O Grupo Castanholas foi criado em 2005 e faz parte da Associação Pedaços de Nós. Os seus trajes são inpirados nos operários dos anos 30 da Fabrica Albino de Matos onde eram feitas as castanholas. E foram estes trabalhadores que em jeito de ocupação dos tempos livres iniciaram esta tradição que se perdeu no tempo, mas que pelas mãos deste grupo freamundense voltou a ser revivida.
Terminamos com este belo poema proclamado pelo Sr. José Alves, no programa Praça d’Alegria:
Ser um bom castanholeiro,
Não é só quem toca bem,
É quem toca o dia inteiro,
Sem incomodar ninguém.
Quem quiser juntar-se a nós,
Tem a porta escancarada,
Somos pedaços de vós,
E boa rapaziada.
Viva Freamunde,
Vivam os Castanholas,
Viva a nossa poesia.
Eis um excelente exemplo da cultura popular que tanto honra e enriquece Freamunde.
Um bem haja à Associação Pedaços de Nós pelo magnífico trabalho que tem desenvolvido em prol do renascimento e revitalização da cultura e das tradições de Freamunde.
OBRIGADO!!!
O pedro vizinho é o maior!!!
È sim senhor!!!
È ve-lo todo curvadinho. :)
Bom dia
Se calhar não era preciso, em virtude de todos os freamundenses já terem conhecimento, mas de qqr forma é de salientar o trabalho de todos os "castanholeiros", fazer uma homenagem ao julio, e claro está elevar o nome do maestro, o Pedro Ribeiro, para alguns como o caso do jymm´s 2000, e no meu caso tb o Pedro Vizinho. Há a salientar além do trabalho de maestro, o trabalho de recolha de informação, quer na escolha e arranjo das musicas, quer na propria recolha de tecidos e confecção do vestuário que é usado por este grupo.
Bem haja
Por Freamunde
Excelente trabalho!
Lindo, lindo, lindo!!!
Parabéns para o grupo, para a associação e para o maestro Vizinho!
Só dá vontade de parafrasear o Espadinha dizendo: “Tremeu, tremeu… TREMEU e disse: AQUI É QUE É FREAMUNDE!!!”
castanholas muito boas merecem o nosso aplauso. em freaunde nao havera mais nada. gtf. banda marcial. bombeiros er mais
Em resposta ao ultimo post. Caro "anonymous" em primeiro lugar queria dizer que não pertenço à edição deste blog. Considero-me um "revoltado" como todos os que postam e passam por cá todos os dias. O que percebo é que muitas das vezes as pessoas que estão á frente deste blog ou por não terem conhecimento da realidade ou realizações ou por não estarem por dentro das varias associações que felizmente existem em freamunde não fazem posts relativas a elas. è necessa´rio que todos os freamundenses colaborem e que mandem sugestões para o mail indicado afim de todos termos voz neste blog e assim podermos ler acerca das varias associações e acontecimentos que por cá existem
cumprimentos
por freamunde
Em resposta ao anonimo, fica aqui uma correção: a banda de Freamunde não é marcial, chama-se Associação Musical de Freamunde.
Pela maneira de escrever penso que esse anonimo é o mesmo que num post anterior reclamva destaque para uma associação qualquer, penso que os Bombeiros. Ainda não aprendeu que é preciso agir?! Quer ver descutidas essas associações? Pois bem, faça como o Por Freamunde lhe aconselhou. Não fique é aí sentado à espera que a vida aconteça sem voçê se mexer.
E lá se foi um antro de drogados!!! Ardeu a casa que o Renato tinha no centro e que era uma das vergonhas de Freamunde. Agora espero vê-la demolida para que não exista o perigo de ela desmoronar. Finalmente há possibilidade de ali fazer um arranjo!!!
Provavelmente o incêndio numa habitação mais positivo de sempre!!!
Sem dúvuda! Foi o que melhor aconteceu esta semana, um incêndio de louvar, se foi fogo posto os meus parabens a quem incendiou,visto que sr. renato recusava-se a deixar aquela especie de casa, um autentico mamarracho que só estava ali a estorvar! Agora falta incendiar mais umas quantas em Freamunde, caso do antigo pronto a vestir Green Shop, junto a capela de s. Francisco, uma autentica vergonha, incendiario ponha mãos à obra!
Prefiro aqueles que vêm para aqui com insultos gratuitos a estes que incentivam supostas actividades incendiárias (bom mesmo era que não viessem nem uns nem outros)!
Uma vergonha este post anónimo!
discordo do henrique gomes,de facto em Freamunde há uma serie de edificios que são uma vergonha!!!
O sr. Henrique gomes deve ser a favor de alguns magnatas de Freamunde que deixam as casas ruirem, terrenos em completo abandono, e muitos deles em pleno centro! Tudo isto porque, como não estão necessitados de dinheiro e pedem balurdios para os venderem e,claro os interessados não são burros não compram, depois é ver situações vergonhosas, nem vale a pena enumerar.....pronto,fica só um exemplo de uma casa bem perto do Teatro.
Antes de mais os meus paravens ao ou aos autores des espaco, sem duvida exelente...
Gostaria Antes de mais de Prestar uma serie de esclarecimentos alguns ja aqui disipados em alguns comentarios mas outros nao o que me deixa bastante trsiste e desagradado...
1- O grupo de Castanholas de Freamunde esta incerido nun vasto leque de iniciativas que vem sendo promovidas, por uma associação chamada Pedaços de Nós, sem a qual este mesmo n existiria.....
2- Nao acho de todo a forma certa como a mesma associação aqui esta a ser retratada, visto ela n ser uma pessoa como aqui se tenta fazer crer mas sim um conjunto de pessoas, sem las nada daquilo que hj se ve seria possivel...
3- Para todos os membros, inclusive para o Pedro Vizinho os meus mais sinceros paravens força continuem em frente freamunde presiza de vc's....
Nao sei bem pk se fala aqui da casa do senhor Renato Magalhaes, sera que este ultimo incomoda assim tanta gente para que se espalhe tanta alegria com um acontecimento sempre trsiste como um insêndio numa casa, n se esqueção, que a pessoa em causa perdeu muita coisa, roupa bens pessoais recordacões, pedaços de uma vida.
Para quem n sabe chegar fogos ou mandar chegar e crime, congratularsse com isso e ainda pior e estupidez... por isso e bem melhor não ler certos comentarios tão lunarticos, ganhem juizo...
Eu nem sequer sou a favor da propriedade (privada) de terrenos ou habitação (antes que me chamem comunista, que eu não me importo, alerto que esta opinião é partilhada por Marcelo Rebelo de Sousa, insuspeito portanto)!
Se há edifícios que são uma vergonha, e o seu estado põe em causa a segurança de todos, é aos governantes que cabe solucionar o problema no cumprimento estrito da lei.
Devemos reivindicar essa atitude de quem nos governa ou acender o fósforo?
ao sr. filho da puta que ficou satisfeito por ter ardido a casa do renato gostava de lhe chegar lume aos cornos
Ai...fiquei mesmo contente por ver este post! Gosto tanto das Castanholas e tenho orgulho de tocar lá! :)
Beijinhos*