Muito se tem falado de água nos últimos meses. Percorre o concelho uma onda de indignação face aos preços praticados pela AGS. O mais recente desenvolvimento diz respeito à entrega de cerca de 13 mil assinaturas ao presidente Pedro Pinto... que, em resposta, lá deixou o discurso do "coitadinho" dizendo que, se possível, seria o primeiro a reequilibrar os preços. No entanto, diz que tal não é possível sem financiamento europeu.
O concelho tem uma taxa cobertura de água na ordem dos 50%, um número superior, é certo, àquele evidenciado aquando da entrega da concessão da rede à empresa da Somague, AGS. Este período de concessão é válido por 30 anos. No entanto, acompanhando o crescimento da cobertura da rede de água, os preços dispararam motivando indignação de várias freguesias do concelho.
Ampliar a rede de cobertura de água e saneamento implicou rasgar estradas... mas não necessáriamente o seu arranjo. Freamunde, em particular e o concelho em geral (com excepcão curiosa ao centro de paços e à estrada que dá acesso ao ferrara), apresentam, aos visitantes e aos próprios moradores, inúmeras cicatrizes incomodas que tornam basicamente impraticável e insustentável ter e andar de carro.
A questão que se coloca é, obviamente, qual o critério! Que critério se usa para se pavimentar, por completo, a estrada que liga Paços e Carvalhosa e não fazer o mesmo, à parte dessa mesma estrada que liga Carvalhosa a Freamunde?! Porque motivo tem uma parte dessa estrada direito a pavimentação completa e a nossa "metade" apenas àqueles remendos ridículos?
No entanto esta situação permite-nos uma reflexão sobre o inconsciente freamundense.
Freamunde foi, em tempos, o centro cívico (no sentido de preocupação social) deste concelho. Hoje as vozes de revolta que se escutam vêm de outras freguesias e raramente se estendem à nossa terra. Parece até mesmo que o estatuto de cidade nos trouxe apenas manias oligárquicas, onde impera o ego de quem tem e julga ter poderío económico. Parece que Freamunde se tornou terra onde se vive sem se estar cá, apenas um hotel onde se vem dormir... onde está a precupação pelo colectivo, pelo bem-estar de todos? onde a indignação e a revolta contra as situações de exclusão social, por exemplo? Também as temos!
Que futuro resta a esta cidade jovem? Que ofertas de emprego e de vida dá este Freamunde que parece só existir no campo de futebol e na altura das Sebastianas?
Onde pára a democracia, o querer ser melhor? Não há lugar à livre partilha de ideias sem se recorrer ao insulto (como neste blog tantas vezes se vê)... Temos até um partido político que só consegue apresentar como oposição à junta o atraso na entrega dos documentos e notificações para a próxima assembleia...
Sob pena de nos tornarmos, a curto prazo, uma completa períferia das terras vizinhas urge que os freamundenses se voltem a interessar pela sua cidade...
(perdoem o desabafo)
por um freamunde com fututo, VIVA FREAMUNDE
Oposição em Freamunde?
No que tal existir, o Papa filia-se no PCPT/MRPP...
Parabens revolta
meus caros amigos.... O PSD é rei e senhor nos destinos cá do burgo há mais de 30 anos e ininterruptamente. Por isso todos nós temos o que merecemos. E nas proximas eleiçoes, venha quem vier, aconteça o que acontecer, a força da setinha laranja lá deverá fazer esquecer a pouca vergonha que hoje se passa na camara, na gespacos e em muitas juntas de freguesia. Felizmente há já muita gente que não tem medo de dar a cara (medo tambem nao sei bem de quê)e vão dizendo ao sr. pedro pinto aquilo que ele merece ouvir. E as 13 mil assinaturas são um sinal de alguma revolta!
Saudaçoes azuis e brancas!!!
Caro Amigo Revoltado, antes de mais, PARABÉNS pelo magnífico post, é preciso acordar os freamundenses, abrir-lhes os olhos até que vejam o que estão a fazer da nossa terra. Isto não se trata de politiquices ou de bota-abaixo, nem de lançar bocas para o ar... trata-se de factos, à vista de todos, debaixo dos nossos narizes...
Já há dias fiz essa pergunta num comentário anterior... porque é que a estrada só é repavimentada até à fronteira Carvalhosa/Freamunde? É uma vergonha, é inadmissível. E porque é que nos fazem isto? porque continuamos a comer e calar, a dar razão aos outros que acham que "falam falam, mas não fazem nada..."
Na semana passada andaram a fazer remendos em algumas ruas de Freamunde, a encher uns buraquitos com alcatrão, que mais não serve do que para estragar os carros.
E a história do saneamento e águas, outra vergonha... onde foram parar os fundos comunitários que vieram há anos atrás para efectuar essas obras? ... fugiu... agora paga zé povinho...
É preciso fazer alguma coisa gente... Deixem de lado os partidos e as cores e os credos e o raio que parta essa treta toda... os partidos é lá na capital, estão-se borrifando pros pacóvios...
Vamos fazer algo por FREAMUNDE, sem bandeiras nem títulos.
