Um pouco por todo o lado, mais, obviamente, nas grandes cidades, decorrem várias campanhas apelando ao uso do transporte público, no âmbito da Semana da Mobilidade que se estende até ao próximo dia 22 deste mês.
Quem se deslocou ao Porto nos últimos dias terá sido surpreendido nos vários cruzamentos na cidade pela entrega de bilhetes gratuitos para os autocarros da STCP. O objectivo seria levar as pessoas a não usar o automóvel no interior da cidade. No entanto, para quem, como nós, vive relativamente longe tal é impossível. Uma viagem de Freamunde-Porto demora, de carro, cerca de 45 minutos... de camioneta não chega 1hora e 30minutos!!! Quem tem de se deslocar ao Porto, entre ida e volta, acaba por perder 3 horas do seu tempo em viagem!
Por muitos cupões de viagens gratuitas que se distribuem, a verdade é que para quem não vive dentro da rede de cobertura dos transportes colectivos do Porto, o carro é a única opção.
Em nome do ambiente exige-se a melhoria do serviço prestado pela Pacense. Não basta distribuir ecopontos pelos locais mais (in)convenientes das cidades e esperar que, de súbito, todos passem a perceber a necessidade urgente de proteger o meio ambiente. Ver um autocarro que na matrícula ostenta o ano de 78 ou 86 ou 91 e que cospe gases que enevoam os locais por onde passa é escandaloso para quem pensa todas as medidas já adoptadas e propostas para a redução do CO2. Que moralidade apregoar a necessidade de reciclar e pactuar com estes monstros da poluição em plena estrada?!
Já vem de longe este lamento. Faz parte da história do concelho ter uma transportadora que, na melhor das hipóteses, leva 1h30 a fazer uma viagem de 45 minutos. Além disso, a qualidade do serviço prestado fica longe do custo do bilhete. Pagar 5.60€ por uma viagem de ida e volta ao Porto e ter de trocar de camioneta na Agrela porque aquela em que viajamos ou sobre-aqueceu ou começou a deixar entrar água ou apenas parou sem explicação aparente, torna perfeitamente justificável o detrimento do autocarro em prol do automóvel.
Não há campanhas de sensibilização que vençam esta realidade lamentável a que estamos submetidos.
Proteger o ambiente é, sem sombra de dúvida, uma urgência que merece a atenção e o cuidado de todos. No entanto, deixemo-nos de hipócrisias e falsos moralismos. Se a distribuição de ecopontos é essencial, a reestruturação e melhoria da única transportadora colectiva do concelho não o é menos.
Por um mundo limpo e por um Freamunde com futuro
E o pior está para vir...
Quando tivermos que pagar portagem na A42, o transito vai-se desviar para as nacionais, voltando os engarrafamentos, e aumentando o tempo necessario para fazer a viagem Freamunde-Porto de Autocarro.
Estou confiante de que não vamos ter portagnes. A IKEA optou por paços porque, entre outras coias, temos auto-estrada livre. Esperemos que sim
Toda, toda a razão!
Parabéns por este "desabafo"!
Infelizmente coisas como estas, se um dia mudarem, não será para breve... Enfim...
Até que enfim que visão para alé do politicamente correcto "os transportes públicos é que são bons!".
Se o serviço não for minimamente aceitavel e a bom preço, só o usa quem não tem outra opção.
Vamos ser realistas. A primeira função dos transportes publicos devia ser um redução dos custos através da partilha do mesmo transporte. Em contrapartida faz-se umas cedências na comodidade, já que é necessário transbordos, mas também se devia ganhar conforto pelo simples facto de não se ir a conduzir. Junte-se a isso a questão ambiental e a solução era perfeita.
Analisemos então o nosso caso. O tempo de viagem é o DOBRO!!! O preço não me parece suficiente apelativo, pelo menos a julgar pelos meus gastos. E já agora vejam o preço de uma viagem de comboio Paredes-Porto-Paredes, e com a vantagem de ter o transporte STCP incluído. Depois,os interfaces no Porto são maus. E demora uma eternidade a chegar aos Aliados.
As viaturas são pessimas, caóticas, terceio-mundistas e toda a gente sabe como é que passam na Inspeção. O profissionalismo da empresa também é mau. É ridiculo que sejam os motoristas a servirem de cobradores, quanso são raros os pontos de venda de bilhetes pré-comprados. É uma atraso enorme que não deve agradar nem aos motoristas nem aos passageiros. A oferta de horários é horrivel e os atrasos são normais. Querem que eu bata mais? Fala alguém com bastante experiencia do assunto. É nestas alturas que invejo Paredes e o comboio. E não me digam para ir apanhar lá o comboio porque também não é solução. Sou obrigado a dispor do carro que fica no parque da estação todo o dia. A soma do tempo de viagem de comboio mais automovel vai dar ao tempo da Pacense. E ao fim ao cabo tou a ter dois gastos. Também não me convence. E por também por experiencias já feitas.
