Quem nada tem tudo quer. A velha e gasta desculpa da usurpação do que existe no concelho continua. Depois da Citânia de Sanfins, do Mosteiro de Ferreira e até mesmo do fabrico de móveis, querem agora as gentes de paços apropriar-se do Capão à Freamunde. Pode ler-se e escutar-se no site http://www.capitaldomovel.fm/ que "está também a decorrer o processo de Certificação do Capão, enquanto produto genuíno do concelho" e que "se tenta com isto a promoção e potênciação do único motivo gastronómico do concelho".
Não nos opomos à promoção do que temos de bom, só não queremos que nos expropriem do que é nosso, não queremos que usem o nosso Capão como estandarte, não do concelho, mas de Paços de ferreira, como acontece com os variados motivos de interesse que existem por aqui. Não queremos que à entrada dessa terra, nas placas de indicação, figure o nosso património como se de património pacense se tratasse.
Promoção sim, usurpação é que não.
O Capão é de Freamunde. Não do concelho, não de uma confraria, não de uma associação, mas de Freamunde.
Freamunde, ao contrário de paços, é uma terra com alma... e alma é algo que não se adquire, nem se compra. Tem-se. Sente-se. Vive-se.
Viva o Capão à Freamunde
Viva a mística freamundense
Vivam todos os que no Natal preferem o Capão ao bacalhau
a Revolta deve ter um problema grave de identidade e de conhecimento geografico e administrativo! querer fazer uma revolta por causa de e transcrevo: "Decorre entre 3 e 13 de Dezembro a I Semana Gastronómica do Capão à Freamunde. Esta iniciativa municipal, com a colaboração de outras entidades, irá envolver 7 restaurantes do concelho pacense.
Está também a decorrer o processo de Certificação do Capão, enquanto produto genuíno do concelho"
por favor, a maioria dos capões (que são poucos) nem sequer nascem em Freamunde! e fazer contra este press-release uma revolta é no minimo patético! o prato de Capão, será sempre Capão à Freamunde! e isso não foi posto em causa.
Deixem-se de bairrismos bacocos!
Os capões servidos no restaurante da Presa são criados em Figueiró e capados pelo amigo Bessa que é natural de Penafiel!
Esses mesmos capões foram servidos na Qinta da vista alegre o ano passado e considerado melhor que aqueles que estavam a concurso.( o Toni da presa não participou no concurso porque foi o seu restaurante que serviu os convidados).
Era bom que alguem se interessasse mais por este produto e o tornasse mais acessivel pois, segundo o que me disse o dono de um restaurante local, 1 capão é servido para cerca de 9 pessoas e em minha casa somos 4...
Caros amigos.
Obrigado pelas vossas críticas. Servem para que cresçamos.
No entanto, parece-me que compreenderam mal o post.
Não colocamos em causa a necessidade de promoção do capão e todos sabemos que ele não é "exclusivo" de Freamunde. O que queremos questionar é mais profunda. O companheiro antónio fala de geografia. Saberá por acaso o que pensam as gentes que vivem fora de Freamunde,de paços e dos arredores? Que acontece quando se lhes fala, por exemplo, do Mosteiro de Ferreira? O que acontece é que essas pessoas (e isto não é um exemplo hipotético, mas real), associam o Mosteiro como pertencendo mesmo à cidade de paços e não a uma freguesia do concelho, sucedendo o mesmo com a Citânia. Quererão que Freamunde seja conotado como um lugar de paços de ferreira?
Talvez percebam melhor quando escutarem algo do género: "Vamos comer um capão à freamunde a Paços?"
é isso que consideram "bairrismos bacocos"? Ou a vossa ingenuidade não lhes permite pensar além do que é dito?!
Pessoalmente recuso-me a ver o nome da minha terra relegado para o nome de um prato culinário apenas. O capão é de Freamunde e não apenas à Freamunde e deve identificar e promover o nome desta terra,não de paços. Somos, é óbvio e fatidicamente, parte de paços,mas só no que tem realmente de ser.Não seremos como as povoações vizinhas que relegam a sua identidade em prol da sede de concelho.
E,por este motivo e não por meroprazer de nos insurgirmos contra tudo, achamos que isto é motivo de revolta.
