Onde estarão os responsáveis?
Se uns lutam por embelezar Freamunde, outros deixam majestosos perigos à solta nas ruas de Freamunde. Desta vez deslocamos a nossa atenção para a edificação sublimemente degradada que se encontra em frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, o que ajuda. Caso a derrocada se dê, as vítimas podem ser prontamente socorridas pelos nossos soldados da paz, que não devem seguir a mesma linha de acção da nossa força policial que já permitiu um assalto na sua vizinhança, coisas que acontecem. Antes de iniciar esta crónica, ainda ponderei sobre a possibilidade destes monumentos ruinados poderem enquadrar-se num novo estilo artístico, um possível: Urb Ruin Art. Mas depois de muito tempo de reflexão, tipo 2 segundos, verifiquei que se tratava de porcaria arquitectónica, sem valor, a não ser que fossem reconstruídas. E por falar em reconstrução e modernização, em conversa com um amigo tive conhecimento de uma câmara que está a disponibilizar verbas para serem aplicadas na requalificação do centro da cidade, verbas aplicadas a fundo perdido… e nesse momento pensei: ‘seria uma atitude destas viável neste concelho? ‘… e de repente apareceu-me uma daquelas pombas do tipo divino que aparecem de vez enquanto que me disse:
… o clube deles está na 3ª divisão nacional…
E tudo se esclareceu. Tinha me esquecido que uma das principais actividades da câmara é sustentar o clube rival e pagar viagens gratuitas a ditos adeptos de bola, que de outra forma nem sabiam quantas balizas tem um campo de futebol. No meio disto tudo, nunca haverá verbas para requalificação, e haverão sempre edifícios que um dia vêm abaixo…
Por fim, realço na fotografia um pormenor muito interessante, o passeio que delimita a estrada e que serve para os peões poderem circular, tem neste caso outra função, serve para testar a sorte ou má sorte do caminhante que a todo o momento pode ser brindado com uma ou outra telha, caída do céu como um anjo ou como uma pomba divina…
Tenham cuidado
Viva Freamunde,
Vivam as Câmaras que apostam na população
Vá lá e já pensas-te que as casas têm donos???Nunca te ocorreu isso que antes de tudo é preciso criticar os proprietários, já te ocorreu que a camara e a junta já podem ter deligênciado nesse sentido,como é mais facil criticar o poder politico aqui vai disto,temos de ser mais sérios naquilo que dizemos e pensamos, embora concorde contigo muita coisa poderia ser mais celere e de rápida resolução mas temos sempre de ter em atenção que nem sempre as entidades competentes têm poder para resolver as coisas de maneira rápida
VIVA FREAMUNDE
Não têm, mas deviam. Quer seja sob intimidação ou o que quer que seja. Quando aquilo cair em cima de alguém é que se vão lembrar de falar com o proprietário...
Caro amigo,
Em nenhuma parte do texto citei a junta de freguesia, tanto na primeiro cronica, como na segunda. Por vezes, a ansiedade de defesa politica não é boa conselheira...
Quanto ao criticar os proprietários, estes são o alvo principal nas duas crónicas, se ler com atenção, na primeira frase é dito que ''alguns tentam embelezar Freamunde'' (pode incluir a junta com justiça) e ''outros deixam majestosos perigos à solta'', os outros são os proprietários, como é obvio. Tal como na primeira crónica se falava nos pretendentes...
Quanto à Câmara, achei conviniente falar em requalificação urbana, que é um asssunto esquecido nesta região. A ideia de dar apoios a comerciantes locais para requalificarem os seus estabelecimentos, de forma a renovar a face da nossa cidade, era uma boa atitude... mas é melhor ter a galinha amarela a voar na Superliga...