A realidade é que não temos uma rede de transportes públicos digna desse nome, o que até devia ser mais uma razão para não haver portagens na A42. Mas este é o país que vivemos. E depois ainda levamos com as demagogias de senhores como os da Quercus (sim, são demagogos e depois das negociações subterraneas que houverma com a IKEA, tenho ainda mais essa convição).
E assim acabou a revolta...
Continuem a falar pró boneco, é que acontece as esquerdistas como vocês, falam falam mas nunca vão a lado nenhum...
É melhor voltarem a falar de futebol
um abraço
Acabou?! Mas porque motivo?! Por um post recolher apenas 4 ou 4 indignações? É esse o seu argumento? Mas que falta de visão! Já reparou que posso pensar precisamente o contrário? É por o que no post é dito ser de tal maneira evidente que ninguém tenta sequer questionar e dar uma visão diferente do problema!
E esquerdistas? Preferimos pensar que damos um contributo para o diálogo democrático freamundense, que, por muito pouco que seja, ajudamos a recuperar a cidadania e o interesse pela vida pública de todos os querem ter um Freamunde mais sublime. Reduzirmos a um mero estereótipo mostra apenas a sua falta de educação social, o seu desinteresse por uma cidade melhor, por um povo mais comprometido com o seu dia-a-dia público, por um futuro mais democrático. Dizer que quem diz algo que escape ao mero "politicamente correcto" está a falar para ao ar ou que não vai a lado nenhum é reduzir a Nada tudo o que a liberdade de Abril conquistou.
A Revolta não acabou. Enquanto existir uma entrada neste blog ela continuará. Mesmo quando aqui deixarmos de escrever, ela permanecerá viva, porque simplesmente ela é Freamunde. Aqui, neste blog, respira-se Freamunde. Até ao dia em que começamos este projecto poucos sitios se encontravam sobre esta terra. Hoje, felizmente, são vários e diversificados. Por muito ténue que seja, gostamos de acreditar que aqui reside um "toque" desta Revolta. Muito ou pouco, ajudamos a colocar Freamunde na Internet. Só por isso já valeu a pena. Mas não ficamos por aí! A verdade é que hoje há mais gente a pensar Freamunde. E talvez seja esse o real problema de um homem de direita ou de esquerda ou de centro ou lá do que é. Ao poder interessa sobretudo que ninguém pense, que todos sigam sem perguntar por onde querem ir. Neste blog, para bem e para o mal, pensamos Freamunde. E connosco pensaram esta terra centenas ou milhares de pessoas.
É isto que nos fará sorrir no momento em que decidirmos parar o blog. Mas isso é algo que o senhor nunca compreenderá...
já agora deixo-lhe os números das entradas no blog da semana passada:
1370 page loads
633 Unique visitors
522 Returning visitors
Não é muito, certamente. Mas como compreenderá(?) as entradas que temos dependem dos temas colocados e da disponibilidade dos cibernautas.
já agora, obrigado pela sua visita e por nos ajudar a manter o blog "vivo"
"...é que acontece as esquerdistas como vocês, falam falam mas nunca vão a lado nenhum...", e tu ribeiro direitista falas, falas, pra n estares calado, mas não sais do lugar... é como os nossos politicos direitistas, a piscina pronta mas só lá entra pra se ir ao café. Estão á espera de quê? q s resolva o problema dos 3000 € q desapareceram das piscinas de paços? ... temos a rotunda 19 de abril às escuras á mais de 3 meses, estão à espera q venha o frio pra depois oferecer outra feijoada na inauguração ou teremos q esperar pelas proximas eleições. Ou será q n vamos a lado nenhum pq as estradas estão todas esburacadas e e não podemos circular .E outra coisa não sou esquerdista, chuto com os dois "péses". Ah Ribeiro ...
Felizmente a revolta não fala pró boneco!
Fala para freamundenses como eu, freamundenses que se preocupam com a sua terra, e que através da revolta vão podendo comentar e conhecer o que por aqui se vai passando...
Infelizmente, a ignorância e a arrogância impera por cá, e temos de gramar com estes pseudo-politicos...
É a vida
Quanto ao tema, é vergonhoso o tempo que se perde dentro dos autocarros, e Porto aqui tão perto.
