A41-A3, tornariam os critérios do ministério no mínimo enganadores e no máximo estúpidos, ou idiotas...
Um conselho a Mário Lino, ou arranja novos critérios para nos enganar, ou cairá no ridículo, e não fica bem a um engenheiro inscrito na Ordem fazer de Bobo na corte...
Viva Freamunde,
Viva a A42 livre de portagens...
Pedro Pinto, desta vez estamos contigo!
eu quero ver é onde é que eles vao coloca-las!!!!
Eh pah tenho que este post está perfeito... deviam apresenta-lo a uma entidade qualquer que fizesse disto caso nacional(claro que já é mas podia ser que abrissem os olhos).
É realmente uma vergonha o que se passa neste país, com este governo.
Não podemos ouvir e calar, não podemos comer estas mentiras!!!
Juntos podemos fazer algo!
já agora comentem http://umblogquero.blogspot.com/
Obrigado!
Acho que este vídeos haveriam de chegar a algum órgão de comunicação social. Porque, infelizmente, neste país só surte algum efeito quando assim acontece.
Deixo aqui os meus parabéns à Revolta pela ideia dos vídeos. Continuem o bom trabalho que têm feito até agora..
Ui?! Não posso acreditar...
É que nem pensar...haja justiça caramba!
As comissões políticas da JSD de Lousada, Paços de Ferreira e Paredes promovem no próximo dia 9 Dezembro pelas 15h uma marcha lenta na A42 manifestando o desacordo contra a introdução de portagens na SCUT do grande Porto.
Esqueçam as cores partidarias e os preconceitos... Juntem-se à causa. Mostrem a vossa revolta.
Por uma questão de justiça!
Excelente iniciativa esta da marcha lenta!Vamos participar em massa para os governantes de Lisboa sentirem a nossa revolta!Cambada de mentirosos!
Olá!
Chegaram a receber o meu e-mail?
AINDA NÃO HÁ ILUMINAÇÃO DE NATAL EM FREAMUNDE . PORQUÊ? ALUEM SABE EXPLICAR? SERÁ PRECISO MANDAR VIR OUTRO ILUMINADOR, OU MUDAR A JUNTA... DEPOIS VAMOS TODOS COMPRAR AS PRENDIDINHAS EM FREAMUNDE ... HIPOCRITAS
iluminaçoes de natal para que.para depois o socrates mandar cabrr mais pelos contadores
É UMA VERGONHA O QUE SE PASSA EM FREAMUNDE, SE JÁ FORA DESTA ÉPOCA O CENTRO DE FREAMUNDE É TRISTE E "SOMBRIO" MAIS SE NOTA NESTA ALTURA, NÃO ENTENDO O QUE PERTENDEM OS NOSSOS RESPONSAVEIS, BEM SE CALHAR NÃO SÃO RESPONSÁVEIS!!!, SE NÃO HÁ DINHEIRO PARA A ILUMINAÇÃO, QUE SE FAÇA UM PEDITORIO PELA CIDADE, TAMBEM É MAIS PEDITORIO MENOS PEDITORIO E TENHO A CERTEZA QUE O POVO COLABORA... BEM... VAMOS TER ESPERANÇA QUE AINDA SE VÁ COLOCAR UMAS LAMPADAZITAS LÁ NO CENTRO, PARAR PELO MENOS OS FORASTEIROS VEREM QUE NÓS POR CÁ AINDA NÃO MORREMOS TODOS....
VOTOS DE BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO A TODOS
vergonha é o que se passa aqui:um post sobre portagens na A42 e vêm pra aqui falarem de iluminação de Natal!!!
sinceramente!!!
Ouvi hoje na rádio que a marcha lenta que está marcada para o próximo domingo, arranca às 14 horas, da rotunda junto ao hiper gémeos em Lousada.
Pessoal, é preciso muita gente. Vamos defender os nossos direitos.
E não importa se é a JSD, a JS, a JP, a JC ... deixem as politicas de lado.
Portagens não.
Em MARCHA LENTA trabalham os vossos cerebros.
Para informar: JÁ HÁ ILUMINAÇÃO DE NATAL!!!!
Realmente... por aqui já se vê o porquê de freamunde estar como está.
De facto o pessoal anda a comer o que lhes dão e nem vê que não passa de fotografias!!
É por isso que temos como governantes quem temos, que nada fazem em prol desta terra.
Vocês quere iluminação??? Meras fotografias!!! Os governantes depois usam isto como caça ao voto...
Devemos-nos preocupar com a aparência claro... mas o mais importante são as obras propriamente ditas... piscinas (ou não, estradas etc), aparência das ruas (no aspecto do seu desenho e envolvencia de espaços verdes não na "iluminação).
Como foi dito aqui está na hora de abrir os olhos!!!
Deixem de acreditar nas fotografias que os políticos vos dão!!!
Os meus mais sinceros parabéns ao último anónimo inteligente, realmente tem razão está na hora do senhor abrir os olhos poque se é um Freamundense atento e se vem a este blog com frequência teria-se aprecebido que alguns dos temas que enúnera já foram colocado num post a comentar os mesmos, Freamunde cresce todos os dias caro amigo, e isso sim estar atento a tudo o que é feito para se tentar emendar no tempo certo, por vezes peca-se por falar tarde de mais.
parabens a revolta.... acho que os videos ilustram a situaçao na perfeiçao!!!
ps: assinem os comentarios
Quero aqui deixar os meus parabéns à equipa da "revolta" e a todos os que aqui debatem os variados temas, em especial aos freamundenses.
Sou de Paços de Ferreira e invejo o vosso bairrismo, a vossa paixão por Freamunde.
De facto, Freamunde nesse aspecto é uma terra impar... especial!
Parabéns a todos e não percam nunca esse espirito que vos caracteriza.
Paços já teve esse espirito, mas perdeu-o. Infelizmente!
Bem hajam.
Pedro Santos
Parabéns, revolta!
De facto é com grande prazer que tenho acompanhado a vida deste sui generis blog freamundense, e espero que este post seja o iniciar de uma vida mais activa no terreno, e desejo que todos os freamundenses vos acompanhem, não porque é 'porreiro' ser do contra, mas porque Freamunde precisa de todos para ser mais e melhor, e que as próximas gerações tenham o mesmo ou mais orgulho em ser, viver e sentir Freamunde!
Um abraço