Apesar do trabalho ser cada vez menos numa terra que outrora fora símbolo da industrialização da região, a paz e a cultura abundam nesta terra!
Com a apatia geral e com a comodidade individual, a paz instalou-se em Freamunde! Contudo seria de esperar muito desassossego numa região cada vez mais empobrecida, ao contrário do que indicam os intuitos marianos e socretinos!
Empobrecidos e apáticos seremos presas fáceis dos grandes capitais, que olham para nós como 'a nova escravidão do séc. XXI', e peço desculpa pela rudeza, mas com os números alarmantes do desemprego, com a desmobilização da industria para países com condições de escravidão mais permissivas, e com a desprotecção dos direitos dos trabalhadores e até dos direitos humanos, tudo se encaminha para a intensificação da exploração do cidadão! E com esta situação, os novos pobres aumentam! Os pobres que vêm todos os cêntimos do seu ordenado com um destino bem definido na hora de o receber!
Virando a moeda, vemos a cultura em Freamunde! Surpreendente, viva e empenhada!
Os apoios escasseiam, mas também não são estes que fazem os Freamundenses moverem-se!
Freamunde é exemplo único na arte das artes!
A nossa alma é demasiadamente grande para a conter cá dentro, e são a musica, o teatro, a poesia e as outras formas artísticas, a mais nobre forma de cantar o teu nome: Freamunde!
A nossa alma é tão maior que se torna incontornável a questão de um espaço em Freamunde que albergue todo este turbilhão de arte Freamundense!
Para quando uma Casa das Artes ou a Casa da Musica?
Quantos sorrisinhos mais iremos receber dos nossos governantes?
Quanto tempo mais teremos de esperar para ver uma aposta na cultura?
Por quanto tempo mais teremos de ver os clubes de Superliga a usufruir da grande fatia dos fundos camarários?
E para quando um choque artístico?
Num país em que belas salas de espectáculos vivem tristes e vazias na solidão, há uma terra que vive cheia de alma e garra, mas que não tem uma bela sala de espectáculos!
Dedicamos o próximo vídeo aos nossos governantes, que tal como eles, não tem cor...
Viva Freamunde Cidade,
Vivam todas as associações de arte Freamundense,
Se existe câmara que tem investido na cultura é a nossa!
Não falem do que não sabem!
Mais respeito pelo nosso Presidente e pelo nosso vereador do pelouro da cultura, basta de insolência!
Acabem com este bloguizinho barato, já!
è só para avisar os interessados q amanhã há mais uma assembleia de freguesia de Freamunde na Casa da cultura, e quem quiser ir reclamar, barafustar ou apenas ouvir é o sitio indicado. Em relação ao post, penso que quem o escreve não deve estar por dentro das associações, pq todas as q solicitam tem tido apoios, é evidente q n são os apoios q queriam, mas dentro das possibilidades e disponibilidades, e claro q alem dos clubes da superliga há tambem os da liga vitalis, ou esses não contam?. Tambem de referir q neste momento nos varios ciclos q o pelouro da cultura está a fazer há uma grande intervenção das associações de Freamunde, nomeadamente dos Pedaços de Nós ... Já agora em relação ao facto de a unica casa preparada para espectaculos q existe no concelho ser a associação, já alguem se questionou porque é q desde 2002/2003 nunca mais lhe foram conhecidas obras de beneficiação ... e um dia a casa bem abaixo ...
Diria apenas que já faltou mais...
A base do post não é a reivindicações de pequenos apoios, mas sim, a criação de uma verdadeira casa para as artes no concelho, que teria sede obrigatoriamente em Freamunde!
A liga Vitalis também entra neste assunto, mas referi-me ao clube vizinho, porque este leva a maior fatia, tal como citei!
Sobre os apoios disse que eram escassos e o caro diz que são dentro das disponibilidades, no fundo são dois pontos de vistas diferentes sobre as quantidades possíveis! Para quem recebe é pouco, e para quem dá é sempre muito dentro do disponível, mas não vou discutir este ponto, pois não está na base deste post.
O âmago deste post é a falta de um espaço cómodo e atraente para artistas e espectadores, e neste ponto tem de concordar comigo, pois é triste numa cidade como Freamunde não existir uma casa de espectáculos que engrandeça a sua ousadia.
Quanto ao facto de estar dentro ou não de uma associação, e se esta duvida o incomoda, assuma este discurso de um mero devaneio de um espectador que exige melhor condições para sentir a arte Freamundense!
Um abraço e muito obrigado pelo contributo!
Para o primeiro anónimo, apenas lhe desejo boa sorte para a vida, pois vive num mundo de fantasia, e é tão bom viver na fantasia... é como acreditar no Pai Natal!
E não preocupes que a revoltadoscapoes não está à venda e mesmo que estivesse não te iria sair nada barato
...
Manda cumprimentos aos teus amigos, que ao contrário do que dizes têm o nosso maior respeito!
Um abraço
vamos separar este post em duas partes...parteI: eu tb quero uma casa das artes, claro que quero, mas há alguem que não queira?? parteII: quem a paga? quem a faz? o que se está a fazer sobre o assunto? o que estão as associações a fazer pelo assunto?
a parte II é aquela que remete para o antigo provérbio.."em casa que não há pão, todos berram e ninguem tem razão"...
por fim queria deixar o reparo, que com todos unidos e com todas as associações unidas no mesmo objectivo talvez fosse mais fácil ver uma luz no fundo do tunel...
nota: temos 2 peças em cena ao mesmo tempo na nossa cidade...será saudável rivalidade?...ou tentativa de se anularem? fica a pergunta para quem a souber responder...
a resposta a essa última pergunta é fácil. Basta ter dois dedos de testa e não andar distraído.
Iremos cair sempre no mesmo erro.
Puxa para a esquerda ,puxa para a direita, mas que vem a ser isto.
Temos o direito de mostrar a nossa indignação.
Porque será que são sempre os Freamundenses a pagar do seu bolso tudo que se faça na nossa terra! - Será que o post da revolta não tem razão de ser?-Sim!
Para quando a casa da música? Já chega é de dar música.
Freamunde quem te viu e quem te vê...!
a hipocrisia reina nesta cidade... sempre foi assim e sempre será... pena porque até falam/escrevem bem!!!!!!!!
tyryryry
SO QUERIA DAR OS PARABENS À REVOLTA, MAS ONTEM NAO ESTAVAM A ACEITAR COMENTARIOS ....