Freamunde merece!
para o sr.Luciano
o sr deve ter uma dor de corno tremenda, mas olhe se o psd está á 30 anos no poder no concelho é por dois motivos:1- porque tem gente capaz de gerir este concelho e tem demonstrado isso mesmo, basta ter olhos na cara o que o sr nao tem, e em 2 temos uma oposição que nem vale a pena gastar palavras a descrever o que valem.
Em relação ao sr Pedro Pinto tambem penso que tem mostrado que é uma pessoa trabalhadora, preocupada e acima de tudo capaz de guiar este concelho, são mais que evidentes as provas disso que ele tem dado, fez-se mais neste curto mandato dele que em 30 anos só não vé quem não quer,as 13 mil assinaturas mostram a revolta de uns frustados que politicamente não valem nada e tentam através do povo,"basta ver o que se passou em carvalhosa" muitas das vezes enganando-os mostrar serviço, mas o povo não dorme e é soberano e na altura propria demontra isso mesmo
VIVA FREAMUNDE
VIVA O PEDRO PINTO QUE É UM FILHO DA TERRA
Para o senhor anónimo:
Esta coisa de debater com serenidade o que fazem ou nao fazem os nossos representantes autarquicos é muitas vezes difícil, pois há sempre aqueles, como é o caso do sr anónimo, para quem o bem está sempre e apenas de um lado.
O facto de eu achar que a Câmara está a trabalhar mal, que os vicios e os interesses instalados são já muitos, não é dor de corno, meu caro anónimo. É apenas a minha opinião, se é que V. Excia. ma permite. Ou será que nesta terra é proibido ter uma opinião diferente do politicamente correcto?
Quanto á forma como se dirige aos 13.000 cidadãos que subscreveram o abaixo assinado, qualificá-los de politicamente frustados é revelador da sua clubite alaranjada, o que é legitimo, sr. anónimo. Acredite que não me incomoda nada que o sr. defenda com unhas e dentes o seu clube ou eventualmente o seu posto de trabalho.
Quanto ao Sr. Pedro Pinto ter feito mais este mandato do que nos últimos 30 anos, é a sua opinião, que eu respeito mas com a qual não concordo. Se é que V/ Excia. me permite que eu tenha uma opinião!!!!
Mais tópicos para discussão:
1 – Para efectuar a ligação de água a um apartamento novo, paga-se “só” 177,88 euros. Estas despesas incluem Tarifa de ligação, Tarifa de instalação e Imposto de selo (5 euros).
2 – Mensalmente paga-se 6,21 euros só por Taxa de Disponibilidade, independentemente de se consumir qualquer quantidade de água.
Várias questões se põem:
1 – Quando um indivíduo muda de casa para uma nova, volta a pagar as taxas porque o contador anterior não lhe pertence. E o mesmo contador vai servir para outra pessoa (que compre a casa anterior) que irá pagar uma nova taxa…?!
2 – Porque é que se paga uma Taxa de Disponibilidade? Não é a água canalizada um serviço público?
Parece-me que muita gente tem imensas razões para estar revoltada…
Não se esqueçam que o salário mínimo nacional são 403 euros!!!
Caro amigo, que é que fez o actual presidente? Diga-me! Enumere-me essas acções fantásticas que tanto desenvolverem este concelho!!! Duvido que consiga. É certo que evoluimos, mas muito devagarinho. Muito mesmo.
Quer saber porque é que o PSD está à 30 anos no poder? Porque toda a gente que tenta entrar na politica sabe que neste bocado de terra que é este concelho só tem voz quem for laranja. Quem quer ganhar uns trocos ou ter uma carreira politica tem de ser psd. porquê? Simplesmente porque esse pseudo partido concelhio que é o ps não existe. Basta ir a uma Assembleia de freguesia para ver a demência e pobreza de ideias que a oposição revela! O PS, a nível freamundense e concelhio, é NADA. Porque motivo? Porque vivemos num regime de amigos e de cunhas. Ou será que alguém acredita que é por mérito?! Que mérito tem um tipo que cresceu encostado ao prof. Arménio, que mal tem o 12ºano? Nenhum! Pedro Pinto é presidente porque não houve adversários à altura, assim como o José Maria Taipa. Ou será que alguém via, aquando das eleições, alguma capacidade de liderança no homem dos correios ou no comunista cá da terra?!?!
não sei quanto tempo falta para as próximas eleições, mas obviamente o resultado está já feito: maioria absoluta para o PSD, quer na câmara, quer cá. Será por terem feito grandes serviços em prol da zona? Não!!! FAlta de alternativas! A escassez de talento socialista é tanta que todos deviamos até agradecer a existência desses demagogos laranjas!!!
E não saímos da cepa torta...
Não seria melhor deixar a PORCARIA dos partidos e das cores partidárias de lado e unir ideias e esforços em nome de uma causa maior como é FREAMUNDE?
Já repararam na quantidade de tempo que se perde em discussões da treta, em vez de discutirmos qual o melhor caminho a seguir para ajudar FREAMUNDE a crescer BEM?