A revolta
Não foi citada a junta, é verdade, mas foi criticada a maneira como a câmara gere o seu dinheiro (nesse caso estou de acordo que é um absurdo o dinheiro gasto pela nossa câmara no F.C.P.F.). A verdade é que estas casas em questão têm donos, os donos não tem culpa que alguém se lembre e chegue fogo ás suas casas, e depois de tal acontecer, não é assim tão barata a demolição de um edifício. Esta questão que colocaste em relação ao perigo é bem verdadeira, mas não é assim tão simples. Não sabemos o que os donos tencionam fazer com as casas. Imaginemos que estão a juntar dinheiro para as restaurar?? E agora, como iria ser, iam deitá-las abaixo para depois as restaurar? Um exemplo disso é a casa que está em frente ao clube de vídeo, que esteve muitos anos a degradar-se a ser utilizada por toxicodependentes e agora tá a ser restaurada.
para a revolta, desculpa mas tanto num como noutro post nunca frizas-te os proprietarios os (outros)cada um entende como quer e se lermos o post até ao fim ninguem dirá que te estas a referir aos proprietários,em segundo não estou a defender cor politica simplesmente tenho conhecimento de causa em ambos os casos e porqué??porque me preocupei em preguntar a quem de direito se já tinham sido tomadas providências.Depois vem a ajuda aos clubes convem frisar que não é só paços que recebe que eu saiba Freamunde tambem recebe e não é pouco,mas desde já te digo que sou 100% contra esses subsidios quem não tem dinheiro não tem vicios.Em questão de ansiedade devias olhar para ti que criticas sem te informar minimamente.
VIVA FREAMUNDE
...Dou um doce a quem me informar o porqu~e de tanta rapidez em se contractar uma empresa privada para calcetarem, em tempo record, a travessa de madões.
....Isto é só rir!.....
Até agora aqueles que estavam quedos e mudos soltaram-se em defesa do poder instituido.
Enquanto se falou do Sr. Renato, que por acaso nem proprietario é, estavam silienciados e sorridentes.
Mas agora viram-se contra o post da revolta!
Viva a vassalagem!
..ok, tomei mesmo agora um anti-depressivo...
Penso que não é preciso muito conhecimento de causa para entender que tanta uma como outra cas são perigos para os cidadãos de Freamunde.
E para quem não entender, na frase:'outros deixam majestosos perigos à solta nas ruas', deve-se entender como sendo os propietários ou candidatos a proprietarios. Peço desculpa, pela equivoco gerado, mas este é um problema da ironia.
Quanto ao futebol sei que SCF também recebe fundos da CMPF, mas são muito inferiores ao do outro clube... e concordo que o apoio excessivo e total ao futebol devia de acabar.
Por fim, caro anónimo, e ao contrário do que pensa é de freamundenses como tu que gostamos, freamundenses activos e com opinião, mesmo que a tua opinião seja contraria à nossa.
A revolta
uhm...
Isto está a ficar quentinho...
Com todas esta energia, juntamo-nos todos e vamos lá derrubar as casas de uma vez por todas...
É começar a pegar nas picareta
"... sou 100% contra esses subsidios quem não tem dinheiro não tem vicios."
Atenção que os clubes prestam um serviço, nas camadas jovens, que deve ser apoiado!
concordo com o fim do apoio excessivo ao futebol, e aceito apenas o apenas o apoio parcial aos clubes porque como disse o hs, este prestam um serviço à comunidade.
Futebol sim, mas com ponderação
Parece que a ideia que vigorar neste país e concelho é que só se deve apoiar a juventude através do futebol. Todos os putos têm de ser grandes jogadores de futebol...que ridículo. Em vez de apostar na cultura aposta-se na bola... Porque, aliás, convém que sejamos todos idiotas e não consigamos pensar... menos pomos em causa.
Meus senhores, que se dane o futebol. Financiem o que realmente importa
Caro amigo revoltado de fundos perdidos está Portugal cheio , principalmente as estradas cheias de mercedes e outros que tais!
Os fundos são realmente perdidos pois vão sempre cair ás mesmas mãos e o fruto deles é na maioria da vezes proveitoso só para o próprio e não cria, nem distribui, riqueza.
"Eles comem tudo e não deixam nada..."
Grande José Afonso...
A casa acabou cair...
A estrada nacional está cortada!!
Brutal mesmo
Não sei como a pratica de desporto (s) interfere com a cultura caro anónimo.
Eu não falei em criar jogadores de futebol, aliás sabemos bem que só uma pequena parte chega lá, o mais importante é manter a nossa juventude saudável através da prática de um desporto.
Há muitos exemplos de bons desportistas que foram ou são também grandes personalidades da cultura lusa e posso dar como exemplo o caso de José Afonso que era um bom judoca.
Mas o assunto é as ruínas e eu não entendo como podem cair telhas na via pública.
