Eles são estranhos...
Eles são cinzentos...
Eles são o ecoponto e vieram para nos conquistar.
Discordando ou não, o facto é que vamos ter de contar com eles, por isso usem e abusem dos ecopontos é para isso que eles existem, embora estes estão envoltos de polémica e discórdia, e são muito estranhos...
Viva Freamunde,
E não se esqueçam de separar
pessoalmente? são feios... e só se destiguirem por uma risquinha de cor tb não é lá rande coisa...
correção: distinguirem
parece um pódio... já estou a ver nas festas, e os premios de maiores borracheiras vão para....
São mesmo feios e parecem daquelas chaminés de respiração do sub-solo...
Espero é que pelo menos o usem para separar...
Revolta é verdade,
Eles são estranhos, são cinzentos, eles são o ecoponto e vieram para ficar…
A minha opinião, também, como a maioria dos visitantes deste blog, não é a mais “simpática” com a localização escolhida deste ecoponto, mas, depois de algumas explicações como a de já existirem 14 ecopontos em Freamunde, de este ter sido o local escolhido por um grupo de técnicos especializados na área, de este ser o local que melhor pode consciencializar as pessoas para a reciclagem (consciencialização ambiental), etc, etc, etc…
Acabei por concordar um pouco mais, não ficando um aficionado do local…
Mas uma coisa é certa, concordando ou não, ele vai lá ficar e temos que lhe dár utilidade e, aproveito desde já para deixar o apelo aos comerciantes e moradores desta zona:
Façam a separação, não custa nada, o ambiente agradece e Freamunde sorri…
Se este ecoponto é um erro, pelo menos que seja um erro com carácter de utilidade publica.
Viva Freamunde,
Por um Freamunde com um sorriso mais limpo…
Aquilo o que é? Um vómito? Uma aberração? melhor descrição deverá ser difícil. Com tanto sítio necessitado de um ecoponto, tinha que ser logo ali? haja vergonha!
Feios,vómitos,pódios,estranhos,cinzentos,aberrações...tantos adjectivos pra descrever estes ecopontos!Voçês deviam era dar os parabéns à junta por esta obra!
Afinal somos ou não civilizados?
Os que fazem estas críticas são mesmo pessoas sem cultura nenhuma!
São uns aldeões...
Com que então aldeões caro anónimo? Quem critica não percebe nada... pior, somos uns incultos por não entendermos esta manifestação de cultura e, quiçá, de arte ultra-pós-moderna, que também serve para separação de lixos. Somos mesmo uns ingratos... Quem sabe na cerimónia de inauguração dos ditos cujos, os responsáveis nos elucidam melhor e nos iluminam as mentes... pode-se até criar uma liga de amigos do "ecoponto que substituiu a árvore".
São de muito mau gosto e extremamente mal localizados. Há um ecoponto do outro lado da rua, descendo as escadas, em frente à padaria.
Mas é só a minha opinião, minha e de uma minoria de 99% das pessoas que expressam opinião neste blog e com quem converso.
pessoalmente acho que é uma vergonha, tanto na localização como no tipo modelo de ecopontos, tambem não entendo como é que um grupo de iluminados chamados de técnicos tiveram a feliz ideia daquela localização, porque se para-mos para pensar,... dá bastante jeito parar-mos o n/ veiculo carregado de lixo de varios tipos, numa rua principal e com o transito que conhecemos bem em cima da passadeira para ali despejar-mos o dito cujo, ou então parar-mos nos estacionamentos mais perto e levar-mos todo o lixo ás costa..
Bem mas na ideia da algumas cabeças como somos cidade temos de ter tudo como nas cidades,... pelo menos que se dignem ver os exemplos nas cidades mais perto de nós com digno desenvolvimento como por exemplo Vila do Conde, Povoa e adoptar os seus modelos, pois se pensarmos um bocadinho e concerteza todos conheçemos essse dois exemplo, vemos que lá existem ecopontos quase de 200 em 200Mts e que teem uma estectica muito mais adequada a uma cidade.
Utilizar a palavra 'aldeão' como insulto é grave. Os aldeões sãos pessoas tanto ou mais cultas e civilizadas que alguns anónimos.
Se nos querem insultar, primeiro peço para ler com atenção os post e os comentários, e depois critiquem contraponham, e respeitem a opinião dos outros.
Por fim, aconselho uma pesquisa no dicionário sobre a palavra 'cultura'.
A revolta
Vou serr muito breve
chamar aldeão a todos os que aqui colocam as suas ideias, é de um tamanho de falta de civismos.....
Mais e só par terminar, porque dar respostas a pessoas deste nivel é estar a por ao nivel delas mesmo, e isso eu não pretendo.
