"Cinco meses e sessenta milhões de euros depois, o Centro Comercial Ferrara Plaza está a deixar os lojistas ali instalados à beira de um ataque de nervos. O movimento de clientes e o volume de vendas não é o esperado e, ao mesmo tempo, sobram críticas à ausência de um canal permanente de comunicação entre as lojas e a administração do shopping.
A situação já fez com que a Globalshopping, empresa responsável pela administração do centro comercial, anuncie mudanças radicais, inclusive na sua própria estrutura interna.
(...)
O shopping recebe, diariamente, entre duas e três mil pessoas, de acordo com informações da administração. Mas essa média só permanece em função do fluxo de visitas aos fins-de-semana e aos feriados. Durante a semana, o volume de visitas cai drasticamente. “Temos um bom fluxo aos fins-de-semana, mas somos fraco durante a semana”, afirmou Mabílio Albuquerque."
Será que temos um novo Paços Shopping?!
Em vésperas da abertura de uma nova área comercial em Freamunde (Minipreço), talvez seja hora de reflectir sobre o impacto que as grandes superfícies têm sobre o nosso (decadente) comércio local que alega que, neste momento, a oferta é muito superior à procura e que, como tal, cada vez se tornam mais imprescindíveis os cortes com o pessoal.
Numa terra em que "dá gosto viver", que teremos nós a oferecer a nível de comércio? Será que dentro de uns meses se estará a repensar toda a política da superfície comertcial que agora chega por motivo de falta de clientes?
Que incentivos poderão ser criados em prol do comércio em Freamunde?
Consequências de um capitalismo que lentamente chega (e destrói) Freamunde. Será que temos possibilidade de reagir ou será que é hora de proclamar a morte comercial de Freamunde?
Tem que se fazer algo para apoiar o comercio local/tradicional?
SE sim o quê?
Apoiar como?
Monetáriamente?
Dar subsidios de sobrevivência?
Impedir que se implantem grandes superficies que para além de criar empregos também têm preços mais baixos e melhores horários de atendimento?
Só tenho perguntas...
A questão do comércio em Freamunde é muito complicada.
O problema não foi só a criação de superfícies maiores, foi também a melhoria dos acessos, com a autoestrada para o Porto era de esperar que o comercio local caísse.
Mas já antes da construção da nova autoestrada o comercio estava a decair em Freamunde, e no meu ver os principais culpados são os Freamundenses que, quer se queira quer não, deixaram de fazer compras em Freamunde. Como é que um estabelecimento comercial de uma terra tão pequena como Freamunde por manter-se aberto se nem os próprios habitantes dessa terra fazem compras fora dela?
O único exemplo de medidas que eu conheço é o exemplo de Vila Real(cidade onde estudo) que aos domingos proíbe as grandes superfícies comerciais de estarem abertas de modo a que só o comercio local opere.
É claro que se houver medidas de maneira a ajudar são bem vindas, esperemos que existam, é que não vamos esperar ver lojas abertas em Freamunde sem clientes mantidas pelos apoios da junta ou câmara ou do governo.
Abraços a todos!
Viva Freamunde!!!
Ah...e no sábado vamos dizimar o Bragança.... ;)
Há novidades para Bragança?
Algum tipo de coreografia para o jogo?
Vamos todos bem cedo para fazer uma grande festa antes do jogo
A brigata (ou melhor alguns Freamundenses) vai-se juntar hoje para fazer umas faixas e em principio(depende da resposta e dos preços) haverão uns pots de fumo azuis e brancos. O resto ainda esta por combinar na noite de hoje!!! Saudações Axuis e Brancas
estando a tratar-se de um assunto serio evm logo alguem introduzir o futebol. nao acham que demasiado
Realmente ter respostas a um tema tão delicado é complicado. podemos sempre perguntar porque é que os freamundenses deixaram de comprar em Freamunde. Será que foi pela qualidade da oferta? será que foi por caírem na moda do "comprar longe é que é bom"?