Ficamos à espera Ponto do Rectângulo
Amigo Antonio, a ultima frase que transcrevo - "Está também a decorrer o processo de Certificação do Capão, enquanto produto genuíno do concelho"- tambem é contraditoria em relação à sua teoria, porque de facto a maioria dos capoões não nascem em Freamunde, vem de fora, mas não do resto do concelho, vem sim de Figueiras e S. João de Covas. E se calhar estava na hora dos que organizam esta semana gastronomica, agradecer à REvolta, pois este, até agora, é o lugar onde mais destaque se dá a esta realização. Cumprimentos e continuem,
boas! para comessar: "OBRIGADO REVOLTA" por todos os grandes momentos de revolta gozo e alegria k me deste!
continuando depois de muito ouvir rumroes e verdades comessei mm a detestar akela coisa k dao o nome (roubado)de capital do movel
e farto de ver coisas como:Modelo de paços de ferreira(nao e novidade de k fica em CARVALHOSA), ferrara plaza PF(k tb e em carvalhosa), etc. nao kero ver as pessoas a comer o capao a Freamunde e dizer coisas do genero:
"Sra de longe e descohecedora da existencia deste verdadeiro hades(para kem nao sabe corresponde a morada dos deuses gregos) k e Freamunde: -capao a Freamunde k prato maravilhoso de onde é mesmo?
Sr que por sua vez é minimamente mais esperto k uma porta: -é de paços de ferreira!!"
ISTO NUCA NA VIDA!! PODEM ROUBAR OS PROJECTOS DAS PESCINAS DE FREAMUNDE E CONSTRUILAS LA, MAS ROUBAR O CAPÃO DE FREAMUNDE NUNCA!!
por estas e por outras eu afirmo k paços e o maior contentor de lixo do mundo devia estar no guiness book!!
"Freamunde é um nome milenário. Genetivo de Fredemundus é de origem Germânica. Raiz para a paz (Frea) e associação para protecção (Monde). Paz e protecção tal qual uma marca de origem, sueva por certo, a propor emblemático destino a uma população que terá começado ali para os lados de São Martinho, em Freamunde de Cima. Enamorado da fertilidade e da beleza destas terras acolhedoras, o primeiro núcleo étnico, não cessou de crescer.
A protecção de São Martinho não lhe faltou e até foi reforçada com a de São Salvador. A paz e o progresso também não!
Por isso ainda hoje, Freamunde mistura Paz e Protecção, veste-as de galantarias e de quando em quando, prepara o seu arraial-espaço-feira para o rito do acolhimento a milhares de forasteiros em buliçoso convívio com as gentes da terra. Por isso Freamunde é de algumas vezes, diferente de qualquer outra terra.
Nesses dias, Freamunde é lugar de sociabilidade total. Lugar de liberdades, de inofensivas transgressões às regras do dia-a-dia. Lugar para não trabalhar, nem dormir. Quando muito para o negócio, que em si mesmo evoca o ócio. Lugar de encontro de uns com os outros, de trocas, de ostentação e distribuição de riquezas e pobrezas.O pretexto é o Santo e a Feira e para muitos ainda, o respeito e o preito de religiosidade. Duma religiosidade herdada de tempos anteriores ao cristianismo, de tempos em que a protecção era buscada para o dia a dia da vida.
Falar do arraial-espaco, da festa e da feira é assim trazer à memória uma realidade anterior.
É reconstruir um tempo em que a comunidade rural vivia fechada sobre si mesma todo um ano de servidão e canseiras. É recordar o regresso às origens e ao contacto com a natureza. Com os rituais colectivos, e as formas arcaicas de conviver, através das quais todos os laços de dependência se rompem, em fugaz igualdade, nos dias de feira e romaria.
É idêntica a alegria de ir e é igual a tristeza de voltar à penosa luta do trabalho diario."
Pode até doer um bocadinho (?) mas a verdade é que o concelho de Paços de Ferreira serve como referencia para tudo o que por cá se passa!
O modelo de Paços o intermarché de paços o shoping de paços a ikea de paços a citanea de sanfins de paços o mosteiro de ferreira de paços etc. etc.etc...
Só conheço uma forma de acabar com isto ( toda a gente sabe) criar o concelho de freamunde!
