jun
30

Alguém me consegue explicar porque motivo a Feira de Artesanato ocorre, este ano, tão tardiamente?!
Desconheço os motivos para o adiamento deste momento importante no ano freamundense, mas parece-me que, com esta data, cada vez mais se tenta fazer passar toda a vida freamundense para o mês de Julho!
A opinião vale o que vale, mas, pessoalmente, considero um erro enorme colocar a feira tão próxima das sebastianas...
Ou será que tudo não é um estratagema para que umas outras festas cá do concelho tenham alguma visibilidade?!...
(Já agora, sinceros elogios para o criador do cartaz. Está expressivo, parece falar! Parabéns ao autor.)
a feira de artesanato foi posta na mesma altura que as sebastianas para ver se tem mais pessoas a visitala e para dar mais visibilade a mesma..
foi uma experiencia por parte dos festeiros..
se nao correr bem, a feira de artesanato volta a ser na mesma data que nos anos anteriores...
por um lado acho que nao e la muito boa ideia mudarem a data, pois assim tiram algum valor a feirinha e as pessoas irem as festas por serem festas e nao por haver feira de artesanato... mas por outro lado concordo, pk assim a feira ganha mais dinamismo e tem assim mais lucro para os expositores...
Não digas coisas que não tens a certeza...
Boatos ridículos como este põem em causa quem trabalha...
''... foi um experiência por parte dos festeiros...''
Cuidado!
A "feirinha" (como o primeiro autor a apelida) do artesanato passou para esta data não por "experiência dos festeiros" nem para ter mais visibilidade, nem para dar mais visibilidade a outras festas. A Feira de Artesanato de Freamunde mudou-se para esta data pois na data que é habitualmente iria prolongar-se por muitos dias (5 dias). Como sabem os artesãos comem e dormem por conta da feira, e 5 dias iriam ficar demasiado dispendiosos.
É uma explicação simples, sem grandes enredos!
Esperemos que seja mais uma vez um sucesso!
Independentemente da data o importante é que nunca deixe de ser feita, pois não falta quem esteja à espera da primeira oportunidade para a levar para outras paragens..
Sal e pimenta, não seria preferível manter a feira nos dias tradicionais? Se não dava para começar a feira na 4a, começava na 5a...
Com esta medida visitantes de anos anteriores poderão não vir
S&M, vê-se mesmo que és daqueles que comem toda a palha que lhe poêm...
Uma pesquisa rápida pelo google imagens dá para ver que o cartaz não é original!
È pena porque há tanta gente com valor na nossa terra que teria feito algo realmente original.
P.G.
muito mau mesmo, tive agora a conferir... é pena...
pelo o cartaz das sebastianas é muito original!
A feira de artesanato passou para esta data por um motivo! o feriado corpo de Deus este ano foi no dia 11 de Junho! e o Stº António foi sábado 13, por isso não podíamos montar a feira por causa do 13 de Junho! o local estava ocupado para os feirantes! entendido? Antes de falarem deviam tentar perceber o motivo!
Apoj, isso, para mim, é sódesculpa. Ninguém me tira da ideia k houve intervenção de 1 certa camara... Qual era o problema de ter o Sto.António e a feira ao mesmo tempo?! És capaz de dizer k foi devido à noitada da festa de sto. antónio!!!
A verdade é k são apenas uma associação que nada faz. "Organizam" a feira quando a verdade é k pouco fazem!
e pronto! cá voltamos a cair nas acusações fáceis, nos insultos sem sentido...
A APOJ, realmente já teve melhores dias, já foi uma associação muito activa que desenvolveu diversas actividades em prol da juventude de Freamunde e do restante concelho. eram outros tempos, existia outra dinâmica, existia um grupo de jovens que sendo solteiros/as, enstusiastas e cheios de vontade de "fazer" desenvolveram uma associação do nada, enfrentaram burocracias, gastaram muito do seu tempo e dinheiro por uma causa que lhes dava gozo e gosto. raras foram as vezes que tiveram o reconhecimento merecido, porque também segundo os mesmos, não estavam ali para terem protagonismo mas sim para fazerem o que lhes dava "pica".