Parece-me que a desertificação comercial de Freamunde se deve, em parte, aos elevados (e exagerados) preços das rendas. É insustentável uma renda na ordem dos 800€, seja para que comércio for, ainda para mais numa cidade que se debate com uma crise de confiança dos consumidores com o seu comércio.
Além da questão das rendas há ainda o também delicado problema que é a rua do comércio. Com o fecho da Casa Gomes (pelos motivos trágicos que todos conhecemos), desapareceu o ionteresse daquela rua. Não entendo como é que um espaço como o antigo videoclub permanece vazio (e em destruição evidente). Situado na via central de Freamunde, com uma área ideal para um loja, realmente não se entende como é que não surge ali um negócio.
A meu ver a revitalização comercial de Freamunde passa por duas ruas: a rua do comércio e a avenida nova que leva ao posto médico. Tardam em surgir ali construções (e creio que todos sabemos porquê). Aqueles campos precisam, a meu ver, de dar lugar a habitações e lojas. Só assim pode haver comércio em Freamunde, isto, claro, aliado a uma mudança de mentalidade dos freamundenses. mas a mentalidade só mudará quando tivermos comérciop, quando tivermos oferta de qualidade e competitiva.
SERA QUE AINDA NÃO REPAROU , AMIGO ANONIMO, QUE NESTE MOMENTO É MAIS IMPORTANTE(PARA MIM E CERTAMENTE PARA MAIS ALGUNS) O SCFREAMUNDE DO QUE A ABERTURA DO MINI-PREÇO.
AGUENTE MAIS UM BOCADINHO!!!!!
DEPOIS DESTA EUFORIA O SENHOR JÁ PODE DEBATER TUDO O QUE QUISER.
Concordo com a Revolta, a revitalização do comércio em Freamunde passa por todos, comerciantes, consumidores e junta de freguesia. É mais que urgente proceder à recuperação dos edifícios em degradação no centro de Freamunde, melhorá-los e optimizá-los para o comércio; sensibilizar os proprietários para a necessidade de praticar preços de aluguer mais justos; promover comércio de qualidade e formas de o publicitar e cativar os consumidores, afinal de contas é só mandar fazer mais uns quantos cartazes de promoção.
Aos consumidores é preciso incutir o orgulho de comprar em Freamunde... mas só se pode fazê-lo depois de haver verdadeiro comércio de qualidade.
futebol+futebol e que e bom. os assuntos importantes ficam para de pois. porque se queixam entao
Já vi que o amigo ANONIMO não gosta de futebol, ou então não gosta do SC Freamunde! Tudo bem bem que o tema deste post é outro, mas tem que respeitar a natural euforia freamundense neste momento, não acha?!
Quanto ao tema em questão: o problema do comercio em Freamunde não é de agora, de há 10 ou mais anos para cá isto pouco mudou, está completamente estagnado, enquanto que em cidades vizinhas o comercio cresce a olhos vistos, caso de Lousada, Paredes, Vizela, e por muito que nos custe Paços de Ferreira também!
E quando eu vejo pessoas naturais de Freamunde a abrirem negocios com qualidade em paços (explo.petit patapon), quando em Freamunde não há nada, então eu digo para mim próprio: "não há remédio"
Força SC Freamunde!!
Neste campo o problema está mais do lado dos consumidores do que da oferta, as lojas fecharam porque não tinham capacidade para continuar abertas. Quanto ás rendas das lojas, realmente não se entende como é que uma pessoa(falo dos donos dos espaços) prefere ter um espaço desocupado e a degradar-se do que com um aluguer mais barato.
Mas a verdade é que em Freamunde só funcionam negócios que sejam de prestação de serviços, quando se trata de venda não resulta, ora vejamos, os estabelecimentos que continuam abertos são, cafés, restaurantes, bombas de gasolina, papelaria...agora quando se trata de venda de produtos não funciona porque as pessoas de Freamunde vão comprar fora.