Espero, eu não vou estar cá para ver esses grandiosos dias, que depois de formado o concelho não paseemos a ter a casa de resende de freamunde o alto da lage de freamunde a casa de figuiró de freamunde o reguengo de freamunde a anta de freamunde etc.etc.etc...
Quero lá saber disto tudo... vi no sábado passado um dos melhores espetaculos que já passaram no teatro de freamunde e isso interessa-me mais que tudo o resto que para aqui estão a comentar!
foi uma apresentação muito bem conseguida pelo tatro da palmilha dentadae que me deixou duplamente satisfeito: 1º porque o humor foi a tónica principal, não o humor brejeiro que é só isso e mais nada mas aquele que nos faz pensar aquele que diz verdades incomodas a brincar. 2º porque foi emocionante ver um neto do sr Santos ter um desempenho brilhante no mesmo palco que tantas vezes o seu avô pisou, neto de peixe sabe nadar.
paços é mais conhecido que freamunde também por causa do futebol aparece todos os fins de semana nas nossa tv's que lhe dão importancia a mais...que fazer?
eu prefiro continuar com mais cultura e menos futebol mesmo que isso implique ser menos conhecido.
Será o concelho de Freamunde viável? Porque será que então em todas as campanhas eleitorais os candidatos recusam/negam esse tema?
Para quando um verdadeiro Presidente que sirva os interesses da nossa terra?!
Cá pra mim tu és o Pedro Pinto a ver se recebes algum apoio...
E eu tenho quase a certeza que não és comuna ....
Sou pedro...mas não pinto nada!
Pintas a manta... e fazes muito bem !
Deixem-se de merdas… não transformem isto na REVOLTA DOS CAPADOS!!
Propostas válidas por favor, sim!
.1 não defendo que o capão seja um produto exclusivo de Freamunde
.2 estou farto de bairrismos exacerbados que não levam a nada (freamunde é uma freguesia de pfr = facto), devemos é de lutar para chegar atingir os nossos objectivos, com a colaboração de todos
.3 não acredito que algum dia sejamos concelho (pessoalmente, até cidade acho um exagero)
.4 freamunde tem a ideia que é a freguesia mais importante do concelho (ou do mundo!) pelos "factos passados" e não pelo presente
.5 o poder politico é uma arma que devemos usar como alavanca do nosso crescimento, mas o motor real são as pessoas, os trabalhadores, os empresários e os investidores (têm visto empresários e investidores em freamunde ultimamente?)
.6 algum de nós tem comido "capão à freamunde" ultimamente? tem promovido? tem trazido amigos de fora a comer cá? vamos então começar por aí...
Sr. Antonio em alguns pontos até concordo consigo, mas no ponto 5, como é que é possivel trazer investidores para Freamunde se não existem zonas industriais, se a nivel do comercio não existe nenhum incentivo, e quando digo isto, não me venham dizer que estão à espera do novo PDM para as localizar. Que esforços do poder politico tem sido feito para que haja desenvolvimento em Freamunde, a todos os niveis? Em relação ao capão foi "feita" uma confraria cujo objectivo dito por alguns dos membros é comer, logo esses senhores que comam e que o promovam, mas fora de fReamunde pois cá ja sabemos o que é capão à Freamunde, e depois não podemos esquecer qual o preço de um capão ... Agora está na hora de esquecermos os feitos do passado e meter mãos à obra, só que outro dos problemas de Freamunde é que tudo é politizado, ou à direita ou à esqerda ... Teremos que seguir em frente, mas será que estamos dispostos???
cumprimentos
Ate que a palmeira caia a luta continua, e ela ja esteve amarela doente prestes a ser deitada a baixo, ja esteve mal de muitas maneiras mas continua de pe como o povo barrista de freamunde que tal como a sua palmeira esta de pe e pronto para lutar ate au fim com as armas possiveis neste caso as palavras que mt vezes desagradam a certos peseudo freamundenses, esses tal rinchoes, que de freamundenses so tenhem mesmo o titulo coitadinhos de alguns mt se podia falar diser desvafar ou mesmo acusar mas para que queimar em praça publlica lenha podre quando ela mais tarde ou mais cedo cai por si mesma..... a todos os verdadeiros freamundensses se pede calma e forca para n perder uma razao que e mt nossa a de ser freamundensse ..... para se ser freamundensse nao basta querer tem que se sentir... e esse sentimento e o que falta a mt doutores(a) ou simplesnte certos senhores (a)da nossa cidade freamunde ......
