De volta ao convívio do público revoltiano, voltamos à carga com o tema das Sebastianas, aquelas que são as festividades mais emblemáticas desta região cada vez mais empobrecida!
Desta vez direccionamos a nossa análise, cada vez mais necessária e urgente, para a sustentabilidade das Sebastianas.
Seremos capazes de organizar e mobilizar Freamunde para a realização das Sebastianas, no modelo organizativo e financeiro actual?
Todos os anos a exigência popular aumenta e com ela aumenta a dificuldade para a satisfazer! A escalada dos custos não pára e se ontem com alguns contos tinhamos umas Sebastianas fantásticas, hoje apenas as alcançamos com uns milhares de euros. E como é sabido de todos, o financiamento das Grandiosas Sebastianas advém do trabalho árduo dos seus festeiros, e da ajuda das empresas região e dos populares.
Será este modelo de financiamento possível por muito mais tempo?
Elas são o nosso orgulho, e por serem tão grandiosas fazem do mais distante visitante um eterno amante desta terra simples, humilde, mas nossa, muito nossa mesmo!
E ao invés de outras localidades, as Sebastianas nascem da arte e engenho do seu povo, e não de forma 'hamburesca'.
Não seria de esperar que o Poder Local fizesse das Sebastianas uma bandeira da sua política cultural activa, ou seja, para além do dito e do escrito?
Também é com grande tristeza que ouvimos falar de uma festividade mourisca, por volta do Corpo de Deus, que é quase exclusivamente patrocionada pelo Poder Local, e que não consegue cativar nem o mais fanático habitante dessa certa localidade. Não seria mais plausível e justo, esse mesmo Poder Local, empenhar-se a 100% nas Sebastianas, tornando-as mais visíveis a nivel nacional, fazendo das suas tradições um atractivo importante para o concelho!
As Sebastianas necessitam de ser repensadas, e na mesa de reflexão tem de sentar um dos principais beneficiados com o seu o sucesso, o Poder Local!
Vivam as Sebastianas
Viva Freamunde
Gostava de assinalar o regresso da revolta quase um mês depois dos ultimo post, não deixando de ressalvar a falta de um comentário aos 75 anos do Glorioso S.C.Freamunde, uma vez q há cerca de um ano atrás neste blog 90% dos assuntos tinham a ver com o gloriosos. Relativamente ao post de hoje, exactamente por ter sido festeiro e saber o trabalho q dá quer a organizar quer na angariação de fundos, penso q devemos manter o poder politico fora das sebastianas. Não se lembram do glorioso q há custa da poltica e politiquices deu no q deu à alguns anos atrás? será q se fosse o poder politico a ter uma maior intervenção a nivel de financiamento das sebastianas tambem não teria q ter numa organização dos programas? será q depois não viríamos criticar a acção politica? e por favor não tentem nem comparar as sebastianas, com as festas do corpo de deus, pq se foi preciso a junta de paços tomar conta das ditas festas, cá em Freamunde no ano em q n houver comissão há festeiros de anos que anteriores q as fazem. E não podemos esquecer q o poder politico já tem uma comparticipação activa, pelo q julgo saber há cerca de 10 anos, no pagamento da electricidade gasta com a iluminação. E para terminar os maiores beneficiados não são o poder local, somos nós os freamundenses e os outros que gozam as sebastinas, e se nós somos o poder local então já somos nós q as pagamos, e segundo julgo saber só houve um ano, nos ultimos 10/15 anos é q a comissão não conseguiu dinheiro para os compromissos. assumidos.
90 % é exagero!
Com a vinda de novos blog que informam dia a dia, a vida do SCF, a revolta decidiu não intervir muito no campo desportivo, contudo sempre que oportuno iremos fazer referência ao nosso SCF. E é obvio que os 75 anos são motivo de referência, e terá a sua referência em breve.
Acredita que não tem sido facil fazer revolta, numa terra onde reina a apatia, que contagia tudo e todos até a propria revolta. Contudo, estamos em fase de desintoxicação, para voltarmos em grande e mostrar que em Freamunde há gente que quer mais, muito mais, mesmo!!!
Quanto ao tema. Não peço ao Poder Local para organizar as Sebastianas, mas sim que as apoie fortemente por serem o maior simbolo cultural do concelho a par da feira dos capões.
