Que dizer da iluminação natalícia que cobre as nossas ruas este ano? O surrealismo de anos anteriores mantém-se e, como novidade, este ano imperam, quase na sua totalidade, umas repulsivas e tristes luzinhas amarelas a enfeitarem os não menos ridículos triângulos abstractos. Que têm estes triângulos relacionados com o Natal? A resposta é um Nada completamente vazio. A iluminação quase ofende quem gosta do Natal. Exige-se calor neste quadra e, para que isso aconteça nas ruas, é necessário cor, vida, algo que seja fonte de alegria. E não esta cor pálida e desinteressante com que nos brindaram este ano.
Além dos arcos, a Igreja ostenta ainda uma ainda mais ridículça "estrela" que não tem cauda, mas um fiozinho de lâmpadas que ao longe mal se vêem.
Na rotunda do cruzeiro ofereceram-nos uma árvore de Natal. Com luzes mais atractivas, mas torta, pequena, feia, com um ar que favorece pensar que o pai-natal aterrou em cima dela (veja-se a foto que nos chegou via email).
Aliado a tudo isto, inúmeras crateras (talvez, quem sabe, provocadas pelo pousar do trenó) que povoam o centro freamundense. Repare-se nas estradas que rotundam o cruzeiro e, particularmente, o imponente buraco que mora na estrada que liga o centro ao largo de Sto António.
Além do mais, pessoas no centro é coisa que não há, lojas abertas também não, interesse pela cidade muito menos... cada vez sinto mais que o nosso centro está reservado para certas alturas do ano, nomeadamente as sebastianas e a feira dos capões, e da vida, ou seja, a reforma.
Parece que com o Inverno não são só os animais que hibernam, Freamunde acompanha, involuntáriamente, este sono letárgico do qual parece não ter forças para acordar.
a iluminação é proporcional ao comércio! nada mais do que isso! (simples e justo) em Freamunde só se aguentam (e abrem) tascas!...(fracos)sinais dos tempos!
tenho acompanhado os posts lançados neste blog. tenho pena, mas concordo com quase tudo o que aqui foi dito. Infelizmente Freamunde adormeceu. e pior... adormeceu e parece que esta ainda a retroceder. Recordo me dos bons velhos tempos de Freamunde enquanto vila. Eramos uma grande vila. Nunca concordei com o movimento de Freamunde a cidade nem a concelho e quem for minimamente inteligente percebe o que estou a dizer. o que este post revela, que Freamunde parou, nao há comercio, poucos sao os serviços que cá temos, e pior a atitude pacificista com que se aceita tudo isto e deixar no poder quem parece nao ver ou nao querer ver isto. sou Freamundense com muito gosto, mas todavia nao pode deixar de apreciar a iluminaçao dos vizinhos pacenses. Custa tanto dizer isto mas é verdade... tao muito melhores que as de Freamunde. Paços tem comercio, tem serviços... e nós o que temos?????? pois! agora digam-me Freamunde que só é cidade de nome, e por muito que nos custe admitir poucas sao as pessoas fora de cá que conhecem Freamunde, muito menos como cidade, como queremos nós crescer, dar nome à nossa terra? cada vez temos menos para mostrar aos de fora... e com este cenario como é que há ainda quem defenda a concelho se nem a estrutura de cidade sabemos sustentar....
Dizer que freamunde adormeceu e pura imaginação,mais ainda quando se diz que freamunde esta a retroceder,freamunde esta bem e recomenda-se .
E ridiculo ouvir um freamundense dizer apreciar tanto a iluminação
dos vizinhos pacences,pois não sabe que o natal e uma festa de familia e tambem alguma nostalgia e não o s.João muito menos as coloridas sebastianas.
Freamunde e bem conhecido e por gente de bem longe.
Freamunde a concelho sim,sim,sim.
Pois em portugal só as freguesias sede de concelho tem o desenvolvimento assegurado.
Mesmo assim freamunde cresce e desenvolve bem,fazendo da nossa cidade um local aprazivel para se viver e não um monte de blocos de betão.
Apesar de tudo freamunde e um jardim,e quem nele vive,tem todos os serviços num raio de dois
três km.
Sem duvida a melhor terra do mundo.
viva freamunde.
Ola a todos eu a respeito da iluminacao so digo uma unica cena!!!QUE O SR PRESIDENTE DA JUNTA SE DEMITA E RAPIDO FREAMUNDE ESTA A PARAR!!!!!!