Por fim só me deixa a pensar uma coisa, o anónimo deve estar conectado as pessoas que tomaram tal atitude, de colocar aqueles três mamarachos c...s ali mesmo no centro. Bonito caro anónimo !!!!
Pelo melhor por Freamunde
Viva Freamunde acima de tudo
não sei se sabem mas o termo "vilão" vem exactamente de vila, ou seja eram os habitantes das vilas. Este anónimo chama-nos aldeões como se isso de algum modo fosse um insulto. Uma coisa sei: a ele não lhe vou chamar cidadão.
E depois de já ter dado demasiada importancia ao que a quem pouco a merece passemos ao que realmente importa.
Em relação à separação de lixos, acho muito bem. Já cá por casa se pratica há muito tempo, até porque eum relação ao papel eu sou um grande produtor de lixo, quer seja material de trabalho, quer seja jornais e revistas.
Quanto à localização parece-me uma falsa questão, até porque eu mts vezes até uso os ecopontos de Paços, já que tem um à beira do meu local de trabalho e outro junto a um dos cafés que frequento. Por isso basta meter o lixo ao carro e depois depositá-lo nos locais devidos.
Estou sinceramente grato ao anónimo que intitulou os comentadores anteriores de “aldeões”, pela demonstração de civismo, cultura e sofisticação demonstrados no seu comentário. Pena é que não seja idóneo e se identifique.
Mas desde já lhe digo que essa posição encaixa bem no exemplo cá do burgo, dos “bons dentro do género”, que se escondem atrás da máscara de modernidade, por não saberem lidar com a própria saloiice.
Escondem-se os nossos leilões porque são próprios de “aldeões”, e demonstra-se a nossa modernidade com caixotes do lixo… É-se muito sofisticado, mas cospe-se no chão e insulta-se o vizinho, muitas vezes em sessões públicas!
Peço desculpa mas prefiro manter-me na minha “aldianice” do que participar da sua civilização degenerada onde nem uma argumentação válida cabe pela exiguidade das mentes que a compõem.
Já dizia o José Régio:
“…Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!”
P.S. – Graças à sua cultura, deve saber que me reporto ao Cântico Negro… E curiosamente também lá se encontram as estrofes:
“Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros…”, pena que não tenham argumentos!
ANONIMO 12051966
Freamunde continua a travessia do deserto(provincianismo,demagogia,falta de rumo,compadrio,desorganizacao e acima de tudo desorientacao).
Chamar cidade a Freamunde com o aspecto que apresenta a todos os niveis,so se for para insultar o termo " CIDADE ".
Meus amigos Freamunde precisa de gente sem cor(politica) mas com talento e conhecimento.
Freamunde tem jovens de grande capacidade impedidos de actuar por causas desconhecida.
Freamunde precisa urgentemente de uma tertulia que promova o debate e que denuncie ao minuto todos os atropelos e atentados ao bom nome de Freamunde.
VAMOS UNIR-NOS E CRIAR UM MOVIMENTO CRITICO,CONSTRUTIVO E OPERACIONAL QUE SEJA CAPAZ DE APRESENTAR PROPOSTAS ALTERNATIVAS QUANDO NOS QUISEREM FAZER ENGOLIR DESTES VOMITOS.
Estou disponivel para avancar com este movimento.
ao ANONIMO 12051966
como queres "... CRIAR UM MOVIMENTO CRITICO,CONSTRUTIVO E OPERACIONAL QUE SEJA CAPAZ DE APRESENTAR PROPOSTAS ALTERNATIVAS QUANDO NOS QUISEREM FAZER ENGOLIR DESTES VOMITOS.", quando nem sequer te identificas ...
anonimo 12051966 se pensa-ses em criar juizinho na cabeça eras mais inteligente
12051966 ?? 8 digitos?é o número do b.i.? Se assim for não é tão anónimo quanto isso. Claro que como acaba em 1966 tb pode querer dizer 12 de Maio de 1966, ou até menos ortodoxo, 5 de Dezembro de 66.
Cara Revolta
a palavra CULTURA significa:
desenvolvimento intelectual;sabedoria...
Humm...acho bem, se calhar o sitio é que nao foi o melhor escolhido!
Mas paciencia!
Toca a reciclar!
Caros amigos o que é certo é que as chaminés vão dar um certo jeito agora na altura das Sebastianas, até quem sabe não haverá um concurso para ver quem consegue um daqueles 3 maravilhosos lugares para assim se ver melhor as marchas...
Sinceramente aquilo é uma aberração e se a ideia era criar impacto quanto á reciclagem podem ter a certeza que consegui criar.