Se os culpados não são as autoridades locais, câmara ou junta (não são proprietários nem atiraram as telhas para o passeio), são eles os responsáveis por se arrastar a resolução do caso e devem ser chamados a assumir se houver um acidente.
Meus caros amigos... O Freamunde que suba de divisão domingo que com tanta businadela as casas caiem mesmo....
Um conselho a todos os Freamundenses que domingo irão festejar a subida:
Não andem pelas ruas a buzinar e a gastar combustivel. Vamos poupar o meio ambiente e saude auditiva de todos.
Vamos festejar nas ruas, sem carros
Força Freamunde
Há males que vêem por bem.
aí está mais uma citânia mas com esta a preocupação é outra
1º anónimo não sejas ridiculo
Para bom entendedor meia palavra basta, e o post da "revolta" penso que está bem explicito: os culpados são principalmente os proprietarios, que na maior parte dos casos (pelo menos em Freamunde) são os magnatas da nossa "praça", que não estão necessitados de dinheiro, estão-se marimbando para a beleza e qualidade de vida de Freamunde, e o unico objectivo deles é esperar que apareça um Banco, um hipermercado ou uma multinacional qualquer para pagar a peso de ouro os seus imoveis ou terrenos!
Isto é pura verdade! Basta informarem-se quem são os proprietarios de casas como: antigo video clube, a casa de pedra perto do Teatro, a casa do Renato, a casa em frente ao centro de saude,todas as casas ao lado do antigo GREEN SHOP-pronto a vestir, etc, etc!!
se fizessem sempre isto. mostrar o que esta mal ainda se tolerava. mas ate nisto meter o futebol e escandaloso. tratemos de assuntos serios
ja estava a demorar meter nojo com o futebolclube paços de ferreira. mas voces agora nao pensam em mais nada? ja te ocorreu que a edelidade tambem patrocina o grande s.c.freamunde. vais dizer que nao na mesma proporção. masnao te esqueças que elestêm uma visibilidade que nao temos. deixa-te de merdas e pensa antes de escrever
Vocês até parece que estão com medo de deixarem de ter apoio... Vejam lá se depois caiem num buraco sem fundo! Olha que nunca ouviste ninguém dizer aqui que o S.C.Freamunde deve continuar a ser financiado... Ah! E a visibilidade... Estou farto de conhecer gente que só veio aos móveis porque o paços joga na primeira liga... Antes disso comprava tudo na moviflor!!! É só tangas!!!
As últimas frases são ironicas... (alerta para os distraidos)
porque ja vi que gostam tanto de falar em futebol, por que nao falalm do dito do tempos dos ivos, humbertos, arnaldos, ernestos, e ate do saudoso joao taipa. chega de futebol profissional. cade os impostos que sao para o bem de todos.
E eu que só queria que Freamunde tivesse um cestinho de basket num canto qualquer para poder ir fazer uns lançamentos...
Ah futebol, futebol, ópio do povo (cliché, mas não deixa de ter fundamento). Até pela discussão que aqui se gera se percebe ele está tão cá entranhado que já não sai indo à máquina.
''gente que veio aos moveis porque o paços joga na primeira liga''
Isto é uma grande verdade, eu proprio só compro tapetes de Arraiolos, porque o Arraiolos FC está a jogar na Premier League...
E desde que o Beira-Mar subiu tornei-me viciado em ovos moles...
Isto só me faz lembrar aqueles norte-americanos que pensam que Portugal faz parte da Espanha. Todos estes caso evidenciam não uma falta de visibilidade, mas ignorância pura. Vir à nossa regiões porque o Paços joga na Superliga e até se compra uns moveis, não me lixes, só um ignorante não sabe que em paços há moveis, e para isso contribuiram em muito as feiras e divulgação nos media...
Quanto a financiamento, a camara apenas deveria apoiar as camadas jovens da região, e neste caso teriamos que receber mais porque apresentamos mais resultados que os ´tonis' do Paços...
"chato", não leves a mal, mas o post abaixo do que estás a criticar avisa que essa parte do "comprar móveis porque o paços está na primeira" é ironia. Andas distraído :P
eu percebi...
mas anda por aí muito pacense com esta deixa na boca, e usam esta expressão como se duma tautologia se tratasse.
Foi com o intuito de derrubar este argumento parvo e estupido que comentei daquela forma.