A resolução do problema passa principalmente pela mentalização das pessoas no apoio do comercio local.
Por favor tentem avivar-me a memória, pois que eu me lembre, pelo menos de há 40 anos para cá todo o tipo de comércio a que nos referimos como sapatarias,pronto-a-vestir e mais, foi coisa que nunca deu, não digo com isto que não existiram, mas o seu tempo de vida foi sempre curto.
Será que Freamunde algum dia teve tradição nesse tipo de comércio ou será que o nosso povo é diferente dos outros (que somos)e já vamos aos grandes centros desde há muitos anos a esta parte
Mas diga-se tambem que a revolta já colocava um post dedicado ao dia de amanha... um dos dias mais importantes na vida do sport Clube Freamunde. Ta na hora meus senhores da peça principiar... Luz ao palco... Façam o jogo das nossas vidas.
Vou opinar como consumidor. Eu não compro por caridade e como tal procura o melhor serviço aos melhores preços. E por melhor serviço entendo variedade e oferta.
O problema do comércio local não é exclusivo de Freamunde, e nem entendo como possa ser questão para reflectirmos como se fossemos uma ilha... Esta questão faz-me lembrara a questão das salas de cinema... Também aí queemos qualidade e variedade de oferta, e o resto são histórias. A verdade é que quando consumimos fazemoslo para nós e não a pensar ns outros.
O comércio depende dos (bons) comerciantes!
Exemplos: JCA, Leal Junior Candeeiros (começou em Freamunde com um pequeno espaço), Panisilva entre outros...
O que me parece que não funciona aqui são as lojas de roupa e calçado, mas porque as apostas tambem não são fortes.
De resto, apesar de haver demasiados cafés e outros estabelecimentos do género, há variedade, e em alguns casos qualidade, no comercio local.
O mini-preço vai trazer a Freamunde pessoas de fora á procura de melhores preços e isso pode ser bom para o resto do comércio (excluindo talvez o do mesmo ramo, claro).
Caro consumidor só o sitio do mini-preço já é horrível para o efeito.
Será que em plena via nacional não haveria nada melhor do que 4 paredes ao alto.
Lá está os interesses económicos dos senhorios
Esperemos não vir a ter problemas com o trânsito naquele local, porque aí alguém de direito vai ter que responder por dar autorização pela abertura de um espaço destes naquele local e neste contexto a nossa Junta d freguesia tem culpa.
"...pela abertura de um espaço destes naquele local e neste contexto a nossa Junta d freguesia tem culpa.". caro anonimo desde quando a junta de freguesia é responsavel pela atribuição de licenças quer de construção quer de utilização... e para estes espaços é obrigatorio ter um parque de estacionamento, adequado ao numero de utentes previsiveis Se me pergunta se é o + indicado, certamente não, mas os investidores, neste caso o mini-preço, procura os lugares que mais lucros lhe dão, e quanto ao transito poderemos ter o mesmo problema que temos no centro por causa da aglomeração dos bancos e cafés. Agora não podemos esquecer que se este supermercado n fosse aberto em Freamunde certamente ia para uma das terras vizinhas, e quem ficaria a perder eram os freamundenses pq teriam de se deslocar pra fora de Freamunde como hoje fazem se querem ir ao Modelo e restantes supermercados. Tambem se repararmos, e em termos de pequenas mercearias elas vão sobrevivendo, com mais dificuldade naturalmente, mas por outro lado tambem há a criação de novos postos de trabalho.