E não quis de maneira alguma comparar as Sebastianas com as God Body Party, apenas disse que é triste o desperdicio de tempo e de dinheiro numa festividade que não existe. E ao invés, o Poder Local poderia apoiar as Sebastianas de forma sustentada, mas nunca com poder de decisão na organização, não quero defender uma eventual politica de financiador-decisor!
Quanto à questão dos antigos festeiros participarem na organização por falta de festeiros, gosto da ideia! Mas remetendo para um post anteior, serão as gerações vindoiras capazes de realizar as Sebastianas na nova realidade economica mundial? Será este modelo capaz de resolver o problema do financiamento, se as empresas são cada vez menos e com mais dificuldades, se os populares vivem cada vez mais com menos dinheiro, e se os custos são cada vez mais....
Não será facil!
Contudo penso que as Sebastianas podem ser auto-sufcientes, se o modelo organizativo for revisto e medidas forem tomadas!
Por fim, deixo uma opinião que ouvi dum amigo meu, colocar bilhete de acesso às Sebastianas. É uma ideia!
Obrigado porfreamunde
Grato pelo comentário
Um abraço
a revolta
Eu tb tenho as minhas sérias reservas acerca do fururo deste modelo de financiamento. Mas as minhas dúvidas não são tanto com o apoio da Autarquia. São mais derivadas do facto do cada vez maior e mais pesado orçamento e da sua gestão. Reparem que há muitos clubes que não têm um orçamento deste tamanho. E a responsablidade da sua gestão é sempre entregue a alguém ainda sem experiência e em que muitas das decisões são logo tomadas no ínicio do mandato. Efectivamente, para mim, o mais gravoso neste tipo de gestão e modelo é que desperdiçam-se os conhecimentos adquiridos e não existem planeamnetos de fundo, muito para além de um ano.
Há problemáticas a pensar. Desde o futuro das próprias festas, em termos de gestão de espaços que urge pensar, até uma politica de publicidade efectiva e que vaolrizasse as festas de modo a tb se poder negociar melhor os patrocínios, principalmente o de empresa de fora. Como também até a criação de espectaculos e actividades ao longo do ano que podessem gerar lucros para Julho. Mas disto tb eu tenho pouco experiência.
As Sebastianas são um sucesso ano após ano, o dinheiro para as pagar com maior ou menor dificuldade tem sido angariado, claro está, à custa de muito trabalho por parte dos festeiros.
Na minha opinião, enquanto este modelo não se esgotar, não deve ser alterado.
Eu nunca pertenci a nenhuma comissão de festas (ainda), mas pertendo pertencer. Aqui em Freamunde o ser festeiro funciona quase como ir á tropa antigamente, é uma obrigação civica, mas, uma obrigação à qual todos querem ser obrigados. São muitos poucos os casos de antigos festeiros que estejam arrependidos de o terem sido, acho que é um ano que deixa saudades a todos.
De resto, penso que as Sebastianas sendo organizadas da forma que são, ainda têm mais valor, é um modelo unico em Portugal de trabalho e dedicação, e que todos os freamundenses se devem orgulhar.
Freamunde é uma aldeiazita do concelho de Paços de Ferreira (a Capital do Móvel) a quem devem vassalagem eterna. Conhecida por nada mais do que a sua festarola de rua à qual designam de "Sebastianas" e pelo fogo de artifício que dizem os habitantes de Freamunde "é o melhor do mundo porque nunca vimos outro". Em Freamunde ocorre também a chamada Feira dos Capões em que "são escolhidos 2 galos. Um é eleito o mais bonito e o outro é para comer". O galo sortudo é o que "é para comer" pois morre e tem direito a ir para um sítio melhor que lhe parecerá sempre o Céu porque no Inferno já ele estava.
... e tem q vir sempre um nabo meter foice em seara alheia ... Não queria ser malcriado, mas pro ultimo anonimo - vai-te fuder
Realmente... não percebo este pessoal que não gosta e tal mas dão-se ao trabalho de comentar... e aposto que está sempre batidinho nas sebastianas (e até digo que deve é estar sempre metido em freamunde)...
