jan
10
Em Maio do ano transacto a revolta alertou para o perigo de desmoronamento da casa junto à 'Mariazinha', que constituía um grave problema de segurança publica. Finalmente a casa foi abaixo, e com ela o perigo que potenciava, desta forma a população Freamunde ficou mais segura e agradecida. Para a memória fica o vídeo desta casa assombrada bem no centro da nossa cidade que 'aterrorizou' a população durante meses... Quem não tem meio de meter água é a nossa eterna futura piscina, e numa toada de memórias deixo-vos o cartoon que continua actual!
A nova explicação está fundamentada no facto desta obra já estar a cumprir o novo regime de velocidade em zonas urbanas, ou seja, está a cumprir os 30 L/mês... portanto ainda teremos muito que esperar até a piscina ficar cheia...

Viva Freamunde!
Viva o aumento mensal das pensões!
Fiquei contente quando vi que finalmente a casa que estava praticamente a cair foi destruida!
Tenho pena é de as piscinas ainda não terem aberto...ficamos á espera!
Bom resto de semana!
A REVOLTA NÃO DEVIA OPINAR
É A MINHA OPINIÃO
DEVE LANÇAR PARA DEBATE ASSUNTOS DO INTERESSE DE TODOS NÓS
UM DIA DESTES NÃO TEMOS NADA QUE NOS LIGUE AO PASSADO DA NOSSA TERRA
O DONO DO TERRENO DEVIA SER OBRIGADO A CONSTRUIR UM URBANIZAÇÃO DE CASAS TERRENAS PORQUE SE VENDER O TERRENO (AFINAL O CRIME COMPENSA) PARA FAZER UMA AVENIDA PARA A FILIAL DA IBERMETAIS
SÓ SE O PEDRO PINTO CONVENCER O TIO A VENDER O TERRENO DE SUA CASA PARA AÍ SE FAZER UMA AVENIDA A SÉRIO
ATÉ JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
INFELIZMENTE EM FREAMUNDE, UMA REVOLTA TEM QUE FAZER TODO O TRABALHO, OU SEJA, LANÇAR OS DEBATES E OPINÁ-LOS SOZINHA...
OBRIGADO POR DEIXAR A SUA OPINIÃO, SINCERAMENTE
A REVOLTA
Casas terrenas no centro?!!
Uma avenida ficava bem, e sobrava espaço na mesma para construir algo.
Sei de fonte segura que houve a hipotese de se contruir ali uma nova igreja, que eu discordo completamente. O problema é que o dono do terreno pedia uma quantia exurbitante!!
Bem hajam revolta!!
Uma igreja??!!
Só pode ter sido a ideia de um burro!!!
Por acaso sei tb que essa ideia surgiu mas nao tem jeitinho nenhum...já temos poucas igrejas!!!
naquele terreno nem mato havia de nascer
era expropiá-lo á moda antiga pelo custo mínimo para esse tal senhorio não ser lambuzão
Temos muitas igrejas? Temos uma igreja e duas capelas! Não confundas uma coisa com outra. E pelo teu discurso nota-se que não vais à missa. Deves ser daqueles que só lá vão para pedir favores, tipo casamento e baptizado!
Se algumas vez tivesses ido a missa cá vias que não há condições minimas para quem lá está. Uma igreja nova é necessária, seja nesse local seja noutro qualquer!
Cada vez vai menos gente a missa! Era gastar dinheiro desnecessariamente!
Saudações Freamundenses
Espero sinceramente que não se deite fora esta opurtunidade de ligar o centro de freamunde á zona do rio
Como!!???
Sinceramente, não sei, ou melhor tenho a minha opiniáo.
E porque não lançar maos á obra e democráticamente lançar uma discussão pública sobre o assunto e recorrer aos nossos cocidadãos (POLITICOS) e desafialos a unirem-se em torno desta causa e porem de lado uma vez na vida as cores politicas e arrnjarem uma solução para o BEM DE FREAMUNDE.
Já agora para quem pensa que o dono do terreno não vai tentar "facturar" uns cobres valentes com a situação que se desengane, quem não o faria.
Abraços
Em que mundo vivem? Cada vez vai menos gente à missa? Não há muito tempo uma missa de sábado tinha gente até fora da igreja! O salão aos domingos enche!!! 700lugares repletos e gente de pé! Antes de falarem pensem no que dizem.
pelos vistos o crime compensa
os cobres que vai facturar deviam estar amaldiçoados
existe no concelho uma associação que zela por estas casas únicas (senhoriais e outras) que deveria ter alertado para que se construisse uma casa nova aproveitando aquela fachada
ou pensam que se a casa fosse por ex. do carlos felgueiras (bem haja)
numca teria ido abaixo se assim o pretendesse?
fizeram uma casa nova ao joão barbeiro e depois fazem uns passeios nesse local mais largos que a própia estrada e ainda por cima de sentido único
sabem de quem é esse terreno?
nem vos digo nada
É LAMENTAVEL Q CONTINUEMOS A VIVER NUMA SOCIEDADE ONDE SE MISTURA RELIGIÃO COM POLICA E COM INTERESSE PUBLICO.
