dez
16

A revolta tem-se distanciado um pouco do encanto futebolístico, mas nas últimas semanas temos sido espectadores de cavalidades enormes, que nos obrigam a reagir.
Hoje dia 16 de Dezembro fica marcado pelas cenas lamentáveis que ocorreram dentro de campo e que vieram inflamar o ambiente fora do estádio!
Previa-se uma bela tarde de futebol, um sol radiante e um grande jogo entre duas boas equipas da Liga Vitalis. Quanto entrei no estádio fiquei extremamente intimidado e aturdido com o numeroso grupo de agente da autoridade que se encontravam junto ao portão do estádio, e pensei 'lá estão os senhores agentes a cuidar da segurança dos cidadãos, é assim mesmo'....
Mas enquanto pensava isto e me dirigia para a bancada vejo que a claque do FC Vizela se encaminhava pachorrentamente para a bancada dos adeptos da casa, ignorando uma placa bem visível que indicava: ADEPTOS VISITANTES!!!
Ao chegar ao meu lugar, deparo-me com uma bancada repleta e dividida entre adeptos do Freamunde e do Vizela... e se outrora pensara que os senhores agentes estavam a zelar pela segurança de todos, naquele momento pensei 'ou isto corre muito bem ou vamos ter problemas, visto que não existe um único agente da autoridade...
Pois é senhor Hermínio Loureiro, se quer pessoas nos estádios é melhor preocupar-se com uma coisinha pequeníssima chamada segurança!
O jogo foi repartido e o empate face à atitude do Freamunde e às oportunidades do Vizela foi justo, sendo que no caso de haver vencedor, esse seria o Freamunde.
Mas não foi por isto que decidi escrever, futebol é futebol, ganha-se e perde-se e o importante é o fair-play!!!
E aqui começam os graves problemas ocorridos em Freamunde. Desta forma a revolta demonstra nos pontos seguintes o seu total e incondicional repudio pelas cenas primárias, graves e lamentáveis ocorridas:
1º Separação de Adeptos
Para maior segurança dos espectadores, a separação dos adeptos deve ser realizada de forma eficaz para evitar actos de violência;
2º Iliteracia em Vizela
A revolta conjuntamente com o ministério da Educação, incentiva fortemente um reforço do Plano Nacional de Leitura na região de Vizela que apresenta um grande numero de pessoas analfabetas e iliterados. Desde já deixamos esta dica, quando virem todas estas letras juntas: 'ADEPTOS VISITANTES', sigam a seta;
3º Ensino de Inglês para o senhor Carlos Xistra, Carlos Garcia e restante equipa do FC Vizela
De facto muito se fala desta palavra: 'FAIR-PLAY', mas ainda existe muita gente que não entendeu o seu significado. Senhor Hermínio, em vez de fazer as equipas entrar em campo de mão dada com criancinhas inocentes autentando T-shirt dizendo Fair-Play, ensine a estes burrancos o significado da palavra. A revolta dá uma ajuda aos senhores Garcia e Xistra, Fair-play significa jogar justo, jogar limpo, ter um comportamento éticamente correcto. Numa linguagem da gíria futebolística para acéfalos como vocês, dou-vos um exemplo de far-play: se um jogador adversário que exerce a mesma actividade que vocês se encontra em dificuldades no relvado, a bola (aquela coisa redonda que vocês usam com os pés) é colocada fora, e depois a mesma é devolvida para vocês, igual comportamento deverão ter 'as senhoras', ou seja, devolverem a bola sempre que o adversário a coloque fora para que um colega seja assistido.
4º Violência
O anti fair-play praticado por mandado dos senhores Carlos Garcia e Xistra levaram a que no final do jogo assistíssemos a cenas muito lamentáveis de parte a parte, sem que um unico agente da autoridade estivesse presente. O que hoje aconteceu foi grave!
Enquanto realizava a minha habitual troca de cachecol com um adepto vizelense conhecedor da palavra fair-play, somos surpreendidos pelo inicio de agressões graves este os adeptos dos dois clubes! Foi com grande tristeza que mais uma vi o medo estampado numa criança que de mão dada com pai corriam assustados com tal panorama...
Senhor Hermínio, esta criança não faz parte das mascotes que entram nos inícios dos jogos que incentivam ao fair-play, aquela era uma criança que ficou aterrorizada com o cenário deprimente criado pelos adeptos de ambos os clubes. O incrível foi ver que os 'competentes' agentes da autoridade apareceram no local 20 minutos depois, depois da violência terminar e onde já existirem vários adeptos feridos.
Conclusão
Vim do estádio com aquele sentimento amargo não pelo resultado, mas por ter de assistir as cenas demasiadamente graves. Ao invés, os senhores que estiveram na origem de toda esta tristeza, estão em suas belas casas descansados, impunes e a desfrutar dos seus avultados ordenados, enquanto isto alguns adeptos estão a limpar as suas as feridas e a fermentar o ódio dentro deles.
Assim vai o futebol da Liga Vitalis, violento, sem fair-play e cada vez com menos adeptos...
... e com umas multas e expulsões para os suspeitos dos costume...