É tão patético uma pessoa estar contra o bairrismo ja que isto é uma imagem de marca de Freamunde! E ja agora tanto falam do capão se ao menos soubessem a quanto tempo predura o capão em Fremunde! e ja agora Figueiró a biera de Freamunde ainda tem muito a aprender. só uma pergunta ja foram contabelisar os capões a todas as freguesias? é que em minha casa ninguem foi contabelisar. ganhem juiso enquanto aos termos capões porque eu só falo daquilo que sei não sou como uns e outros que por aí aprecem armados em entendidos na matéria, e depois criticam não por uma critica baseada em fundamentos verdadeiros.
RMAR25
para os menos imformados a certificação do capão de Freamunde está a ser elaborada e tratada por uma associação de Freamunde que muito tem feito em prole dos Capões e de Freamunde,essa associação tem um nome que é Associação de Criadores de Capão de Freamunde.O Capão ser estandarte deste concelho seria um motivo de orgulho muito grande para Freamunde e os Freamundenses,falam muito de estatisticas porventura sabem quantos capões são produzidos em todo o vale do sousa.Vamos comer um capão á Freamunde a Paços,que bom seria ouvir isso querem motivo de orgulho maior,Freamunde não é um lugar e as pessoas sabem isso.O sr revoltado está mesmo revoltado mas deve ser com ele proprio,então nós não pertencemos ao concelho de Paços,é mais que natural que ao promover seja o que for estamos a promover o concelho,agora tambem estamos a promover a nossa terra,disso tenho a certeza as televisões vêm cá e é Freamunde que filmam,o nome que lhe dão na imprensa escrita é Freamunde.O Capão de Freamunde precisa isso sim é de quem olhe para ele como um motivo de orgulho e um meio de elevação do nome de Freamunde,mas para isso é preciso fazer algo não é ficar em frente de um computador e escrever umas bacoradas que se eleva,promove o que quer que seja.Ainda bem que em Freamunde á quem se preocupe e pelo menos tente fazer algo de positivo.Porque meus senhores se hoje se fala cada vez mais dos Capões e de Freamunde é porque á gente que se esforça para que isso aconteca,nada cai do ceú e só com muito empenho e vontade se consegue fazer algo.Deixem de criticar e façam algo de util a Freamunde e as suas gentes pois só dessa maneira o nome de Freamunde terá o impacto que todos queremos.Em Freamunde existem muitas associações vamos ajudar,criticar é muito facil,dificel é fazer algo de util.
Freamunde sempre
Se essa do revoltado e para mim, eu estou revoltado e aponto em que que eu estou revoltado as verdadeiras pessoas de Fremunde sabem disso, em termos de associação de capões de Freamunde eu conheço por isso eu critico alem disso sou amigo de várias pessoas da associação, e eu só revolto baseado em factos veridicos, e comigo mesmo não estão revoltado porque graças a Deus quando fasso alguma coisa primeiro reflito bem. Já agora um feliz Natal e um Prospero ano Novo.
RMAR25
a carapuça é para quem servir,como disse á pouco criticar é facil fazer é que é dificil.
Mas já que conhece gente da associação vá junto deles e diga o que sente,dé novas ideias junte-se a eles isso sim é ser um bom Freamundense,e já agora os verdadeiros Freamundenses fazem algo em prol de Freamunde não se limitam a criticar e a nada fazerem.É preciso deixar as guerrinhas pessoais de parte,todos nós temos defeitos e virtudes,mas temos que olhar para o nosso umbigo,e deixe-me que lhe diga já começa a ser saturante ouvir pseudo intelectuais a tudo criticar e a nada fazerem por Freamunde,uns verdadeiros parasitas da sociedade que criticam mas nada se lhes pode apontar que tenham feito para bem e engrandecimento de Freamunde.
Um feliz natal e um prospero ano novo para si e os seus.