JÁ AGORA E PORQUE N TB UMA IGREJA NOVA PARA TODAS AS CONGREGASSÕES RELIGIOSAS CÁ DO BURGO!
TIPO: PEGAR NAQUELE ESPAÇO E BEATIFICA-LO!
JUIZO PRECISA-SE
Se essas religiões o entenderem porque não?!?!?! Amigo, pode não querer acreditar, não ser crente, estar a marimbar-se para aquilo em que outros acreditam, mas numa sociedade livre tem de respeitar a opção e crença daqueles que decidiram ter fé! Estes, do qual faço parte, podem e, se houver condições, devem poder querer um espaço digno para a prática do seu culto. Foram construidos não sei quantos novos estádios para aqueles que gostam de futebol! Qual o problema de se construir uma igreja? Se formos a ver, aposto que a Igreja serve mais gente que um campo de bola! Basta ver a luz que só enche de vez em quando!
é isso... mais uma igreja, mais uma centena de milhares de euros pra gastar! bota, a ordem é rica!!! ganhem juízo, peçam masé o dinheiro ao pápa que é o que nao falta no vaticano!!! só a cagadeira banhada a ouro onde o pápa senta a peida pra cagar deve dar pra fazer 2 ou 3 igrejas em freamunde e mais uma em ferreira e s calhar outra em carvalhosa... s ganhassem masé juizo!
Deves ser um ser humano fantástico! Tanto respeito pelos outros! Parabéns, deste prova exacta de tudo o que um freamundense não deve ser! Faz um favor ao mundo e vai viver para o meio dos animais
nao me venhas falar de respeito pelos outros... s faltei ao respeito a alguem foi ao pápa e a sua comandita do vaticano, mas pq eles tb me faltam ao respeito, a mim e á humanidade!!! sempre cheios de moralismos bacocos, e cada dia que passa acumulam mais riqueza... têm dinheiro suficiente para acabar com uma grande parte da fome e miséria!!! isso sim é FALTA DE RESPEITO!!! nao discuto fé com ninguem, mas fé é uma coisa completamente diferente da instituiçao igreja, nao s misturem as coisas! Esses senhores, altos representantes da igreja é k deviam ir viver com os animais para ver s aprendiam alguma coisa!!!
Permite-me uma pergunta: Só eles? Quantos conhecidos teus, que vivem na mesma terra que tu, que se cruzam contigo na rua, não t~em meios para ajudar nesse fim á pobreza? Se vamos por aí temos de criticar tudo e todos! Até tu, bem como eu, temos algo que podemos fazer e não fazemos, certo?
pois, mas em termos de responsabilidade social nao ponhas tudo na mesma balança!!!... nao sao os meus vizinhos que pregam falsos moralismos ao mundo inteiro... hipocrisia é o que tenho a dizer!
Concordo. Diz-me, restringindo apenas a Portugal, mas se quiseres abranger ao mundo inteiro tudo bem, quem é que melhor promove a igualdade social, nomeadamente através de acção social?! O estado? Ou a "imoral" igreja?
Mas esta discussão é infrutífera. Acho que o vaticano não tem de financiar a construção de igrejas. Tem mais valor algo conseguido do esforço pessoal e, no caso, comunitário, do que algo que é simplesmente dado. A construção de uma igreja, no meu entender, promove a coesão social (da comunidade cristã, claro) simplesmente porque aponta um fim comum.
E não se veja uma igreja só enquanto espaço de oração. Quantos miúdos frequentam a catequese? Terão as condições devidas? Frio de Inverno e quente de verão!!
pois... mas eu acho que é bem mais importante ter escolas em condições, unidades de saúde capazes de satisfazer na plenitude as necessidade da população, um pavilhão gimnodesportivo em condições etc.!!! enquanto não houver isso, acho que n vale a pena tar a discutir se havemos
de gastar dinheiro em igrejas, mas é claro que se for a comunidade cristã a financiar a igreja é obvio que nao me oponho... agora s for de alguma forma a junta ou a camara, o caso ja muda de questão! pq assim tb s deveria construir uma mesquita, um templo para os budistas, uma igreja do reino de deus, mais uma pós testemunhas de jeovas etc... é promover a igualdade!!!