Passaram alguns anos, 11 creio eu, e sentiram que estava na hora de passar a bola. Tinham esse direito.
Hoje em dia a APOJ tem alguns membros que também disponíveis e com vontade de "fazer" enfrentam outros problemas que a APOJ inicial não tinha. a falta de patrocínios, a falta de recursos humanos, o cepticismo da população...
Oraganizar a Feira do Artesanato é uma tarefa difícil, que exige tempo, disponibilidade, paixão e gosto pelo que se está a fazer (como em tudo, creio eu). Todos os anos os vemos a montar barracas até às tantas da manhã, durante meses trabalham arduamente para nos dias previstos levar até à sua freguesia um evento cultural com alguma dignidade e projecção.
É triste, mas já vai sendo apanágio do povo freamundense, todos os anos levantarem-se vozes críticas em redor de algo que dá tanto trabalho. E que tal levantarem o cu das cadeiras de esplanada e virem ajudar, dar ideias, enriquecer o associativismo em Freamunde!
Tantos heróis e comentadores, porque não vão vocês assumir o cargo e as responsabilidades inerentes à organização deste tipo de actividades?
Ser treinador de bancada é sempre mais fácil.
Tantos Freamundenses, tanto bairrismo e na hora da verdade, a organização das coisas fica sempre para os mesmos.
Aos que aqui e nos cafés tanto criticam, lanço o desafio de se juntarem e para o ano que vem, organizem vocês para sentirem o quão é difícil "fazer omoletes sem ovos".
enfim ...
O parque de estacionamento em frente à farmácia estava ocupado pelos feirantes no dia de Stº António! Será assim tão dificil de compreender!!? Tantos criticos, para eles no final da feira venham ter com a organização e assumam vocês a reponsabilidade!!! é tão fácil criticar, tanto paleio, tanta pedra atirada!
Cheguei à conclusão que por muito que se faça em Freamunde seja lá o que for, está sempre tudo mal é só herois, MAS ESCONDIDOS !!
Antes de falar façam!
Boatos, mentiras, acusações infundadas, ignorância, estupidez, etc... são características de alguns ditos 'freamundenses', que são felizmente uma pequena minoria que não merece o terra que pisa.
Mas Freamunde vive mais da grande maioria de verdadeiros freamundenses que ajudam, que apoiam, que são compreensivos, e que dão valor a quem trabalha, por estes vai valer a pena continuar a trabalhar!
Acreditem numa coisa, as coisas boas não se comentam, ao contrários dos boatos mentirosos e das calunias injuriosas que circulam a grande velocidade.
Lembro que alguém, que não merece citar dizer-me que não ia haver feira de artesanato, e que as sebastianas para aquilo que iam ser tb mais valia nem serem feitas...
Isto pq não viu as barracas no inicio de Junho...
Felizmente FDP como estes há poucos, e a maioria está com quem trabalha por Freamunde!
Força APOJ!
Sem dúvida que vai ser uma grande feira,
Mesmo que fosse em Dezembro, o sucesso era garantido, pois é feita por e em Freamunde!
O que o anónimo talvez queira é ver a ÚNICA feira de artesanato do concelho, fora desta terra... Mas isso é natural, há também quem não goste das sebastianas, e da feira dos capões.. Mas quem é verdadeiramente de FREAMUNDE sabe que isso não vai acontecer....Quem sente verdadeiramente FREAMUNDE não se esconde, como cobarde, atrás de um nick "anónimo" num blogue...
Quem nasceu nesta terra, não critica, mas pelo contrario, pergunta se a organização quer ajuda....
Mas amigos Freamundenses.... vozes de burro não chegam ao céu... Os anónimos não existem, pelo contrário, Freamunde existe e vai continuar a existir. Sempre.