Juizo senhores 'estrangeiros'... Estamos muito em cima para o vosso campo de pensamento...
já agora comentem... http://umblogquero.blogspot.com/
Caro Anónimo,
Inteligência é uma capacidade humana que está ao alcance de todos, contudo existem sempre humanos que preferem renegar este dom da evolução.
O respeito pela cultura e pelas tradições dos outros é uma das mais belas formas de inteligência, no entanto é muito exigente. Daí a sua dificuldade por certo!
Freamunde institucionalmente é uma cidade, mas para mim será sempre a minha 'aldeizita' que amo e que guardo dentro do coração, por maior ou menor que seja, por mais ou menos habitantes que tenha, por mais ou menos cidade que seja, Freamunde é parte da minha alma.
As acusações proferidas em relação às nossas tradições são completamente desligada do mundo actual, que aos poucos vai entendendo que a riqueza dos povos não está na padronização, mas na diversidade e na autenticidade, e neste campo sentimos-nos grandes!
Os capões, o fogo de artificio, as marchas, o teatro, a poesia, o SCF, a religião, a musica, e outros 'pedaços de nós', podem parecer aos olhos de alguns símios desprazíveis, mas a verdade, é que são a nossa forma de viver e amar Freamunde, e de nos sentirmos portugueses num Portugal diverso e rico em cultura tradicional!
Quanto ao fogo de artificio, caro amigo, Freamunde não fica na Antárctica, e os Freamundense estão dispersos por todo o mundo, se achamos que o nosso fogo é melhor do mundo, não é por este ser mais brilhante ou mais ruidoso, mas sim porque é nosso, entendes?
Pense na figura da mãe, a nossa mãe é sempre a melhor do mundo, não porque por ser a mulher mais bela, ou a mais carinhosa, ou a mais simpatica, ou a mais trabalhadora.... mas porque é a nossa mãe. E é assim o nosso sentimento por Freamunde, porque nós Freamundenses nos sentimos filhos desta terra, e tudo o que nela se encerra é belo aos nossos olhos de eternos apaixonados por um pedaço de terra, ao qual um dia alguém decidiu chamar Freamunde...
Viva Freamunde
A revolta
Sem dúvida, toda a razão!
Admiro todo o trabalho, força, garra, suor e um monte de "coisas" que são precisas para as tão grandes festas!
Um bem-haja a todos os festeiros, que mesmo com todas as dificuldades fazem o melhor e não desistem!
O comentario acima da "revolta", diz tudo, faço minhas as suas palavras.
Tenho pena de quem tem dor de cotovelo....
Eh pah grande comentário o da revolta!!!
Ser Freamundense não é para qualquer um... Tal como disse é por essas e por outras que nos sentimos superiores... (não gostas mas vens ler tudo sobre a 'aldeiazinha')... Cresce... talvez um dia nos consigas ver desde aí de baixo!!!
e rtealmente um grande comentario. so eh pena que os espanhois fiquem chateados quando os outros demonstram ser mais esclarecidos. serao perdoados senhor pois nao sabem o que dizem
http://www.cantodaesperanca.blogspot.com/
vejam o post sobre as maravilhosas piscinas municipais junto à gamela real... lol
http://o-gato-gtf.blogspot.com/
neste grande post existe um grande erro!...
errado:conçelho
correcto:concelho
A revolta voltou!
Continuem, o povo precisa da vossa rebeldia!
Um abraço
Freamundenses,há mais de anos que não se via a bandeira amarela na junta de Freamunde mas o nosso Presidente,salvo seja resolveu como bom pacenes que o é de novo içar aquele nojo no nosso pedestal.È por isto e muito mais que devemos correr com ele
VIVA Fremunde e o seu bairrismo.
Freamundenses,há mais de anos que não se via a bandeira amarela na junta de Freamunde mas o nosso Presidente,salvo seja resolveu como bom pacenes que o é de novo içar aquele nojo no nosso pedestal.È por isto e muito mais que devemos correr com ele
VIVA Fremunde e o seu bairrismo.
Freamundenses,há mais de anos que não se via a bandeira amarela na junta de Freamunde mas o nosso Presidente,salvo seja resolveu como bom pacenes que o é de novo içar aquele nojo no nosso pedestal.È por isto e muito mais que devemos correr com ele
VIVA Fremunde e o seu bairrismo.