mai
14

Freamunde sempre se notabilizou pela audácia e pelo liberalismo cultural!
Contudo ainda persistem aspectos que no meu entender devem ser mudados!
O último século trouxe ao mundo um novo ser actuante e interveniente, a mulher. Mas apesar de ela ocupar um papel cada vez mais activo na nossa sociedade, existem lugares onde a sua presença é menosprezada e negada. Não vou falar da Igreja, embora muito se poderia dizer acerca da postura elitista e autista dos seus governantes que teimam em não aceitar a mulher como sua esperança para as gerações futuras.
Trago à cena duas situações do panorama Freamundense, e não querendo tirar o brilho e a elevada importância das instituições, estas são justificadoras da reflexão e do debate de todos. Falo da Comissão de Festas Sebastianas e a Banda de Musica de Freamunde.
É sabido por todos que estas instituições vetam a entrada de mulheres nas suas fileiras, sob a justificação da continuação da tradição, visto que existem excelentes musicas em Freamunde, e mulheres capazes de dinamizar e gerir eventos como as Sebastianas!
Será justificável no séc. XXI o afastamento feminino destas instituições?
Deixo a questão a todos aqueles que amam esta terra, e fica a oportunidade para as Freamundenses mostrarem a sua revolta perante esta desigualdade.
Vivam as Freamundenses,
Viva a Banda de Musica,
Vivam as Sebastianas,
Vivam as fanecas do parque...
a revolta precisa de actualizar o link do scfreamunde...
VIVA A REVOLTA!
CONCORDO PLENAMENTE.
A PRESENÇA DE MULHERES NA COMISSÃO DE FESTAS SEBASTIANAS SERIA UMA MAIS VALIA.
Barrar o acesso de mulheres á banda é, para além de tudo mais, inconstitucional!
acho mt bem...
nao tem logica nenhuma as mulheres nao poderem participar nas actividades!!! tambem somos humanos!!!
quanto as sebastianas, nao sabia a razao pk as mukheres nao podiam ser festeiras, mas quanto a banda da musica sem que e por causa do presidente da junta!!!
E um machista de primeira!!!
Se exitir em Freamunde a melhor executante nacional de um qualquer instrumento e que queira fazer parte da banda não entra, um musico de 2ª (homem) entra.
Caricato (no minimo)!
E se o Exmo. Sr. presidente da banda se dignar aprsentar as razões que levam á exclusão feminina, aí é que a coisa se torna ridicula. È que o Sr. tem medo que haja envolvimentos amorosos entre elementos da banda, esquecendo que estamos no sec. XXI.(e que entre pessoas do mesmo sexo também pode haver...)
Qunado o avisarem que até á mulheres que fumam vai dar-lhe uma coizinha ruim...
E qual seria o problema se elementos masc. e fem. da banda se embrulhassem???!!!! normal nao?!!
dasss!!!
é preciso entender que há coisas que são só para homens, e as sebastianas é uma delas... acreditem no que digo...
NÃO ME DIGAS QUE AS MULHERES NÃO PODERIAM FICAR COM A RESPONSABILIDADE DE ORGANIZAR A PROCISSÃO,LEILÕES, ETC...
PENSO QUE PASSARÁ PELA ASSOCIAÇÃO DAS SEBASTIANAS A RESOLUÇÃO DESTE PROBLEMA.
EM RELAÇÃO Á BANDA TEMOS QUE TER CUIDADO COM AQUELES MOÇOS QUE SE ROÇAM NAS CACHOPAS NOS DIAS DA MARCHA E DE OUTRAS ROMARIAS
CUIDADO MUITO CUIDADO
O PRESIDENTE SABE DO QUE ESTOU A FALAR
É ridículo pensar que as sebastianas só podem ser organizadas por homens. Há pessoas capazes de as organizar, e pessoas incapazes, independentemente de serem homens ou mulheres.
Para além disso, já começa a ser difícil encontrar homens dispostos a integrar a comissão de festas e a trabalhar para elas durante o ano todo, e isto enquanto há mulheres que gostariam de estar lá.
nao tem nada a ver!
tanto podiam ser mulheres como homens!
A isso chama-se MACHISMO!!!