Em relação ao ultimo paragrafo do post "Consequências de um capitalismo que lentamente chega (e destrói) Freamunde.", não vejo, neste caso,o porquê do capitalismo destruir Freamunde. Há investimento em freamunde - coisa q já não se via há alguns anos empresas de fora a investir cá, surgem novos empregos, a possibilidade de sermos visitados por outras pessoas e como já disse a vantagem de Freamunde ter uma superficie que sirva os freamundenses com qualidade e preços mais em conta ...
mas temos mesmo a mania que a Junta tem que resolver tudo, não? Para o MiniPreço se instalar ali teve que ter autorização da Câmara Municipal, do Ministério da Economia e do Insituto de Estradas de Portugal. E a junta não foi tida nem achada, nem tinha que ser... Deixemos de dizer disparates acerca das instituições que tantas vezes o Prdero grita lobo...
os comentadores abteriosre na generaridade tem razao. oque im~~nteressa aoblog e o futebol. os assuntos importantes para freamunde fiquam para segundo plano. porque sera
sera que o renato embora tenha o seu valor e a unica pessoa credivel e freamunde
O reneto por acaso tem uma credibilidade do caraças! tá a ficar meio apanhado da cabeça! POr acaso temos uma oposição altamente!!
ASSIM FOSSEM NA OPOSIÇÃO TODOS RENATOS
ISTO MELHORAVA E MUITO
A CONCELHIA DO PS É QUE NÃO QUER VENCER A JUNTA
COMEÇEM JÁ A TRABALHAR PORTA A PORTA , E DAQUI A DOIS ANOS FALAMOS
Caro por freamunde se me conseguires dize nalguma parte do meu comentário que eu estou contra o mini preço ser construido em freamunde peço desculpa embora me pareça que tu tenhas interpretado mal, agora quanto ao local em questão valha-me Deus nem se quer vos dou hipótese de termos uma discussão sobre isso.Falaste e muito bem do centro da nossa terra, mas vou-te avivar mais a memória temos a Maria José da fruta, temos a Ferpeças que até nem é longe do local que estamos a comentar,temos o stand a chegar ao nosso grandioso Estádio, mas só por que está mal não pode ser mais um, tem que se acabar com isto ou será pelo terreno ser de quem é.
E quanto áqueles que dizem que a Junta não tem nada com isto porei sempre a minha dúvida pois não me acredito que a câmara não consulte a Junta, pois o investimento é tão grande que em ponto de conversa estas coisas vêm sempre ao de cima ou não fosse tudo politica.
Viva Freamunde
Meus senhores afinal o que querem queixam-se que não á investimento em Freamunde, que estagnamos e quando é feito investimento mesmo assim têm criticas para com ele.
Queriam que o mini preço fosse para onde? para o pé do cemitério novo?Vá lá creçam um bocadinho quem investe tem que ter o minimo de garantias e vejam nas terras ao lado e de outros concelhos onde têm estas superficies concerteza que não são nos arrabaldes.O anonimo que colocou o ultimo post diz que nem se quer merece discusão o local onde foi colocado o minipreço e eu estou plenamente de acordo com ele,embora por motivos diferentes.A Maria José, Ferpeças não entendo o que queres dizer com isso o que têm haver com o minipreço,irá o minipreço fazer concorrência é provavel que sim mas são inerências da vida, mas a pensar assim nunca teremos comercio de qualidade em Freamunde.E essa desconfiança de tudo e de todos tem de acabar eu não sei de quem é o terreno mas pensar-mos que ele foi ali feito por causa de um proprietário essa é de mais vá lá cresçam mais um pouco e façam comentários válidos.
Alguem aqui falou no Renato quem é esse senhor,será aquele que está sempre contra tudo e todos que nunca fez nada por Freamunde,que quando fala nas assembleias de Frequesia todos saiêm da sala.
VIVA FREAMUNDE
Lamento muito, sou de Freamunde, com muito gosto e muito orgulho.
Vamos falar com seriedade, o que está a acontecer na nossa terra, é o que acontece em todas, mas temos que evoluir.
Aqui á uns anos no Porto foi a mesma coisa o comercio tradicional deixou de ter tantos cliente, mas também não querem trabalhar ao sábado, á semana até ás 8h, e nos dias de hoje as pessoas trabalham até tarde e quando vão ás compras já é muito tarde.
Freamunde está a evoluir como tal, adaptem-se á evolução.