Contudo é preciso não esquecer que 90%da população portuguesa tem ligações cristãs. Não é comparável uma seita com uma religião. Vigora a lei da maioria
90%?!? andas a fazer mal as contas... que eu saiba quem vai á igreja são cristãos praticantes, e quer me parecer a mim que esses nao totalizam
90% da população, aliás, de todas as pessoas da minha idade que conheço nao tenho conhecimento que alguma vá a missa, mas para não ficares triste digo te que talvez 5% das pessoas que eu conheço da minha idade vá á missa paí uma vez de 3 em 3 meses!!! e claro, estamos a falar de freamunde... se formos falar de cidades como porto ou lisboa nao sei se a percentagem será assim tao alta "5%" lol... mas já agora, numas coisas enaltece s a igualdade e noutras já é a lei da maioria... tá certo tá!!!
Isto parece luta livre americana!Anónimo versus anónimo!Caros efebos,crescam!Freamunde,a nossa querida terra,precisa de vós como nunca!Parece que vivemos no médio oriente,de um lado um povo já de si bastante pobre,mas que luta pelos seus ideais,acho muito bem...no outro lado da barricada,o povo israelita,o povo judeu,que ao longo de vàrios séculos,foi massacrado,por todos os tiranos que a história mundial conhece...sou contra a violência,sempre o serei,até morrer...mas no meio desta confusão toda,acho que o mal destes povos do médio oriente,tal como no resto do mundo,a minha opinião sincera,é que a religião é o mal do mundo..tenho a certeza que sem religião,o mundo era bem melhor!Bem haja Revolta dos Capões..nunca desistam!
falei em ligações cristãs, ou seja, de uma maneira mais pessoal ou mais distante, identificam-se nos valores cristãos, são crentes, independentemente de irem á missa uma vez ou 50 vezes por ano.
quanto ás pessoas da tua idade (suponho que sejas novo, estão no seu direito, mas duvido que sejam apenas 5%...por ventura serão 5% dos teus amigos, mas não duvides que, em Freamunde, há muitos jovens que frequentam a igreja.
Importa referir que não estou a interpretar esta conversa como uma luta, mas apenas como um diálogo!
E continuo a achar que, se a comunidade cristã assim entender, faz todo o sentido uma nova igreja nesta cidade, seja financiada, directa ou indirectamente,ou não pelo vaticano.
Já agora, se o estado financia campos de futebol porque não há-de ajudar a edificação de uma igreja? Há gente que não liga nada de nada á bola e que, mesmo assim, não deixa de pagar impostos!!! Parece-me legitimo querer semelhante tratamento em relação á igreja!
ó pá! não nos finaciam um relvado sintéctico quanto mais uma igreja.
(que é como quem diz: o estado também benefecia a criação de grandes templos. Aliás o estado sempre beneficiou a consrução de grandes templos de tudo o que alienasse o povo. outrora a igreja, agora a bola e o consumo)
agora vamos andar a utilizar o erro que foi a construçao de novos estádios como desculpa para tudo?! qtas igrejas foram construídas entretanto?! e lá o templo de fátima?! mas como dizias anteriormente "prevalece a lei da maioria" então bota a construir um novo estadio em freamunde já que vao mais pessoas á bola do que a igreja!!! já agora... esses jovens ( crianças) que frequentam a igreja (catequese) nao serão obrigados pelos pais, pergunto eu?!? mesmo alguns adolescentes e jovens adultos são obrigados (sei de alguns) qto mais as crianças... mais um caso de igualdade promovido pela igreja, do genero, vamos apanha los enquanto são novinhos ( e não têm capacidade de decisão), fazer lhes uma lavagem cerebral com propaganda... ahh deus e nossa senhora e tal! faz me lembrar o que certos regimes faziam com os seus jovens! ahh e é claro que dps vêm vcs com as estatisticas das ligações cristãs... claro desde a infancia que os miudos levam com propaganda cristã... se pegassem nesses mesmos miudos e lhes dessem propaganda judaica eles agora eram judeus!!!
Quando em Freamunde forem mais pessoas á bola que á igreja avisa! não tens noção das coisas. Falas do que pensas ser verdade.
Já agora, se os teus pais nunca te deram direito de escolha, não culpes o mundo. Pessoalmente sempre pude escolher entre frequentar ou não a igreja. E nunca isso me diminui o espirito critico.
O teu grande argumento ("se pegassem nesses mesmos miudos e lhes dessem propaganda judaica eles agora eram judeus!!!"), pode ser aplicado, segundo me parece, a tudo. Que tal eu pensar assim: Vamos educar o puto a ser assassino ! é só uma questão de educação, segundo o que dizes! Sartre disse um dia: "Não importo o que o mundo faz de nós, mas aquilo que nós fazemos com o que de nós fizeram". mais coisa menos coisa é isso.
