Curioso neste video, é ouvir uma voz que cita:
''Ó chefe mais prá esquerda''
Interessante, o quereria dizer este militante? Quem é o chefe? Mais para a esquerda, porquê? Deixo este comentário para a nossa plateia...
De facto num tempo em que muito se fala da descredibilização e da falta de participação das pessoas na política, este pedido pode ser encarado como um acto de cidadania de louvar. Discutir as medidas e o futuro de Freamunde deve ser um acto mais constante, e apesar do direito de participação directa do povo nas assembleias gerais ser um assunto polémico, o povo deve, em nossa opinião, participar nas assembleias. Mas verdade seja feita, apesar de a lei ser confusa neste aspecto, nas assembleias da junta o bom senso tem reinado, e o povo tem falado, ao contrário do que o camarada Octávio Renato postula em toda a santa assembleia.
Vamos discutir Freamunde no local certo e mais vezes? Completamente sim, apenas peço ao PCP, na pessoa do Sr. Octávio Magalhães, que poupe os freamundenses aos discursos castristas de hora e meia. Quem não recorda o desespero que foi ouvir este deputado a ler umas 15 folhas (repetindo uma) massacrando uma assembleia com os postulados comunistas do início do sec. XX, um verdadeiro tormento, um horror. O que o povo quer é que os nossos deputados eleitos propunham ideias sérias e exequíveis e que as discutam, porque é necessário discutir Freamunde.
Para finalizar, queremos afirmar que será com todo o gosto que assinaremos esta iniciativa do PCP que por vezes vagueia e foge do âmago das questões, mas que é a única oposição activa na junta, como o prova mais uma vez.
Viva o deputado Renato Magalhães,
Vivam as Assembleias
Viva Freamunde
Podem desde já contar comigo para assinar essa petição, é urgente discutir Freamunde, é fundamental envolver a população nas decisões que respeitam à nossa cidade. É preciso chamar o povo, permitir que participem com ideias e opiniões, com críticas construtivas. Avante freamundenses, juntos conseguiremos fazer crescer Freamunde como NÓS queremos e merecemos.
E, mais uma vez, o meu muito obrigado aos autores deste espaço de encontro e debate.
BEM HAJAM
VIVA A REVOLTA
VIVA FREAMUNDE
Bom dia. mais uma vez os parabens à revolta por estar em cima do acontecimento. Tambem assino esta petição, desde que saiba onde o deverei fazer. Agora em termos de oposição, a que a CDU tem feito, porque infelismente o PS está muito comodo, penso que deveria ser mais voltada para as questões de Freamunde e "esquecerem" um pouco os problemas nacionais e internacionais - questões levantadas pelo deputado do PCP - e então apresentarem propostas concretas nas assembleias, e não se ficarem pelos discursos enfadonhos e desmotivantes. Não entrarem no jogo da politica, que só por que se é da oposição tem que se dizer mal, e tambem um reparo para a Junta, se a ideia for boa, não rejeita-la porque veio da oposição. Afinal somos todos por Freamunde ... ou não??
Concordo que os Freamundenses devem ser mais participativos mas nao e com este tipo de iniciativas que o PCP vai conseguir resultados, na minha opiniao.
Ha uns meses houve uma iniciativa identica (nessa altura colocaram papeis nos cafes a pedir a comparencia dos Freamundenses nas Assembleias) e como me chamou a atencao resolvi ir! Dessa assemblei nao me recordo de nada a nao ser "lavagem de roupa suja".
Os Sr politicos sao os representantes do Povo de Freamunde e a funcao deles e representar os Freamundenses! Para isso estao la para pensar e discutir Freamunde e e isso que falta a oposicao em Freamunde. Estao la mas nao sabem usar o poder que tem! Faltam ideias projectos! Nao e com chocalhas e propagande barata e populista que estes sr vao la na minha opiniao. Isso ja era! Muitos sr ainda nao sabem Usar a politica para bem de Freamunde! A Assembleia ja e uma representacao dos Freamundenses e bem ou mal ganhou o PSD! Agora o que os Sr politicos ou pseudo politicos e apresentar no local certo ideias e projectos para Freamunde! Ou querem que o Povo va fazer isso por voces?! Para isso e que voces se candidatam e sao elegidos!
O PCP quer que o povo participe mas como?! Isso faz se nas eleicoes. Para isso estao la os partidos. Ja viram alguma vez um debate da Assembleia da Republica a dar voz as pessoas que estao a assistir? Eu nao! Isso faz se atraves dos representantes do povo que neste caso sao os membros da Ass de Freguesia de Freamunde.
