Começou ontem e prolonga-se até ao próximo domingo e é visitada por um número de pessoas que mete inveja às festa da terra vizinha.
A Xv Feira de Artesanato de Freamunde traz à nossa terra a cultura, arte e gastronomia dos diversos cantos de Portugal. É de salientar e elogiar o crescente número de barraquinhas freamundenses que provam que a cada feira que passa Freamunde enriquece artisticamente. Estes eventos trazem-nos influências e incentivam-nos a criar. Em cada artesão freamundense está um pouco da nossa Cultura.
O espaço do lago, que conhece nestes dias e na altura das sebastianas o povo freamundense, começa a ser pequeno para acolher o número de visitantes...chega mesmo a ser impossível transitar e visitar os diversos artesãos presentes. Talvez seja hora de expandir a feira. Talvez reocupar o parque de estacionamento (onde durante anos a feira se fez), sem abandonar o lago...
A Feira é ainda uma das (raras)possibilidade de ver a APOJ em funcionamento. Pede-se e exige-se mais a uma associação para os jovens. Para tal é indispensável fazer com que a associação transpareça para o exterior, para os muitos jovens que gostavam de trabalhar pela sua terra e que não sabem como. Saber onde se reúnem, quando se juntam, o que fazem, porque fazem, são informações indispensáveis a qualquer associação que tem por destinatário a juventude, sob risco de continuar conotada, como o está hoje, de espaço fechado e restrito a apenas amigos dos que já a integram.
Para que não seja apenas o futebol a imperar nas vidas dos nossos jovens. Alternativas são essenciais e as associações e grupos jovens devem ocupar esse espaço.
Uma palavra ainda para a AALF. Porque não a promoção de um prémio literário a exemplo de várias terras que por aí se vêem?! Freamunde é também terra de poetas. Que tem sido feito para promover este lema?! Não basta a promoção de um livro do Rodela. Um prémio literário poderia incutir nos jovens e menos jovens o gosto pela escrita. Seria uma forma de se promover a cultura num concelho onde o futebol e as banalidades imperam...
A ambas associações os parabéns pela feira.
Muito pertinente a chamada de atenção à APOJ e que poderá servir também a outras associações que por cá temos. É de louvar o associativismo que sempre caracterizou Freamunde e que muito nos orgulha, mas não chega só haver nomes de associações, é preciso que haja obra e transparência, para que as pessoas se identifiquem com elas e possam contribuir e ajudar, caso assim pretendam.
De qualquer forma, o meu obrigado à APOJ por nos proporcionar as feiras de artesanato que tanto apreciamos.
Eu não sou grande apreciador da feira de artesanato!
tornou-se monotona...
E quanto á banalização do futebol contem os posts dedicados ao futebol nos ultimos meses na Revolta.
ninguém disse que o futebol é uma banalidade.aprende a ler
Reconheço o meu erro de interpretação ( obrigado Sr. professor), no entanto, não altera a minha opinião!
cara revolta dos capoes:
eu como membro fundador da A.P.O.J fiquei mt indignado com este post pois a nossa associaçao ja fez muitas e grandes actividades por freamunde e so nao fez mais porque o povo de freamunde em mts delas nao se interessava e o nosso alento para fazer ainda mais foi se esmorecendo com o passar do tempo e com a inoperancia da socciedade freamundense ke a unica coisa ke tinha ke fazer era aparecer,nem ke fosse para dizer mal,mas esta falta de critica de mts das nossas actividades,ker fossem positivas ou negativas levou a ke a associaçao estivesse parada durante algum tempo,por isso fizemos eleiçoes e apareceram este grupo de jovens fantasticos e ke ainda irao dar mt por freamunde,para isso so precisam de alento,e kem melhor para o dar senao o povo de freamundel,por isso peço ke os ajudem a divulgar ainda mais as suas actividades,como fizeram com a recolha de medula ossea,ke mm assim teve meia duzia de presenças,o ke e de lamentar,isto para dizer ke assim nao existe jovem ke trabalhe por freamunde se cada actividade ke realize aparecem unica e exclusivamente os amigos .acho ke o povo de freamunde deveria participar mais nestas actividades e criticar menos.
MEMBROS DA A.P.O.J VOÇES SAO GRANDES MANOS.
VIVA A A.P.O.J
VIVA A REVOLTA
VIVA O NOSSO ASSOCIATIVISMO
Contem com o nosso apoio para promover qualquer tipo de actividades, sejam da Apoj, sejam de qualquer outro grupo ou associação. A critica feita por este post intentava apenas alertar para a necessidade de a Apoj se dar a conhecer aos jovens potenciais interessados em pertencer e ajudar essa associação, para que surgem mais actividades e iniciativas.
É da opinião pública (mesmo entre os jovens) que Freamunde não oferece nada aos jovens. É esta mentalidade que o post gostava de ver mudada. Para isso, uma vez mais, consideramos essencial a tranparência da associação. Podem, por exemplo, criar um blog e expor aí as linhas de pensamento que norteiam a associação, os membros que lhe pertencem, o local de reuniões...
Não entendam as criticas que vos são feitas de modo destrutivo. Freamunde precisa de uma associação de jovens para dinamizar a vida na cidade.
Relativamente ao problema levantado pelo Rodrigo só posso dizer que efectivamente não dissemos que o futebol é uma banalidade. Envolve demasiada "alma" para o ser, como ficou provado pelos sentimentos que esta época proporcionou. No entanto, sejamos realistas. O futebol não basta. A vida não se resume à bola. Ter um site na internet que escreve post sobre futebol é muito diferente de ter uma Câmara que só financia o futebol!
Em nome da APOJ, o meu agradecimento pelas felicitações atribuídas.
Em relação à outra afirmação, a associação este ano já realizou várias actividades, de salientar a nossa participação e colaboração em conjunto com a comissão de festas, na realização do cortejo de carnaval.
Realizamos um colóquio na casa da cultura, em que falamos da doença da LEUCEMIA bem como a recolha de medula ossea realizada no salão paroquial de Freamunde e que infelizmente teve fraca adesão, e não foi por falta de publicidade, porque foram distribuídos panfletos, afixados cartazes pelos cafés, padarias etc.
Foram proporcionados dois fins de semana em duas regiões do país (Serra da Estrela e Bragança), a mais recente Feira do Artesanato de Freamunde, foi tudo realizado ao alcance de todos, não foi por falta de publicidade que não poderam participar...
e este ano nao fica por aqui!!!
Já agora quero aproveitar para agradecer publicamente ao Sr. José Maria presidente da JFF, Sr. José Paulo Moura, ao Jó Afonso, ao Carlos Au ( Bertinho), ao Vitor Ratinho, ao Zé Viana, ao Tiago Ribeiro(Laréu), à Sónia Machado, à Clarisse e ao Motorista do SCF, que infelizmente não sei o nome, o nosso sincero obrigado pela ajuda na Feira do Artesanato.
Para finalizar só não fazemos mais porque os apoios são poucos,e ideias não nos faltam!!!
Como diz o velho ditado " sem ovos não se fazem omoletes".
Obrigado Guga
SAUDAÇÕES APOJ
André Ribeiro
es bonito