jul
21
É redutor classificar seja lá o que for. Principalmente no que a gostos diz respeito. No ano passado, mais precisamente no dia 10 de Julho, no palco das Sebastianas animavam-se os novos festeiros. Pela juventude de muitos, não foram poucas as vozes que sentenciavam ali mesmo as festas de 2008. Hoje, quase uma semana após o fim, quantos terão coragem de manter as suas sentenças?
Sem entrar em profundos detalhes, as Sebastianas 2008 foram um sucesso. Ouvir os nossos visitantes, gente que 355 dias por ano detesta Freamunde, entoar o nome da nossa cidade em perfeito delírio é uma satisfação imensa e a prova de que as nossas festas destoam por completo das restantes. São feitas do suor freamundense, saem da nossa alma colectiva para brilhar no nosso orgulho.
Pode criticar-se o cartaz musical. Pode considerar-se que o (muito!!!) fogo de artificio é dinheiro mal gasto. Pode achar-se que manifestações religiosas estão fora de moda no relativismo de nossos dias. Pode pensar-se que as festas mais não promovem que a degradação juvenil e moral… Mas não podemos deixar nunca que se pense que estas nossas festas não são, efectivamente, as melhores do mundo. E porquê? Precisamente por serem as nossas.
A ameaça de chuva (que já é uma tradição) não afastou a folia acumulada durante o ano e, uma vez mais, a noite, iniciada na sexta, só terminou na manhã de quarta, numa cama qualquer ou… na casa de banho mais próxima para redimir os exageros…
Sem menosprezar seja lá o que for, e apelando ao gosto pessoal, gostaria de destacar o tapete da procissão (fruto de mãos freamundenses sob um sol abrasador), a sempre calorosa actuação das Bandas (Freamunde e Trofa) e o magnifico fogo, a lembrar (e, para mim, a superar) os velhos tempos do fogo de cana. Aquele final foi divinal…
Não há necessidade de muitas mais palavras. As Sebastianas têm de ser vividas, não sendo passíveis de alongados comentários. Nem tudo foi perfeito! Mas quase. Viveu-se Freamunde.
Parabéns à Comissão 2008 e boa sorte para a de 2009
Já agora, um pequeno comentário para o nosso centro. As obras que ali vão ser efectuadas têm impreterivelmente de trazer mais luz àquele espaço. Só com os arcos das festas é que percebemos bem a importância daquele local.
O fogo de segunda-feira
I like the way you wrote this kind of blog.
loans for people with bad credit
So that those who will accidentally visit your site will not waste there time with this stupid topics.
ate que enfim!!!!!!!!!!!!!!!!
esperamos que seja para continuar
bem hajam revoltados
Um bem haja para todos quanto contribuiram para as «Sebastianas».Porém não poderei deixar passar em claro o «deserto de ideias» que coloriu o «cortejo».Com efeito foi desolador, confrangedor,e, até, nem era necessário génio, para, face a tantos temas que poderiam ser objecto de adorno, sociais, culturais,integrarem o dito.Paciência.Para o ano há mais e, já agora, a prença, nessa altura, desta actual preocupação. Viva Freamunde.JR
Òh Verney inglês, fuck you-JR
Òh Verney inglês, fuck you-JR, agravado pelo decurso do «time».Congratulations.JR