Vamos e apresentar ideias novas meus amigos! Projectos sem ligar as cores partidarios! Por exemplo precisamos urgentemente de Zonas industriais ou corremos o risco de ver a nossa industria desaparecer com esta a acontecer alias!!!! Deixem isso para a Assembleia da Republica. Ai e que eles olham para as cores. A nossa unica cor e azul!
O PSD ganhou?! Pronto. Vamos trabalhar e depois nas proximas eleicoes ca estamos para decidir quem tem os melhores projectos para o Futuro de Freamunde.
Avante Freamunde!
Penso que a ideia de participar não seja governar, apartidário, mas ver como os "eleitos" trabalham no local próprio, saber se e que ideias apresentam, se e que oposição fazem... E porque não dar ideias ou sugestões? Eu penso que envolver a população só pode ser benéfico e salutar.
Octávio Renato, Octávio Magalhães, Renato Magalhães... Como diria Vinicius de Moraes "Não és um és tantos".
Uma coisa a Revolta tem a aprender com o Renato: Português!
Este vosso texto está fraquinho!
O português do renato tem esse mesmo problema, demasiado bom e floriado, porque eu também estive lá a ouvi-lo durante mais de hora e meia, e não foi facil.
Prefiro de longe o português da revolta, simple e directo. Se tivessemos o renato neste blog, aposto que ninguém conseguiria ler um post de inicio a fim.
Identifiquem-se por favor, e este pedido inclue revolta e comentaristas
Força Revolta
Macshade eu nao estou contra o envolvimento das pessoas, antes pelo contrario... So nao estou a ver como e que este envolvimento e possivel na assembleia. Nao termos legais que o permitem a nao ser em casos extremos, e isso foi muito bem explicado naquela assembleia que o PCP tanto divulgou ha uns meses atras. Estive la realmente e de facto nao vi a oposicao a dar ideias ou a apresentar contra propostas para nada. Isso e que esta mal!
Ha muita coisa que se pode fazer em Freamunde e ja dei o exemplo da zona industrial, que e uma necessidade de agora. Nao vejo e nenhum partido preocupado com isso;
Agora o envolvimento das pessoas e sempre bem vindo mas ha alturas para o fazer e isso e nas eleicoes.
No entanto os partidos devem e fazer por isso. Porque nao organizar coloquios/conferencias em vez de andar a por cartazes destes?! Isto so fica mal na minha opiniao e nao e assim com conseguem cativar as pessoas, como foi o caso daquela dita assembleia.
VIVA também o LEIXÕES...
Por freamunde acho ke era do interesse de todos nos em haver 1 assembleia mensal,para discutir ideias , resolver problemas , a nossa cidade diz respeito a cada um de nos e por isso acho importante sermos envolvido nela,ate concordo ke na assembleia da republica as pessoas ke assistem nao possam intervir ,mas numa cidade como a nossa,todos somos poucos para ajudar.Sou um ceptico em relaçao a capacidade de fazer politica,e oposiçao do sr octavio renato, mas neste ponto n posso de deixar de concordar com ele,ate porque a junta de freguesia tem ke ter conhecimento de tudo o ke nos preocupa na nossa cidade e onde melhor para dize-lo do ke numa assembleia da junta?saudaçoes freamundenses
meus caros participantes, concordo basicamente com a opinião do sr apartidario. eleiçoes foram feitas, o povo votou, os dados foram lançados, a lei é clara e na minha opinião equilibrada. a participação dos freamundenses pode ser feita directamente com a freguesia, a junta (penso eu) deve estar aberta todos os dias. quem quiser pode lá ir e expor as suas questões.
quanto à ideia das assembleias mensais!!! já agora porque não semanais!! se alguém já foi a uma assembleia, e conhece, sabe que isso é uma ideia ridicula (no minimo)! o pcp deve estar a confundir assembleias com debates/colóquios/conversas de café.
toda a celeuma que tem surgido sobre as assembleia é circo!
E QUE TAL SEREM OS ELEITOS A ENCONTRAREM-SE COM A POPULAÇÃO EM VEZ DAS PESSOAS SE DIRIGIREM ÁS ASSEMBLEIAS.