O que deveria ser uma simples, barata e rápida viagem, consegue tornar-se em verdadeiras aventuras rodoviárias, nunca sabemos o que nos espera qdo decidimos apanhar um autocarro para Porto...
Força Ribeiro
Era para não comentar este post pois ele é tão evidente,mas quando aparece gente como o sr. Ribeiro vejo-me na obrigação de não comentar o post mas sim as suas palavras. E vou resumir só ao seguinte: é por pessoas como o senhor que a nossa Terra parou à muito tempo e não me responda a dizer que fizemos isto ou aquilo porque tudo o que pudesse ter sido feito para uma Terra como a nossa é sempre muito pouco... e por cá é mesmo muito pouco,acredite.
Mude a sua atitude e arrogância pois não vai longe.
Revoltem-se
Freamunde sempre
Excelente resposta da revolta ao Sr. Ribeiro.
Eu sou um dos que posso confirmar sem duvida, a influencia que o blog " Revolta dos Capões", teve na decisão de formar o blog "Freamunde Allez". Pode não ser muito, mas pelo menos fazemos algo por Freamunde.
Viva a Revolta!!
Viva Freamunde!!
realmente e triste verificar que tudo o que nao nos agrada esta mal o blog ovo reamundense temuito mais conteudo e muto menos visitado.porque sera
caro ultimo anonimo...nao percebi o que quis dizer...pode explicar-se
Aquele comentário foi desespero? Será que a Revolta aperta assim tanto os calos a quem nada faz por Freamunde? Cá para mim foi um desejo que o ribeiro deixou escapar sem querer... mais vale fazer esse pedido ao pai natal...
A Revolta pôs os freamundenses a pensar e a opinar sobre FREAMUNDE, deu-nos um lugar onde podemos debater ideias, ver o que está bem e mal na nossa terra... só é pena que seja um espaço virtual, pois faz muita falta um local de debate em Freamunde, para pensar o melhor caminho para FREAMUNDE.
Ao longo de todo este tempo, temos visto que há gente capaz em Freamunde, gente com garra e determinação para fazer renascer Freamunde, com ideias e projectos. Bastava que não houvesse interesses e tudo seria tão fácil...
Mas continue ribeiro, continue a dar-nos razão...
OBRIGADO Revolta!
Caro sr Ribeiro penso que deveria mudar a sua maneira de pensar pois vivemos em democracia e liberdade e cada um tem o direito de se exprimir livremente.
" é por pessoas como o senhor que a nossa Terra parou à muito tempo e não me responda a dizer que fizemos isto ou aquilo porque tudo o que pudesse ter sido feito para uma Terra como a nossa é sempre muito pouco... e por cá é mesmo muito pouco,acredite.
Mude a sua atitude e arrogância pois não vai longe.", mas o que é que voçes fizeram ou fazem por Freamunde???Pensam que por virem para aqui expressarem a vossa opiniao já fizeram algo por Freamunde estão enganados nada fizeram e desculpem a minha frontalidade mas fartos de pseudos intelectuais está Freamunde farto,limitem-se a dar a vossa opiniao mas sem rebaixar ninguem, sem serem malcriados e acima de tudo e se realmente gostam de Freamunde fazendo algo de construtivo para a nossa maravilhosa terra.
VIVA FREAMUNDE SEMPRE
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O problema desta terra é precisamente chamar pseudo-intelectuais a quem tem um pingo de inteligência! É essa recusa da inteligência que nos condena a ter presidentes tiranos como temos e gestores que só pensam no dinheiro.
Meus senhores, pensar é preciso e precioso. Este blog presta um grande serviço sempre que leva a que alguém pense esta terra! Mesmo que essa pessoa não faça nada directamente por Freamunde, pelo menos vive preocupada com a sua terra o que é essencial numa democracia! Não reduzam a nada aqueles que não têm voz ou não tem visibilidade pública.
Caro anónimo, percebe o seu problema?! Convençam-se de uma coisa, debater Freamunde, seja neste blog seja numa conversa de café, é já por si fazer algo por Freamunde.
Não sou intelectual, muito menos pseudo-intelectual, mas confunde-me ver gente que nem a democracia respeita, mas que tem uma cor partidária. Será que esse Ribeio não percebe o contraditório que ele mesmo é? Como pode voçê interessar-se pela vida política e ter uma atitude tão demagógica que o impede de reconhecer o principio básico da democracia, o diálogo?!
Sinceramente espero que o sr. não tenha voz na politica freamundense ou de qualquer outra terra. O sr. é um ditador em potência...felizmente nunca o chegará a ser. Falta-lhe a inteligência para isso!