Em paços e nas colonias feudais de paços este dito é lei
"...um cestinho de basket num canto qualquer para poder ir fazer uns lançamentos..."
Pois só mudava a droga e como diria Pessoa "...drogas Americanas que entontecem."
Não querendo ofender ninguém, parece que anda tudo muito distraído sem prestar atenção ao que os outros escrevem...
É claro que o que o Paulo quer dizer é que queria que Freamunde tivesse um local onde se pudesse praticar desporto. Um campo de basquete, ou de futebol, ou de malhas, ou da bola de pau. Do que quer que seja. Um sítio onde os jovens e adolescentes de Freamunde pudessem praticar desporto com saúde e em verdadeiras condições de segurança e bem-estar. Lembrem-se que não só estamos mo século XXI, como já cá estamos há 7 anos...
Com a excepção das camadas jovens do S. C. Freamunde, não me recordo de qualquer outro apoio prestado ao desporto amador em Freamunde... E mesmo esse todos sabemos como é prestado, e onde anda o tão necessário sintético?
Fui durante quase 16 anos praticante de Karaté no Clube de Karaté de Freamunde. Caso não saibam é uma das instituições desportivas que acolhe, em início de época, maior número de crianças em idade escolar para praticar desporto. No entanto, em Dezembro muitas delas já desistiram... Porque para além de o piso onde se treina (descalço) não possuir as mínimas condições, o pavilhão da EB 2-3 de Freamunde mais parece o estádio do Dragão.. Aquilo lá dentro é uma ventania insuportável e um frio de rachar, que mesmo os adultos não toleram... E apoios? Não me lembro... Não que não se trate de desporto amador... Não que não se trate apoio à prática desportiva dos jovens... Não que não se trate de real falta de condições... Não percebo! O que é preciso mais para ter apoios? Resultados desportivos? Não deveria, mas mesmo assim, não conheço mais nenhum clube que nos mais de 20 anos de funcionamento tenha tantos títulos nacionais e regionais!
Conhecem melhor forma de publicitar a nossa terra do que os resultados desportivos dos meninos que nela nasceram? Esses jovens e crianças sim, são a verdadeira bandeira de Freamunde! Mesmo sem condições para praticarem o desporto como ele deve ser praticado... Com saúde e segurança!
E apesar do meu cepticismo relativamente à política e ao sistema Norte Americano, de lá não saem só maus exemplos... Conheci uma pequena cidade de 4 mil habitantes nos arredores de Nova Iorque, que tinha no centro cívico três campos de futebol relvados com livre acesso para a população! Imaginem o que seria se eles gostassem de futebol...
gostava de salientar mais uma coisa em relaçao aos apoios recebidos pelo CKF. para quem nao sabe foi inclusive retirado o apoio da camara no que diz respeito ao local. agora o CKF paga para poder treinar no pavilhao da escola EB 2-3 de Freamunde e que como ja foi previamente referido tem muito mas condiçoes. axo que melhor exemplo da fraca aposta no desporto feita no concelho nao pode haver.
Mas lá vão calando os freamundenses com um tanque. Não temos o mais que merecido e muito necessitado sintético, não temos um pavilhão desportivo onde se possa praticar e fomentar o aparecimento de outras modalidades... mas estamos quase a ter uma piscinazinha.
Já que a junta só condescende, tem que ser a população a exigir!!
João!
Em aditamento ao que disseste lembro, que enquanto, o CKF tem de pagar o seu espaço para a pratica desportiva a Camara apoia, atraves da gespaços, o CKPF que como todos sabemos exerce a sua pratica em instalações das piscinas municipais de paços de ferreira.
É caso para perguntar se uns são filhos de Deus e outros do Diabo!
Certo H.S.L. eu também não quis ofender o Paulo só coloqeui o futebol no mesmo patamar do basket.
Eu sei que o Paulo não é um opiário, nem pertendi chamar-lhe tal coisa, mas não é diferente gostar de futebol ou gostar de F1.
De resto é claro que tens razão...
Certo H.S.L. eu também não quis ofender o Paulo só coloqeui o futebol no mesmo patamar do basket.
Eu sei que o Paulo não é um opiário, nem pertendi chamar-lhe tal coisa, mas não é diferente gostar de futebol ou gostar de F1.
De resto é claro que tens razão...