Gosto tanto de Freamunde e ver os nossos representantes a fazer parvoíces destas e não puder fazer nada, sinto-me triste.
Ao menos as Sebastianas estão ai para nos animarem.
Será que só quem decidiu colocar ali as “chaminés” é que está correcto e nós que somos tantos somos todos uns parvos que não sabemos o que queremos…?
Viva Freamunde.
Força Revolta.
Correção: conseguriam e não consegui.
Não fui eu quem teve essa ideia maluca.
Lembrei-me agora, não será isto a co-incineração e não para reciclagem, ao buraco que lá estava, hummm não sei.
"...deviam era dar os parabéns à junta por esta obra!
Afinal somos ou não civilizados?
Os que fazem estas críticas são mesmo pessoas sem cultura nenhuma!
São uns aldeões..." Este comentário gerou grande controvérsia acharam-no polémico e sentiram-se ofendidos. Acho-o irónico e o alvo é a junta!
E pena,
Estava uma boa discussão, o tema seria, não mais o ecoponto mas sim, depois do mal estar feito, pelo menos vamos utiliza-lo bem.
Mas agora a discussão é de aldeões, vilões, cidadãos e outras confusões…
Meus amigos vamo-nos deixar destas “publicidades” e, dirigirmo-nos um pouco para o que é importante, vamos comentar o facto da necessidade de se fazer reciclagem, de não deitar lixo para o chão na nossa Cidade, de locais menos próprios existentes em Freamunde a céu aberto que servem de autenticas lixeiras.
Infelizmente temos tanto que podemos comentar e que podemos dar de alguma forma o nosso contributo.
Viva Freamunde,
Vamos debater o que é importante
Boas. Antes de mais, gostava de referir q sou contra a localização deste ecoponto.
Acho curioso que na ultima Assembleia de Freaguesia, estavam pouco mais de dez pessoas, e só uma ou duas falou em relação à localização do ecoponto, è evidente que depois da resposta os outros estavam esclarecidos, concordassem ou não com a explicação. SInceramente não vejo qua a utilidade deste post.
Já falei nisto mas parece q ninguem deu importancia. Há uma sucata a 50 mt do centro do Freamunde e parece que os Freamundenses não se importam, ou não conhecem. Não seria mais importante mostrar-mos de vez estes podres do q vir pra cá , novamente falar, deste ecoponto, pois ja tivemos um post referente a ele?
Já repararam numa rua que fica junto à rotunda da galinheira q dá acesso a antiga padaria do Sr. Marques. Dá, nao, dava pois quase q é impossivel passar por lá - ou é silvas e mato a sair dos terrenos particulares ou é pedras das casas em ruinas no meio do caminho. E está inserida nas ruas de Freamunde cujo piso é terra - pó no verão e lama no inverno.
Não é mais revoltante , em termos estéticos, o edificio da caixa geral de depoisitos, q quem por lá passa vê aquele lodo nos vidros das lojas que estão ao lado ...
Isto são exemplos de duas ou três situações q se passam junto ao centro de Freamunde, q gostaria de ver denunciadas, mas infelizmente não unicas em Freamunde. Se de facto queremos fazer da revolta um espaço de debate dos problemas e virtudes de Freamunde, vamos faze-lo directamente e sem rodeios.
Vamos andar em Freamunde com olhos de ver, apontar realmente os problemas e realçar as virtudes e deixar de lado as politiquices, mas sejamos coerentes
Viva Freamunde
Honestamente, começo a enfadar-me disto… Porque é que alguns iluminados consideram que emitir opinião é uma politiquice? Desde quando é que a política é da jurisdição única dos partidos? Desde quando é que só nas assembleias (freguesia, municipal, república) é que se podem abordar questões políticas? Desde quando é que alguém que opina tem que estar filiado a um partido?
Emitir opinião, per si, é um acto político. Aristóteles disse: “ O Homem é um animal político”.
Sim! Freamunde é uma terra de cultura. Pena que por cá não se cultive a cultura democrática!
Abrir os horizontes democráticos e cívicos, é um favor que se faz a Freamunde (e a nós mesmos)!
Boas.
Caro Hugo, não sei se o teor do teu ultimo comentário se referia de alguma maneira ao ultimo paragrafo do comentario q escrevi "... problemas e realçar as virtudes e deixar de lado as politiquices, mas ... ", de qqr maneira qd falo em politiquices é na politica, feita através de alguns comentários, pois se são a favor da cor politica da junta, está tudo mt bem feito, se são de outra cor politica está tudo mal feito.
Mas o curioso é q seja só este paragrafo q tenha chamado a atenção .