Força Revolta e obrigado por fazerem este nada por Freamunde que é um imenso MUITO!
sr. ribeiro aqui quem é o malcriado. Ou até mesmo o mal criado
para o sr Miguel
O sr deve realmente ter um problema de democracia pois eu disse que toda a gente tem direito a dar a sua opinião (leia melhor o post)o que eu disse foi que tem que haver respeito para quem tem opinião diverente da nossa, se reparou eu critiquei o sr Ribeiro sem recorrer ao insulto,já agora cor politica tem o sr ao fazer as afirmações que faz "Miguel disse...
O problema desta terra é precisamente chamar pseudo-intelectuais a quem tem um pingo de inteligência! É essa recusa da inteligência que nos condena a ter presidentes tiranos como temos e gestores que só pensam no dinheiro"
não é da sua cor paciência, pessoalmente não encontro no seu post um pingo de inteligência bem pelo contrario vejo uma pessoa sem formação civica que critica sem fundamento, presidente tirano por acaso sabe o que está a dizer? penso que não, isso é o que se diz quando não temos o que dizer quando, não temos como argumentar quando não somos inteligêntes, alem de que o que estava em discussão nem disso se tratava é como lhe digo o insulto e a presunção é normal em pessoas mal formadas.E como o caro sr Miguel diz pensar è preciso e precioso dou-lhe um conselho comece a pensar antes de escrever o que quer que seja, "Mesmo que essa pessoa não faça nada directamente por Freamunde, pelo menos vive preocupada com a sua terra o que é essencial numa democracia" pois é bom saber que as pessoas se preocupam com a sua terra mas se nada fizermos para a melhorar então as nossas palavras de nada valem,e não é num blog ou num café que se mostra essa preocupação isso é muito fácil existe felizmente local proprio para demonstra-mos a nossa insatisfação e preocupação, pena é que só meia duzia de pessoas usem esse local para expor as suas preocupações e as suas ideias para melhorar Freamunde, essas sim são as pessoas que o sr miguel diz que se preocupam com Freamunde que vão ao local certo e expressam a sua opinião pena é que sejam tao poucos.
VIVA FREAMUNDE
Para o "erudito" anónimo:
Entendo por tirania alguém que menospreza tudo e todos e que recusa crescer com as opiniões que lhe são, por vezes, feitas. Já estive nesse espaço que considera de tal maneira excelente para o exercicío democrático! O que vi lá, além de pura demagogia política e de baixeza moral, foi um partido a imperar/tiranizar. Exemplos? O tratamento dado ao membro da cdu. Com o argumento de que a maioria PSD representa a maioria freamundense, esse sr. insultou uma minoria também ela freamundense que escolheu DEMOCRÀTICAMENTE votar na CDu (que não é a minha cor política, devo confessar).
Acha mesmo que as Assembleias de Freguesia são um espaço democrático onde Freamunde crece? Não será antes um espaço onde se atacam desmesuradamente todas as opiniões que venham da oposição?!
Assembleia freguesia freamundense não é democracia, mas um exercicío claro de tirania. É da maioria, é certo, que até foi eleita. Mas não deixa de ser tirania. A Junta que temos "engole" tudo o que não venha dela mesma. Não é permitido argumentar contra uma única medida dessa mesma Junta. Não chama a isto tirania? Quer chamar-lkhe o quê? Demagogia? É, certamente, mas o termo é fraco.
haver um espaço onde se pode falar sem medo de repressão ou de perseguição (quanto mais não seja a nível moral) é saudável e por isso defendo esta Revolta que considero um óp+timo espaço de debate e que presta um grande serviço a esta cidade.
Quanto ao resto que disse, se sou ou não inteligente, não me interessa. Tem uma opinião diversa da minha e até lhe agradeço o diálogo e a reflexão que me proporcionou. Um abraço
Para o anónimo indignado
Dizer " tudo o que pudesse ter sido feito para uma terra como a nossa é sempre pouco " é ser pseudo intelectuail (sabe o significado)só mostra que gosta pouco da nossa terra(não digo da sua, pois se fosse não falava assim).Pois todos os Freamundenses querer sempre mais para a sua terra a mim diz-me muito.
Vir de mansinho para o sr. Ribeiro,e (mais uma vez a mesma palvra que disse ao sr. Ribeiro) arrogante(não estou a ser malcriado)para os seguintes,e com o comentário seguinte para o sr. Miguel só mostra que conhece o sr. Ribeiro e pertence ou é alguém dos ditos direitistas a que ele se refere e pertence.