LP, entre ter um nick a dizer anónimo e um a dizer LP, qual é a diferença?!
A critica justificada e fundamentada não põe em causa o trabalho da APOJ.
Eu não me sinto menos Freamundense por não gostar da feira de artesanato. Será que tenho de pedir desculpa por achar que ano após ano a feira é mais do mesmo e que me enfada? Claro que se não gosto não vou, fosse tudo tão simples como isso. Não me apetece ir para lá exibir um sorrisinho (simulado) de interessado...
Zé P
Existem pessoas que só sabem criticar, vêm problemas em tudo, e o pior, é que quase que aposto que são os mesmos que não fazem nada por Freamunde.
O ano passado foi igual!!!
Os gajos que criticam normalmente nunca pertenceram a uma Associação Juvenil, nunca pertenceram à junta, nunca foram festeiros, nunca foram directores do futebol, nunca ajudaram a fazer um carro das festas, etc, etc, etc. Depois criticam, porque têm mesmo que criticar. Força APOJ, AJAF, SCF, Comissão de Festas, AALF, Pedaços de Nós, GTF, etc, etc, etc e a todos aqueles que de alguma forma contribuem para que esta terra seja cada vez maior e tenha cada vez mais actividades.
Bem hajam
JM
estive a ler estes comentários na passada quinta feira dia da abertura da feira de artesanato,então dei uma volta pela mesma e fiquei um pouco desiludido pelo k ouvi estes senhores defender a feira e a dizer o quanto trabalham nela, defender a feira ate concordo ela é para todos nós, agora se querem defender o vosso trabalho então têm k fazer bem mais, penso k alguns k por aki escreveram nunca estiveram numa feira de artesanato ou então se estiveram estavam muito desatentos, pois a feira de ARTESANATO de Freamunde de artesanato tinha muito pouco, podem dizer k criticar é fácil, eu sei k o é, mas aprendam um pouco com as criticas k elas nem sempre são destrutivas mas muitas vezes construtivas e para terminar tenho a dizer k fraco é aquele k trabalha a pensar k vai receber uma medalha.todos nós agradecemos o vosso trabalho...obrigado
luis Martins.
Freamunde
Caro Luis Martins, a organização da feira do artesanato sabe receber criticas construtivas, e assimila-as bem, mas caso o amigo não reparou esta não era só de artesanato… mas também das artes e ofícios, logo não se encontrar só peças de artesanato… e não percebi quando se achou tão desenvolvido no que toca a feiras de artesanato, e depois só cá ter vindo depois de ter lido criticas em blogues…
Outra coisa… A nossa medalha é ser de Freamunde(logo uma medalha colectiva), é ver esta terra alegre como a vimos nestes últimos dias. A nossa medalha é ver a feira completamente cheia, e isso aconteceu.
Por isso… temos pena de o ver assim, mas já agora e já que é tão entendido em feiras de artesanato junte-se a nós…. Está o convite formalizado.
Cheia sim, mas só porque os freamundenses são um povo orgulhoso. Fosse pela qualidade da feira e não tinham lá um cão.
para todos os anonimos ke falam das pessoas ke organizam a feira do artesanato, ganhem vergonha pois a maioria de voces nunca fizeram nada por freamunde gratuitamente por isso nao digam coisas ke desconhecem ou ke nao tem conhecimento de causa para realizar comentarios ke nao tem nada a ver e ke veem com segundas intençoes,todas as pessoas ke trabalham para realizar a "nossa" feira de artesanato sao pessoas sem segundas intençoes e sem ligar a nenhuma "camara" ou "junta" nisto de feira de artesanato so vale o mais importante FREAMUNDE sao todos apartidarios e desinteressados desenganem-se do contrario.
p.s e eu assino os meus comentarios , kem nao gostar deles ou discordar sabe onde me encontrar para discutir-mos ideias. ass. guga