
Por tradição, o dia de Santo António era o dia em que cada qual encontrava a sua cara metade, ou não fosse o Santo António, o santo casamenteiro. Nos dias de hoje, esta pespectiva perdeu a sua importância com a chegada do globalista e comercial São Valentim. Mas em Freamunde, o Santo António ainda está muito associado aos namoros e aos casamentos, apesar desta tradição se ter perdido para a juventude, uma boa fatia dos mais graúdos têm imensas estórias para contar, umas de desastre completo e outras de êxito total, entre as quais e peço desculpa pelo sentimentalismo, a história dos meus pais.

A festa de Santo António sempre teve grande importância em Freamunde, há muitos anos atrás este dia era ''feriado'' para os freamundense, mas com o avançar do tempo esta festa perdeu força e resumiu-se ao religioso, que nunca deixou de celebrar este dia.
Hoje, é com grande orgulho e satisfação que vejo que esta festa está a cresceu e a retornar aos tempos passados, e desde já queremos felicitar a Junta de Freamunde, que muito tem contribuído para este reaparecimento de Santo António. Assim dá gosto viver em Freamunde.

Como é tradição Santo António irá ser mais uma vez animada por uma grande banda, a Banda de Freamunde, que mais uma vez irá fazer as delícias dos Freamundenses.
Outra tradição ligada a este dia è a feira de cavalos, ou não fosse este o dia de ''trocar de burro''.
Para aqueles que queiram pedir uma ajudinha ao Santo António fica a agenda religiosa:
- Missa de Festa às 11 Horas, na Capela de Santo António;
- Procissão às 19 horas;
A todos os Freamundense que tenham a possibilidade de participar nesta festa não percam esta oportunidade, e aproveitem para comer umas cerejas para ganharem força para o dia de São Pedro...
Cuidado com os vasos, eles vão ganhar vida...
Viva o Santo António,
Viva Freamunde,
E que o São Pedro não seja mauzinho com o Santo António e nos poupe da tradicional chuvada
Sim senhor, a revolta começou cedinho a sua reportagem!!
Por Freamunde, não há caminha quente nem soninho forte, que nos faça desistir.
Mas atenção, apesar de madrugador não era o unico, aliás eram muitas as pessoas que já circulavam pela feira...
Freamunde é assim...
quase q foi descoberto o "revoltado", em serviço.
lol
... estava disfarçado de cigano...
PELO AMOR DE DEUS SR.PRESIDENTE DA JUNTA.... DEPOIS DA CAGADA DE MANDAR OU AUTORIZAR O ABATE DE 1 ÁRVORE EM FRENTE AO BCP PARA COLOCAÇÃO DE UM ECOPONTO, SÓ NOS FALTAVA HOJE DIA DE STº ANTONIO, FEIRA ANUAL DEDICADA AO GADO CAVALAR E AO REFERIDO SANTO,... Vª EXª NÃO TER MANDADO CORTAR O TRANSITO NO CENTRO DE FREAMUNDE, NÃO SEI O QUE PERTENDE COM ESTE TIPO DE ATITUDES,... SINCERAMENTE, E DEPOIS É VELO PASSEAR PELA FEIRA TODO SORRIDENTE (SORRISO FORÇADO É CLARO), TÁ Á ESPERA DE KÊ???.... DE ALGUEM K PERCA A CABEÇA E O ENVERGONHE?????
UMA ABRAÇO A TODOS
(desculpem lá o mau jeito de escrever, é k é mesmo já um desabafo)
AINDA REFERENTE ASSUNTO DE NÃO CORTAR O TRANSITO NOCENTRE DE FREAMUNDE, DEVO ESCLARECE QUE FIZ A OBSERVAÃO PELO FACTO DE TER VISTO HOJE ALGUMAS BARRACAS DE TENDEIROS NA RUA DO CENTRO DE SAUDE A SEREM QUASE DESMONTADAS PARA PASSAREM AUTOCARROS , CAMIÕES CARREGADOS DE AREIA E BRITA, PORQUE FORAM ALI PARAR PORB NÃO HAVER INDICAÇÕES DE CORTES DE TRANSITO OU DESVIO DO MESMO, PARA INDIGNAÇÃO TOTAL DOS FEIRANTES QUE ALI TINHAM A SUA TENDA ..
MAIS UMA VEZ UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E DESCULPEM LÁ QUALQUER COISINHA
a revolta não se esqueceu da cratera do centro...
está para breve uma cronica da revoltadoscapoes sobre este estranho acontecimento...
Quanto ao corte da estrada é lamentavel, tive a nitida sensação que a estrada seria cortada, mas...
este nosso presidente, sorri bastante, mas faz muito pouco.
É quase a fotocópia do outro.
Não desfazendo o serem boas pessoas
que o são, mas só isso não chega.
Vejam lá
revoltem-se