Revoltem-se
Freamunde sempre
Freamunde sempre alem do seu post confuso que só vc entende aconselho-o a ir ao dicionário e ver o que quer dizer pseudo intelectual porque pelos vistos não sabe, gostar da minha terra que é Freamunde provo-o todos os dias (a mim), trabalhando numa associação que muito diz e faz por Freamunde, "vir de mansinho para o sr Ribeiro"ñão sei o que quer dizer com isso mas por educação não sou malcriado para ninguem ao contrario de muitos que aqui escrevem,já agora quando for ver ao dicionário o que quer dizer "pseudo intelectual" veja o "arrogante" porque tambem não sabe o que quer dizer ,o sr Ribeiro não sei quem é nem sei se tenho o prazer de conhecer,se sou de direita ou de esquerda tambem não lhe interesa e pertencer só aos meus Pais.Sr Miguel nesse espaço é sem duvida alguma excelente para o exercicio democratico, é certo que por vezes o que lá assistimos não é digno de se ver e ouvir mas até chamar de tirania penso que ainda vai um bom bocado."Acha mesmo que as Assembleias de Freguesia são um espaço democrático onde Freamunde crece?", sinceramente acho porque se por vezes somos rebatidos de uma maneira menos cordata e até por vezes a roçar a falta de respeito por parte do executivo da junta, podemos mostrar a esses senhores e senhoras que somos cidadaos preocupados e atentos.Em relação a haver um espaço onde se pode falar sem medo e repressão nada contra bem pelo contrario acho muito bem por esse motivo tambem escrevo aqui e se reparou no meu post eu digo isso mesmo "limitem-se a dar a vossa opiniao mas sem rebaixar ninguem, sem serem malcriados..." só pedi para sermos racionais e não descer ao insulto vulgar e mesquinho, como se le muitas vezes aqui.Um abraço
VIVA FREAMUNDE
Uns são os pseudo intelectuais, tu és o intelectual
estou a gostar de ler os teus argumentos.
Em Freamunde são poucos os que não pertencem a alguma associação.
sinceramente meus senhores tanta critica?porque é que em vez de gastarem as teclas,não vão falar com quem pode fazer algo para mudar?.Fala-se tanto que a rede de transportes é isto e aquilo...quando na verdade os autocarros andam sem ninguém praticamente na época do verão,além disso a viagem freamunde porto não demora 1h30m,as vezes sim por alguns utilizadores de veiculos ligeiros que não sabem estacionar os carros,juntando a isto a falta de visão dos mesmos ja que nem os sinais vêem,ainda por cima para se deslocarem ao multibanco deixam o carro no meio da estrada mesmo junto a caixa multibanco,e depois queixam-se que estão gordos e vão andar a pé a noite isto é ridiculo,querem melhorias no transporte viagem mais!!!!,as coisas estão a mudar só não vê que não quer.Para acabar junta-se a falta de civismo dos condutores ja que quando o autocarro sai de uma paragem com o sinal de mudança de direcção ligado,a reacção dos condutores é buzinar,quando a obrigação perante o código da estrada é ceder passagem,ja viajo a muito tempo e as coisas estão a mudar lentamente mas estão,a empresa estava na ruina por má gerencia mas agora está a erger-se,tenho pena de alguns motoristas que para além de terem que levar contudo junta-se a falta de educação de algumas pessoas e de higiene tambem um abraço para todos.
sinceramente meus senhores tanta critica?porque é que em vez de gastarem as teclas,não vão falar com quem pode fazer algo para mudar?.Fala-se tanto que a rede de transportes é isto e aquilo...quando na verdade os autocarros andam sem ninguém praticamente na época do verão,além disso a viagem freamunde porto não demora 1h30m,as vezes sim por alguns utilizadores de veiculos ligeiros que não sabem estacionar os carros,juntando a isto a falta de visão dos mesmos ja que nem os sinais vêem,ainda por cima para se deslocarem ao multibanco deixam o carro no meio da estrada mesmo junto a caixa multibanco,e depois queixam-se que estão gordos e vão andar a pé a noite isto é ridiculo,querem melhorias no transporte viagem mais!!!!,as coisas estão a mudar só não vê que não quer.Para acabar junta-se a falta de civismo dos condutores ja que quando o autocarro sai de uma paragem com o sinal de mudança de direcção ligado,a reacção dos condutores é buzinar,quando a obrigação perante o código da estrada é ceder passagem,ja viajo a muito tempo e as coisas estão a mudar lentamente mas estão,a empresa estava na ruina por má gerencia mas agora está a erger-se,tenho pena de alguns motoristas que para além de terem que levar contudo junta-se a falta de educação de algumas pessoas e de higiene tambem um abraço para todos.