No início do século XX, Georges Braques e Pablo Picasso dão origem a um novo estilo de arte, o Cubismo. A primeira manifestação cubista ocorre em 1907 com a obra "Les Demoiselles d'Avignon", na qual Picasso apresenta algumas figuras angulosas e esquematizadas numa composição geométrica, onde as zonas de sombra são substituídas por linhas paralelas.
Em 2007, de forma a comemorar o seu centenário a JFF apresenta, bem no centro de Freamunde, uma estrutura cubista. A nossa cidade é assim brindada com um cubo vidrado, que será o novo espaço do Quiosque Azul. Mas o que eleva o nosso espírito artístico é de novo a vertente realista, porque a intenção de transformar um simples stand de vendas de apartamentos, numa peça de arte arquitectónica, merece o nosso aplauso. O artista conseguiu transmitir a esta peça de arte uma harmonia perfeita entra a cultura e o funcionalismo, é caso para dizer que estamos perante um pulmão de arte. O cubo inspira e expira cultura em cada jornal e revista que vê entrar e sair.
A revolta dá sinal positivo a esta expressão artística.
De lamentar é o facto de em Freamunde, cidade de trabalho, cultura e paz, não existam mais expressões de cultura, e as poucas que existem são obra do trabalho dos freamundenses.
Se há espaço para um CAT, tem de existir espaço para uma nova casa da cultura (com espectáculos), para uma nova igreja, para um pavilhão, para uma casa da juventude, para um novo quartel de bombeiros e para muito mais. Mas cuidado, se para nos disponibilizar um destes espaços for necessário instalar uma outra para nossa prejuízo, é melhor perguntar a opinião do povo, porque se para ter umas piscinas tivemos que levar com um CAT em cima, será que para ter um Cine-Teatro temos que levar com a Co-inceneração?
Viva Freamunde,
Viva o Cubismo,
Viva 2007
.1 o espaço do novo quiosque, parece-me bom. eu gosto. mas só depois de estar em funcionamento posso avaliar a funcionalidade
.2 quem está a par dar evolução urbanistica/social das cidades, sabe que para termos coisas boas, temos também que nos "sujeitar" às más (e Freamunde já padece quanto baste desse mal, basta ver pela "poeira" que vagueia no ar). temos de tentar equilibrar a balança da melhor forma
.3 Freamunde não é o centro do universo. reivindicar sim, mas com bom senso! (uma igreja?!!cine-teatro??) há que ser realista, e pedir com senso e com tempo
De acordo. Mas por vezes temos que pedir muito para nos dar alguma coisa...
saudações
e a quem pedimos a igreja?
Concordo com a Revolta, infelizmente temos que pedir muito (às vezes quase a roçar o absurdo) para que nos seja dado alguma coisinha. É preciso reivindicar coisas tão básicas como um pavilhão desportivo. E onde anda a nossa casa da música? Depois dos subsídios já atribuídos e os peditórios, para os quais contribuí, quando começa a obra? Para quando um espaço infantil digno das crianças de Freamunde? Quando quero um parque para os meus filhos tenho que ir para Meixomil. Acho que já é mais que hora de ver infraestruturas a nascer em Freamunde. Ou vamos ser sempre cidade só de título?
Revolta vamos lá a ser um pouco racionais... Nós não devemos pedir as coisas só por pedir... Devemos ter alguma sustentabilidade para as nossas reivindicações, senão caímos no descrédito... Não que eu não diga que freamunde tá bom e não precisa de muitas mais coisas, mas infelizmente a capaciadade financeira da junta é diminuta face as necessidades e da camara municipal igualmente... No Governo nem falo, porque Freamunde fica a 335-340Km de Lisboa, por isso, pró Eng. Sócrates ja não deve ser Portugal...
Quanto ao «cubo» não me parece nada desenquadrado e ultrapasado... E espero que a reformulação do Centro da cidade continue, pois quem teve a brilhante ideia de projectar um centro como o de freamunde devia estar com alguma «diarreia cerebral», que aquilo é feio que até doi!!!
"...Mas por vezes temos que pedir muito para nos dar alguma coisa..."
Eu acho que pedir muito pode ser perder muito a nível da credibilidade e da imagem que se quer passar (pelo menos eu quero) de um possível futuro concelho. Que imagem estamos a dar ás freguesias que poderiam fazer parte do concelho de Freamunde?
Quanto ao cubo o tempo dirá. Lembro-me de que poucos se insurgiram contra o centro que nasceu sobre a antiga praça, chamaram-lhes velhos do Restelo, saudosistas e outras coisas do género... Agora parece que é proveniente de alguma "diarreia cerebral". Enfim...