Aí tu trabalhasses tanto para Freamunde como eu trabalho eu se critico e porque sei o que estou a criticar, porque se reparaste eu só critico em algumas «coisas». E já agora quem te disse que eu nao tenho falado com pessoas da associação,ficas tu a saber a minha avó é uma das mais velhas criadoras de capão em Freamunde só que agora a idade não lhe permite ir para a feira, e os capões que tmos em casa são capões tirados das galinhas de nossa casa são como a maioria que compro os pintos num aviário ou de uma loja de animais e até em feiras! o coleguinha eu de carpuça não preciso porque não sou friorento, e tambem se te sentiste tão ofendido só te digo para fazeres várias pesquisas porque o saber só se ganha trabalhando em pesquisas e não só. xau e um feliz e santo Natal para ti e para os teus.
ass: RMAR25
Olá mais uma vez,vais-me desculpar mas quem es tu para dizer se fiz muito ou pouco por Freamunde,e se queres saber do muito que já fiz e faço por Freamunde acho que é sempre pouco,não sou mais nem menos do que tu simplesmente faço alguma (coisa)quando acho que alguma (coisa)não está bem.Não sou contra as criticas!Quando elas são construtivas até são de louvar,agora quando se critica por causa de a,b ou c,criticar só por criticar isso não é certo não é correcto,porque se alguem faz pensa e tenta sempre fazer o melhor que sabe e pode,só quem nunca fez nada por Freamunde é que fala assim,criticar é facil mas dar os parabens a alguem por ter feito algo em prol do que quer que seja é muito dificil.Cresçam e lembrem-se que se Freamunde é conhecida por terra de trabalho,paz e cultura é graças ás várias associações que em Freamunde existem,compostas por Freamundenses que dão sempre o melhor de si.E eu tambem faço pesquisas por isso estou a tc consigo,mas perfiro fazer as pesquisas de campo junto com as pessoas,intervir nos locais proprios ser parte integrante dos assuntos que me preocupam e interessam,o estar calado ás vezes tambem é uma critica.
Fiquem bem
Realmente a tantas associações caro amigo mas sem o devido apoio e coparecencia dos Freamundenses, visto que no ENTAF 06 as caras do publico são sempre as mesmas, a essas pessoas os meus parabéns, agora se sabes tanto como aparentas sabes que isso não é muito bom as pessoas de freamunde deviam de aderir mais a esse tipo de ineciativas eu pessoalmente ja disse isso, porque eu trabalho em prol de freamunde sem fins lucrativos por vezes limitado pela minha vida privada mas faço sempre por estar em reuniões e em eventos. agora dis-me até que ponto as minhas criticas são destrutivas. e que eu a certas pessoas da assoçiação ja disse o que acho que devem fazer para que possam melhorar no meu ponto de vista entre os quais na feira de santa luzia, mas isso não passam de opiniões minhas agora se as pessoas querem aceitar ou não só lhe diz respeito a elas.
ass: RMAR25
Repara que eu nunca disse o contrário disso e estou de acordo contigo as associações só sobrevivem se os Freamundenses as apoiarem,mas não devemos criticar destrutivamente,em relação ás suas criticas se for ver a minha primeira intervenção eu não falo para ninguem especificamente falei para todos os que escreveram aí,por isso eu falei na carapuça.Já em relação ao entaf mais especificamente ao G.T.F quero ver os tais pseudo intelectuais a virem falar, dizer que o GTF está morto, que está moribundo,pessoas essas que nunca os vemos lá,POR ISSO É QUE É FACIL CRITICAR.O GTF está vivo e de saúde e continua a ser uma escola ao serviço de Freamunde,formando jovens actores e actrizes.Não nos podemos esquecer do que o GTF já deu e continua a dar a Freamunde,Pela sua história ou por aquilo que vai produzindo muito ou pouco uma coisa é certa a qualidade é sempre elevada.Já agora se me permitem pedia uma salva de palmas para o GTF e para as pessoas que organizam o ENTAF,a todos eles os meus mais sinceros parabens.
VIVA O TEATRO
VIVA O GTF
VIVA FREAMUNDE
Eu nunca poderia criticar alguma associação ligada ao teatro porque se não estava a ser tolo por motivos de amizade e pessoal pelos vistos em relação ao teatro tambem estou de acordo contigo. nesse aspecto esticote a mão, mas não podemos também esquecer além do G.T.F o GRUPO RECRIATVO PEDAÇOS DE NÓS. Para eles um bem haja e muitos e que continuem muitos anos ao serviço de Freamunde.
ass: RMAR25