E se deixassemos de votar nos partidos e passassemos a votar nas pessoas, por lhes reconhecermos mérito e capacidade para liderar um projecto concreto e exequível?
Está na hora de parar para reflectir o que queremos para FREAMUNDE e como poderemos ajudar...
Sempre ouvi dizer que:
Em terra de marisconsos quem é lagostim é rei!
PPD/PSD 16111 59,01%
PS 8124 29,75%
CDS-PP 1510 5,53%
PCP-PEV 753 2,76%
São estes os resultados das autarquicas 2005!
"... as 13 mil assinaturas mostram a revolta de uns frustados.." também do psd?
Concordo com o Macshade. Isto está a ficar cada vez mais chato.
Parem lá com essas quezílias e comecem a discutir os assuntos convenientemente!
Quem realmente vê este blog como um importante meio de discussão cívica para Freamunde, por favor “não tire os olhos da bola”. Não se deixem cair nos tentáculos da discussão básica que tantos tentam lançar neste espaço para retirar a atenção aos temas importantes.
Bem hajam (os vierem por bem…)!
Se consideram as vossas estradas más, aconselho vivamente uma visita as esquecidas terras do concelho.
Concordo plenamente convosco, para abrir buraco aparecem eles, mas para repor a estrada... nem vê-los
É uma vergonha!!!
Hum...um problema também, é que não é só em Freamunde! O mundo, sinto, que está cada vez pior :(
Mas com a força dos poucos que lutam, talvez, um pouco mais nos ajudemos uns aos outros!
Estou pelo Mundo, por Portugal, por Freamunde!
Tambem não gosto das discussões politicas e das cores partidarias, ainda mais em poltica autarquica, mas já reparam q tivemos uma lista de independentes q ganharam um mandato, e no mandato seguinte já estavam distribuidos pelos vários partidos, depois de afirmarem q seria uma lista pra se manter varios anos ... ah tachistas
Concordo com o último anónimo. No entanto, temos que aferir sobre as razões pelas quais aconteceu tal situação. Não podemos ser ingénuos e considerar que elas não existem, nem ser extremistas e rotular todos de “tachistas”.
Repito o que disse num comentário anterior: cá no burgo (e também no país) dá-se demasiado prestígio aos cargos públicos. As pessoas não ocupam os cargos com o verdadeiro sentido de serviço público, nem a população lhes imputa esse sentido.
O princípio está invertido. As pessoas quando se candidatam, já devem possuir o tal prestígio (na carreira profissional, no trabalho comunitário, etc.…) e não candidatar-se para ganhar prestígio. É claro que se este princípio está invertido, os detentores do cargo público actuam não para prestar serviço público, mas para…ganhar mais prestígio!
O pior disto é que os cidadãos promovem este circo. Se o detentor do cargo actua exemplarmente (ou satisfaz as expectativas dos cidadãos), em vez de ser enaltecido por ter cumprido com o seu DEVER é enaltecido porque fez OBRA! Porquê, se fazer OBRA é o seu DEVER? Caso seja contestado, a contestação é apelidada pelos seus correligionários de INVEJA! Mas afinal inveja de quê se, mais uma vez, eles estão a cumprir o seu DEVER? Daí que em muitos comentários neste blog se utilizem expressões como “dor de corno”, “inveja”…
Nenhuma destas expressões faz sentido se encararmos estes cargos unicamente como estando ao serviço da população!
E mais não digo!
Bem hajam (os que vierem por bem…)!
Excelente comentário Hugo.
Quem se deter a estudar um pouco os grandes pensadores políticos e filósofos perceberá exactamente o que foi dito no comentário anterior. Dizia já Platão que ocupar um cargo político, estar à frente da polis, participar na gestão da cidade, seria tarefa do mais humilde e sábio dos homens. Quem desse provas de grande empenho e até de "brilhantismo" ao longo da vida seria considerado candidato ideal para ocupar o cargo. Para esse escolhido, no entanto, tal seria motivo de tristeza, uma vez que, para Platão, o ideal de um sábio seria uma vida dedicada, em exclusivo, às Ideias, ao Pensar.
Deixando a antiguidade de lado, penso que realmente se devia pensar e esclarecer qual o verdadeiro sentido do ser politico. Hoje parece que vivemos num novo feudalismo onde nada pode ser posto em causa. Os antigos senhores são hoje substituidos por essas figuras autoritárias e infalíveis que são os presidentes dos burgos.
Não tem de ser assim. Ser gestor, de facto, não devia ser usado para adquirir prestigio, para enriquecer, para usar o poder, mas para SERVIR.
A democracia só ganha sentido se tiver por fundo este pensamento. Talvez por se fazer política de forma tão leviana se assista aos deploráveis comentários que por aqui se podem ler, bem como à postura dogmática com que alguns senhores governam. Democracia supõe abertura e receptividade a críticas, a sugestões, a dúvidas, a esclarecimentos. Basta frequentar este blog ou, num plano mais elevado e sério, a Assembleia freguesia, para ver que este ideal ainda povoa, apenas, as utopias literárias do Renascimento...