Parabéns meus senhores, pelo triste espectáculo que provocaram!!!
Fair-play não, violência sim!
Em minha opinião deveria ser ao contrário, mas para os mestres Carlos é este o lema. Hoje termino sem os habituais 'vivas', porque não existe nada para celebrar.
Mais uma vez me congratulo com as vossas palavras.
Mas é isto a verdade desportiva.
Só há um grande culpado de tudo o que se passou e esse sr. chama-se Carlos Xistra
Freamunde Sempre
Boas! Concordo com tudo o que disses-te prim...! Mas permite-me acrescentar mais um ponto: A nossa Direcção também alguma culpa no cartório, pois também é responsável pela organização dos jogos e nada fez para evitar o ke se passou! Foi mau de mais....
Saudações Freamundenses!
Boa tarde.
Quero dar os parabéns à Revolta,o post está excelente e verdadeiro!O que ontem se passou foi uma vergonha!Ontem saí do estádio revoltado e indignado!!
Como é possível um árbitro,que na semana passado foi nomeado árbitro internacional,e que ontem fez o seu centésimo jogo,fazer uma arbitragem vergonhosa!!Fomos roubados!Apesar de ser contra a violência...dois ou três adeptos bem mereceram as que apanharam!!!
Foram eles que começaram!!
Viva Freamunde.
Concordo, em absoluto, com o interveniente Rui Slayer.Compete aos clubes, na qualidade de visitados, assegurar a manutenção da ordem e disciplina dentro dos seus recintos desportivos., antes, durante e após os jogo, mediante policiamento e vigilância adequados, sem prejuizo das competências das forças de segurança, as tarefas de controlo de acesso, vigilância, acompanhamento e distribuição de espectadores pelos diversos sectores poderem ser exercidas por stewards contratados pelos clubes visitados.A única preocupação do Clube foi o vil metal: deixar os visitantes( do Vizela) almoçar no Restaurante do Estádio, não, do Abílio...,e, chegas as , por exemplo, 14 h e 30 m, encaminhar os visitantes pra os seus lugares. Secalhar venderam-se bilhetes mais caros, não «manifestados», saco para o Clube, se calhar por ordem expressa do Presidente, que pensou: antes mais dinheiro do que segurança.Se não como entender os n/ Directores de Segurança, com lapela, para quê? Para mostrar? Vaidades e money. Cresçam Srs Presidente e seus adjutos.DR.
Lá está de volta o sr. DR com as suas lamúrias e invejas... Já estava com saudades!
Concordo absolutamente que a organização do jogo teve as suas culpas.
No entanto isso não devia ser motivo para o sr. DR vir para aqui levantar suspeitas sem qualquer tipo de fundamento sobre o carácter das pessoas que diariamnete sacrificam as suas vidas em prol do clube, e que são cada vez menos infelizmente!!!
Esta frase é fantástica e diz tudo:
"Secalhar venderam-se bilhetes mais caros, não «manifestados», saco para o Clube, se calhar por ordem expressa do Presidente, que pensou: antes mais dinheiro do que segurança.Se não como entender os n/ Directores de Segurança, com lapela, para quê? Para mostrar? Vaidades e money. Cresçam Srs Presidente e seus adjutos.DR."
Se o DR estivesse por dentro da realidade sabia que há certos jogos que nem dão para pagar às forças de segurança quanto mais a stewards... A GNR é responsável pelo recinto (até porque em todos os jogos fica com as chaves de todas as entradas) portanto como deve compreender são eles que asseguram a segurança dentro e fora do relvado mas parece que se esqueceram de parte de fora...
Podia alongar me ainda mais mas acho desnecessário... Já estou ansioson por ver este senhor assumir os destinos do nosso clube...
PS: Se o restaurante Estádio é do Abílio (penso que seja o inquilino!)ou não, não sei.Só sei que fazem lá um cabrito à maneira!agora aproveite e vá lá comer a ver se isso lhe passa...
http://claques-portugal.blogspot.com/2007/12/liga-vitalis-freamunde-1-1-vizela.html
Sabem, cada vez me desiludo e assim gosto menos de futebol! Dinheiro, intrigas, violência...enfim, uma sinfonia de coisas inuteis nesta vida!
Antes de mais, obrigado pelo comentário.
O seu comentário foi bastante pertinente pois fez-me mudar o que tinha pensado originalmente. Seria muito injusto, considerar apenas um clube da casa. Desta forma, nesta minha opinião, resolvi considerar o jogo em si.
Até aqui concordo consigo.
Não posso, porém, concordar com aquilo a que chamou e cito "idiotice e a estupidez colocar as culpas no mais fraco".
Antes de mais, não insultei ninguém, para merecer tal crítica.
Não sou adepto fundamentalista de nenhum clube
Por 4 (!) vezes considerei o Freamunde como positivo da jornada, sempre fundamentadamente.
Por tudo isto considero muito injustas estas críticas que me foram dirigidas.
Gostaria ainda de dizer, que o meu blog é um espaço de opinião onde todos podem comentar e debater ideias, tal como aconteceu agora. (Devido à sua sugestão, mudei o que tinha inicialmente pensado)
Cumprimentos