APOSTO UM BOLO
DA JÚLIA DOS DOCES
QUE COMO ESTE FREIMUNDO
É UM ELEMENTO MUITO PRÓXIMA Á JUNTA
NÃO É QUE O RAIO DO HOMEM ESTÁ SEMPRE A FALAR DAS ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA ?
POR FAVOR MUDE DE NOME
FREIMUDO FICARIA MELHOR
JÁ CHEGA DE FALAREM MAL DO RENATO
Eu sou comunista mas tenho que admitir que não me revejo no comportamento do Sr. Renato! Ele é um cromo, e como dizia um anonimo atras, ele tá a ficar meio apanhado da cabeça! Implica com toda agente, nao é só na politica!!
para o senhor do pc eu se falo nas assembleias é porque lá vou ao contrario de muita gente que não vai como é o seu caso por isso não digo tantas asneiras como o senhor,além de que não sou mal educado.
Em segundo está enganado porque não sou proximo de ninguem da junta, simplesmente me preocupo com Freamunde por isso vou as assembleias aonde tento tirar todas as minhas duvidas ao contrario de síEm treceiro e para terminar tal como disse á pouco sou educado e nao falei mal do sr.Renato, simplesmente constatei um facto veridico que pode confirmar com quem vai as assembleias que tanto detesta.
desculpem mas isto mais parece a zanga das comades, lá interessa se de que partido se é, se se gosta ou não das pessoas.
Sejam grandinhos e pensem pela positiva.
Somos de Freamunde, temos que honrar a nossa terra.
senhor Frei-mundo tu que te dizes tão freamundense que até vais às assembleias para saber tudo sobre a tua terra não consegues ver o caos que há no trânsito junto aos locais aqui ditos (Maria José da fruta; ferpeças; stand pinhão).
Quanto ao à localização vens falar dos concelhos vizinhos não vás longe e fica-te pelo teu concelho e vê se essas ditas superficíes estão nos centros das localidades.
Que eu saiba o centro de Carvalhosa não é onde tu pensas muito menos o de Paços.
E se fosse para a beira do cemitério não era Freamunde (para ti talvez não)nós temos que crescer não é ficar tudo no centro ou então um dia vamos cair no mesmo erro que alguns e vamos construir um hospital bem no centro de Freamunde
Frei-mundo revolta-te com consciência
Com respeito a não conheceres o Renato vê-se a tua ignorância e falta de respeito para com qualquer cidadão seja de côr, raça ou ideologia, mas pelos vistos não és só tu o ignorante segundo dizes quando ele fala nas assembleias toda as pessoas se vão embora, mas fazem muito mal pois é com as asneiras dos outros que se aprende
revolta-te
para o anonimo,caso nao saibas o minipreço nao fica no centro de Freamunde fica tanto no centro como o lidl em paços de ferreira, como o intermarché em penafiel,como o modelo em lousada,etc,etc, mas tu concerteza achas onde está o minipreço é o centro,assim como a Maria José, o ferpeças etc mas estás enganado pois aí nao é o centro.Quanto a revoltar-me sim, com consciência claro, tento fazer sempre dessa maneira algo de bom e construtivo para a minha terra e discutir onde é o local proprio sem nunca me deitar a advinhar ou a criticar sem conhecimento de causa, algo que tu concerteza nao o fazes.O cemitério concerteza que é Freamunde, agora quem tanto quer que Freamunde cresça, que venham investir em Freamunde concerteza que nao irão para lá pois quererão um local mais central.Mais uma vez estas enganado eu conheço o Renato mais uma vez ao contrario de ti,mas mesmo assim tiveste que opinar, e claro a dizer asneiras, eu ao contrario de ti não insultei ninguem eu simplesmente comentei um facto real que se passa nas nossas assembleias, mas tu como nao vais as assembleias nao sabes, e dizes tu que te preocupas com Freamunde onde?????????Pelos vistos o unico ignorante aqui és tu.
E para terminar revolta-te contigo mesmo talvez aprendas algo de útil.
VIVA FREAMUNDE