SE OS ELEITOS ANDAREM PELA CIDADE A OUVIR O QUE O POVO TEM A DIZER GANHAM DE VÁRIAS FORMAS:
# CONHECEM A FUNDO E NO LOCAL OS PROBLEMAS QUE SE GOSTARIA VER RESOLVIDOS (E CONHECIAM QUEM OS ELEGEU)
# CONHECIAM TODOS OS RECANTOS MESMO OS MAIS AFASTADOS DO CENTRO
# DIGNIFICAVAM A DEMOCRACIA E A INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTAM MOSTRANDO TRABALHO
# CUIDAVAM DA SUA PRÓPRIA SAÚDE (ESTES PRECURSOS DEVIAM SER FEITOS A PÉ)
Só votar e esperar que as pessoas que elegemos cumpram e, se não cumpriremnas próximas eleições não votar no mesmo parece-me pouco em termos de atitude!
Temos que fazer algo mais nas assembleias ou fora delas.
Fóruns, debates, manifestações (se for o caso) e a participação nas assembleias de freguesia, mesmo com os condicionalismos que a lei impõe é também importante.
Olá Revoltados! Foi com muita alegria que vi surgir este espaço de opinião que finalmente põe Freamunde “a mexer”. Como o vosso próprio nome indica, a revolta está à flor da pele e tende a crescer e alastrar, o que, na minha opinião, é positivo para anular o marasmo em que se encontram mergulhadas as gentes desta mui nobre localidade. Os vossos temas são sempre actuais e pertinentes, e apoio-vos na maior parte das questões. No entanto, um desses temas (curiosamente, o menos comentado) é, na minha opinião, o mais importante, o mais fracturante, e o que realmente pode promover Freamunde como uma terra diferente. A QUESTÃO SOCIAL.
E neste tema incluo o caso do CAT. Considero altamente absurdo que vocês, tentando promover a igualdade, a cidadania, o civismo e os direitos do povo, encarem a questão do tratamento e apoio aos Toxicodependentes com tal leviandade. São pessoas como todas as outras, só que com problemas mais graves e que têm direito a tratamento. Não me consta que o índice de criminalidade e insegurança de qualquer localidade tenha aumentado depois de lá ter sido aberto um CAT (ex: Porto – 5, Gaia, Gondomar, Matosinhos, Guimarães). Para além de que em muitos CATs funcionem outras consultas como a de tabagismo e a de planeamento familiar. Também não me consta que alguém tenha contraído qualquer doença por estar em contacto social com um toxicodependente, daí que não entenda a “Perdição de Saúde”. Aliás, o atendimento no CAT iria ser feito num módulo independente da Extensão de Saúde, com entrada própria, para respeitar a privacidade dos toxicodependentes e não por razões de salubridade. Quanto à questão da segurança e dos adolescentes, vejam isto na perspectiva contrária: pode ser que a chegada dos “exércitos de toxicodependentes” faça com que a GNR de Freamunde comece a sair às ruas, a aumentar o número de patrulhas e consequentemente aumente a segurança da Cidade. Pode ser que a Polícia Municipal (como já deveria…) deixe de passear nos seus veículos e passe a fazer segurança nas escolas EB2/3 nas horas de entrada e saída dos alunos…
A sensação que me ficou após ler o vosso post de 17 de Setembro foi a de ter lido aquela tira da Mafalda em que esta e a Susaninha passam por um mendigo e a Susaninha refere que lhe dói alma ver pessoas naquela situação e a Mafalda responde que realmente não entende como ninguém lhe dá de comer. A isto responde a Susaninha: - Isso nem era preciso, bastava escondê-los em algum sítio onde não os pudéssemos ver!...
Abraços
meu caro hugo, assino por baixo o teu post! isto sim é uma opinião fundamentada, construtiva e na minha óptica a perspectiva mais correcta a ter da situação.
em relação à petição por uma "assembleia geral mensal", resta-me uma reacção qe retirei de uma entrevistada no telejornal, este fim-de-semana..."ui!! que estupidez!!!"
Ja agora queria só corrigir a revolta, não se trata de assembleia geral mensal, mas sim de assembleia de freguesia mensal, uma vez que quando nos referimos a autarquias não existem assembleias gerais.Já agora acho totalmente despropositada esta proposta, uma vez que traria custos para a autarquia, pois os deputados recebem senhas de presença, e teriam de ser assembleias de freguesia extraordinárias porque a legislação em vigor para estes casos não o permite. E no caso de assembleas de freguesia extraordinárias o que a oposição terá de fazer é recolher as assinaturas necessárias!Parece-me haver por falta da oposição, ou de quem fez os cartazes, uma falta de conecimento da lei para as assembleias de freguesia, mas espero que esteja só enganado...
saudações Jaime Fernando Moura
De facto, existe um erro que merece correcção, o que é pretendido pelo PCP é uma assembleia de freguesia e não assembleia geral.
As nossas desculpas pelo lapso
Obrigado Jaime