A revolta não é contra o cubo, e os meus companheiros de revolta que me perdoem, mas eu considero uma boa ideia.
Quanto aos pedidos,continuamos a bater na mesma teclaaaaaaaaaa...
só insistindo se alcança alguma coisa, não estamos a pedir isto para amanhã, e não será a nossa pobre junta a satisfazer estes desejos, mas nós povo temos exigir melhores condições para as nossas vidas...
termino dizendo:
água mole em pedra dura tanto bate até que fura
Viva Freamunde
Concordo plenamente, não podemos render-nos aos argumentos de crise, temos que insistir nos pedidos para que possamos ter as coisas. E a Revolta pode contar como comigo para engrossar a torrente de água mole que precisa bater (e muito) na dita pedra dura.
VIVA A REVOLTA
VIVA FREAMUNDE
Se fossem razoáveis deixavam de ser pedidos para se tornarem exigências!
Como não são razoáveis são apenas pedidos ou desejos e isso não tem a força nem a justiça das exigências!
Vcs falam tanto no CAT... ele ia par onde ?
Saudações Freamundenses…
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” é um ditado antigo que por vezes dá frutos mas o mal quando acontece como as piscinas, tanto batemos que nos puseram um tanque com 4 paredes ao alto e um tecto para nos calarem, a seu tempo verei se será funcional ai pedirei as minhas desculpas.
Quanto ao cubo, não me parece desenquadrado mas parece-me abandonado.
Quero dar os meus parabéns aos autores da revolta, está aqui um blog 5*, podem contar comigo para a revolta..
Freamunde, sempre…
"Vcs falam tanto no CAT... ele ia par onde ?" - Amigo, ele podia ir para onde quizesse. Se o centro de saude de Freamunde apoia as Freguesias do Norte do Concelho, em termos de saude, então de vereiamos apoiar os toxicodependestes dessas zonas, agora por que raio teremos que apanhar com todos os do vale do sousa? O hospital de Penafiel tem um piso vazio... E o problema não está nos toxicodependentes como pessoas, está que no de negativo essas pessaoas estão associadas - roubos. è só a minha opinião
e posto isto vamos lutar pela elevaçao de FREAMUNDE A CONCELHO.e concordo com o camarada revoltoso kd ele diz ke pedir nao adianta para nada nos so temos ke exigir,so assim seremos ouvidos.
a proposito do centro de Freamunde... Há que dizer que não é lá grande obra, mas também há que afirmar que o que devia dinamizar aquele espaço, o café do lago, está fechado e começou exactamente a falir quando com aquela montra toda resolveu fechar-se para dentro. Mas acho que isso é mesmo a mentalidade da terra. Arquitectura não vive de espaços, vive de pessoas.
Mas agora defender a antiga Praça?!?! Por amor de deus? Quantos se lembram da praça omo ela realmente era? Deixo aqui um desafio. Digam lá como era a praça. Descrevam-a,digam de que cor era, o que gostavam nela. Eu acho que a maioria das pessoas tem uma imaem muito nostálgica. Mas digam lá como se lembram dela. Eu depois esclareço, porque até a tenho bem presente, quase ao centimetro.
"Mas agora defender a antiga Praça?!?!"
Não tive intenção de defender a antiga praça para mim ela fica muito bem nas fotos antigas e na poesia popular (do Rodela se não estou em erro) onde foi descrita como "mictório público".
A intenção é oposta ao que o meu texto deu a entender.
Ao Nuno quero dizer que gostava de ver um projecto seu para aquele sitio e também que o domeulapis e roteiro do fim de munde fazem parte dos meus "favoritos".
PARABÉNS!!!
É com gente como o Nuno que Freamunde se faz GRANDE!!!
"Mas agora defender a antiga Praça?!?!"
Não tive intenção de defender a antiga praça para mim ela fica muito bem nas fotos antigas e na poesia popular (do Rodela se não estou em erro) onde foi descrita como "mictório público".
A intenção é oposta ao que o meu texto deu a entender.
Ao Nuno quero dizer que gostava de ver um projecto seu para aquele sitio e também que o domeulapis e roteiro do fim de munde fazem parte dos meus "favoritos".
PARABÉNS!!!
É com gente como o Nuno que Freamunde se faz GRANDE!!!
"Tenho pena que este post ja esteja a dar as ultimas e peço a revolta pra relançar este tema a discussão, como um inquerio aos revoltados, ou um novo post... "
É. Se calhar não era má ideia, agora que se está a fazer uma remodelação ao centro, uma discussão no "Revolta" acerca do que os freamundenses realmente querem para a sua sala de visitas. Fica à consideração dos autores do blogue e assim sendo, guardo as minhas opiniões acerca do assunto para uma altura mais oportuna.