O que não vale ser freamundense e saber exactamente onde este fica!!!
Estranho não é. Mas imagina-se agora na pele de uma normal pessoa que até tem uma vaga ideia sobre a localização desta modesta e pacata cidade de Freamunde. Certo dia acorda com aquele terrivél sentimento de sair de casa, meter-se no automóvel e zarpar para Freamunde. Até aqui nada de novo, porque quem de nós freamundenses, nunca sentiu aquele arrepio de correr para freamunde para saborear este prato delicoso chamado Freamunde?
Então esta normal e simples pessoa faz-se à estrada a toda a velocidade e por azar tinha ouvido falar numa tal A42, ligação rapida entre o IC24 e estas bandas. Ao entrar pela A42 sente que Freamunde fica ali por perto, e vai seguindo, vendo as placas anunciar: Sobrado, Rebordosa, Água Longa, Alfena, Agrela, Santo Tirso. Mais à frente, logo após a subida da serra da Agrela, o aroma Freamundense aumenta, apesar de um odor fedorento o acompanhar vindo de outra cidade o qual o nome não podemos pronunciar, por agora. E vê placas e mais placas dizendo: Seroa, Frazão, Sobrosa, Paredes Norte, PF, PF Norte, PF Oeste, PF de Costas, PF de Lado, PF por Baixo, PF assado, PF com almodegas, PF também servimos ao Domingo... tudo e mais alguma coisa sem nunca proferir o nome de uma jovem e bela cidade que fica bem perto dali comparado com todos os nomes citados, chamada Freamunde.
E a nossa pessoa vai até ao fim da linha e nunca viu Freamunde em lado nenhum, Freamunde não existe, pensa ela, até que na tristeza do desejo insaciado vê na rotunda do fim da linha, uma placa Amarela e minúscula que diz timidamente e em tom muito rouco e baixo: pzzzt Freamunde, siga por aqui.
Na A42, Freamunde não existe, mas para regozijo de todos os Freamunde existe na rotunda de Ferreira/Sobrosa um minúscula e amarela placa que nos enche de Orgulho, obrigado AENOR e obrigado Pedro Pinto.
Se outrora eram barcos e navios que desapareciam no Triângulo das Bermudas, agora existe no Norte de Portugal uma Auto-Estrada que engole cidades. Cuidado, porque se hoje foi Freamunde, amanhã poderá muito bem ser a sua. A A42 está esfomeada e quer devorar o sua cidade.
E a revolta não recua
Viva Freamunde
Vivam os Finos do Mota
Vivam os Planatos da Feira
Enviar um comentário