Tens o teu direito de não quereres frequentar igreja. Não tens é o direito de colocar tudo em causa! Imagina o mundo (cerca de 1 bilião de crentes) a deixar, de um momento para o outro, de acreditar. Que aconteceria? Deixava de estar alienado? Claro que não! Procurava imediatamente outros deuses! Porque? porque o homem não suporta os seus limites, precisa de transcendencia! Sem os ideais cristãos, o mundo seria uma completa anarquia! os direitos que hoje tens decorrem em grande medida da igreja! Vives num mundo assente sobre valores e principios cristãos, quer queiras quer não!
caros amigos e revolta
ha mt tempo que nao teço qq comentario neste blog apesar de frequentement o visitar. isto deve-se ao facto de alem de cada vez mais ser, tal como o caro amigo pedro referiu, uma luta de anonimos, por vezes sao feitos comentarios insultuosos... para quem inda n deu conta este espaço n tem como intençao a propaganda politica, ou a batalha entre cidadaos.. apenas tem como objectivo a discussao de ideias q proporcionem uma cidade melhor!
tenh tambem a dizer q infelizment muitas mentes ja se pronunciaram aqui em forma de desagrado com aspectos a decorrer (exemplo dos ecopontos no centro...) mas o q e certo e q "supostamente" todos eram contra... mas no final ninguem mexeu uma palha... agora estao aqui a misturar politica, religiao, e oportunismo... sem duvida e essa discussao de ideias a mais favoravel!!! n se trata do numero de catolicos q vao a missa ... mas sim das condiçoes existentes... n se trata de ganhar dinheiro com o terreno... mas do proveito q este vai ter... n se trata de cores politicas... mas de um trato de cidadaos para um futuro mais promissor!!!
bem hajam
joao campos
Mas que grande confusão, amigo anti-igreja!
1º Se há mais pessoas no futebol ou na Igreja.... isso nem lembra ao menino Jesus... aquele tipo que veio à Terra dizer barbaridades como ama o teu próximo, que horror!!!
2ºFátima, eu sou cristão activo e sou um acérrimo critico de algumas atitudes da igreja, e no caso de Fátima, sou completamente contra toda aquela hipocrisia que lá se vive, é a pura idolatração de uma santa e não a crença no amor de Deus...
3º Jovens obrigados na catequese... não te vou dizer que não há, porque os há, como existem no futebol, na musica, na escola e no trabalho(infelizmente). E não culpes a Igreja, mas o amor dos pais, que tentando dar aos filhos uma educação que acham melhor para eles, os obrigam-nos, de forma errada, a frequentar a catequese (tal como aconteceu contigo, mas ainda não entendeste, devias ter prestado mais atenção ao cromo do(a) catequista), tomando os filhos depois atitudes de revolta contra a Igreja, que não lhes quer mal, nem nunca quis... ou será que uma simples hora em 7 em 7 dia, na qual se fala em perdoar e amar o outro, é assim tão ofensivo...
Eu sou católico e já assisti a sessões de outras religiões e não morri, nem fiquei doente, nem revoltado, mto pelo contrário, cresci como pessoa ou perceber outra forma de ver o mundo
4ºCultura, sabes o que é? Ninguém te obrigou a ser Freamundense, mas qdo a tua consciência se formou podias ter mudado para pacense... Portugal tem raízes católicas, sabes? Sem os católicos não existia Portugal. Mas estamos num estado de direito e laico, ou seja, és livre de decidir! O nossos pais tentam sempre oferecer a melhor educação possível, contudo, com o nosso crescimento, nem sempre as hipóteses q nos foram propostas são aceites por nós.
O problema é que no nosso mundo, as pessoas não gostam de pensar, aliás retiraram filosofia como disciplina obrigatória... lá se vai a propaganda que faziam na escolas para obrigar as pessoas a pensar... era uma animalidade!!!! Assim caro amigo deixas de ser obrigado a pensar e ouvir coisas bizarra como o anónimo amigo (um abraço) te disse...
O problema é que a Igreja é horrível, ditadora, e muito mais.. mas quando os revoltados de boca que nunca metem lá os pés, querem casar aparecem por lá.... porque é giro e fixe... Deus, Jesus, o Padre (o ditador) e os catequistas (inquisidores) que se lixem, o que queremos é festinhas para os meninos e o resto é conversa ou ditadura...
... para não falar da hipocrisia do Compasso da Páscoa... é giro...
Só um duvida, se colocássemos miúdos na Religião Siq, será que eles seriam siquistas? Temos que rever estas situações, eles também devem ser ditadores...
Peço imensa desculpa pelo tom irónico e ofensivo, é que não sou hindu e muito menos o Ghandi... sou um católico, comuna e pecador...
Um abraço