Estou de acordo com o Hugo... Mas tenho que dizer que o Problema não é só da politica partidária, é algo enraizado na nossa cultura (será culpa do fascismo?). Se aparecer por aqui, por este espaço, alguém, mesmo com fundamento, a criticar Freamunde vemos logo o que é democracia...
L.s.
afinal queremos ou nao preservar o ambiente. a cor e o modelo sao coisas de menor importancia. o que interessa e que as pessoas os utilizem como deve ser.
Caro Por Freamunde o comentário não se dirigia a si. Unicamente, já se torna comum descrever a opinião dos outros como politiquices e a nossa é que é política séria… Este discurso não me agrada nada!
Concordo que a sombra fascista ainda encobre um pouco as opiniões e as tomadas de posição. Existe uma real falta de cultura democrática em Portugal e cá em Freamunde também. Mas alguns, cidadãos alistados e filiados, não ajudam à mudança de mentalidades, ao passarem a ideia de que eles são os que estão “acreditados” para “fazer” política e ter pensamento político.
Quanto à reciclagem, perdoem-me mas parece a conversa da treta. Eu acredito na inteligência de quem aqui escreve, e já todos conhecemos a importância da separação de lixos (não só os domésticos). Aliás estamos diariamente a ser bombardeados com essa mensagem na televisão. O nosso Presidente de Junta apresentou, e muito bem, na última assembleia de freguesia o número de ecopontos já existentes em Freamunde! Por isso não me venham dizer que o referido ecoponto é que é importante para sensibilizar para a reciclagem… E os outros não eram? Isso é demagogia!
Sensibilizar é fazer promoção e campanhas para mudança de hábitos. É promover actividades públicas de limpeza de lixeiras a céu aberto e sucatas (como já aqui se falou)!
como já foi dito por várias das pessoas que deixaram aqui a sua indignação, eu também não concordo com a colocação do ecoponto naquele local....se pensarmos bem temos um ecoponto do outro lado da rua, depois em freamunde(infelizmente) são poucas as pessoas que separam os lixos, as festas aproximam-se meus amigos e de certeza que o recipiente do papel e do vidro vão estar cheios de plástico..... isto são algumas razões entre várias
acho bem que se coloquem ecopontos na nossa cidade com o sentido de criar novas mentalidades nas pessoas, mas pensem um bocado com cabeça havia melhores sítios para os porem
em relação à indignação do anónimo 12051966 a ideia não é má de todo...pois pensem comigo…em freamunde nós vemos coisas acontecerem desnecessariamente e infelizmente temos de ficar calados, cada vez mais a nossa querida e respeitada terra está a ser estragada...dou-vos um exemplo: algum de vós já sonhou (nos tempos que correm) irem assistir a uma inauguração de iluminação publica???? tenham dó parece que estamos na etiópia!!!!! mas é desta maneira que a politica cala a maioria da população e nós não podemos permitir isso, não digo criar um movimento, mas começarmos todos a aparecer nas assembleias que são realizadas e as quais aparecem meia dúzia de pessoas.
vamos lá pessoal de freamunde vamos lutar pela nossa terra afinal é ela que nos identifica e pela qual lutamos todos os dias
as toupeiras...
lindo vai ser quando as pessoas repararem que estão a separar o lixo e quando virem o carro da SUMA a despejarem os ditos cujos num só camião e sem separações
Eu já vi
Pena foi de não estar de máquina fotográfica em mão
Mas estejam atentos
Freamunde sempre
Bem eu ate que estou de acordo com ecoponto mas tipo so ate o final das Sebastinas visto que ate na certa vai servir de sanita para virar o "BARCO". :P
Não é por nada ou até o será... é que para além de serem uma aberração a nivel de estetica é hotopico tirarem uma arvore para colocarem um ecoponto este em prol do ambiente inacreditavel
viva Freamunde
hotopico? que mau goust...
o q o Freamunde sempre afirmou ter visto eu também já vi. E há uns anos atrás sabia que efectivamente não havia reciclagem. Agora não sei como está. A separação é no entanto um bom vício, mas há coisas na reciclagem que também acho que estão muito mal... mas deixem isso para os senhores da Quercus e afins, ou para os programas da RTP. Deu para rir bem quano noutro dia ouvi a Silvia Alberto a dzier que agora não deitava os lenços de papel para a sanita para popar uma descarga de água. Mas se ela preferisse lenços de pano era capaz de poupar uma árvore.
JÁ ERAM HORINHAS DE SE COMENTAR AS SEBASTIANAS
OU NÃO!
JÁ ERAM HORINHAS DE SE COMENTAR AS SEBASTIANAS
OU NÃO!