Hoje queremos falar no que não podemos colocar no filme, porque não existe ou é insuficiente, e falamos do comércio, da industria, do emprego, da juventude, da revitalização do centro e do espírito Freamundense que não tem passado para além das Sebastianas e do futebol quando se ganha...
A letargia e apatia domina os Freamundenses, a culpa de Freamunde continuar a ser uma típica vila portuguesa, que espera que o poder local resolva todos os seus problemas, é de todos os Freamundenses.
Vamos passar à acção, e contra tudo e todos temos de uma vez por todas afirmar o nosso nome e fazer Freamunde crescer, dando a hipotese aos jovens de poderem cá viver, porque um parque não nos paga salário ao final do mês, e muito menos o futebol.
Viva Freamunde,
Vamos lutar por uma cidade de Freamunde melhor
e apreciem o nosso parque, vale a pena ver...
De facto um bonito filme. Só há dois aspectos q gostava de referir, qd falta 1.41 minutos para acabar podemos identificar !!!!!!!!!, o autor da fotografia, pela sombra, não sei se o autor da revolta (ah, ah, ah,)e os ultimos 15 segundos, gostava de saber onde é este deserto pra podermos organizar uma rave nestas festas.
Boas festas
Parabens pelo video, muito bonito e bem conseguido! :)
E adoro o parque, um dos meus lugares preferidos, sem duvida!
E quanto ao que escreveste, tens toda a razão! Devemos lutar por Freamunde, por ser cada vez melhor! Mas como o vamos fazer? Hoje em dia toda a gente quer melhor e tudo mais, mas dai a passar a pratica vai muita coisa, infelizmente :(
Eu cá, estou certa e de consciencia limpa, que dou o meu melhor, por e para Freamunde!
Viva Freamunde!
Lutemos sempre!
Parabéns ao(s) autor(es)do video!
O video ilustra bem toda a beleza do parque, assim como, demonstra q a obra ainda está inacabada.
Relativamente ao texto concordo plenamente com o q lá está implicito, ou seja, Freamunde carece de infraestruturas, nomeadamente, no tocante ao emprego.
Ao longo destes ultimos anos temos assistido à morte lenta daquilo q sempre nos caracterizou e diferenciou - o nosso tecido industrial.
E porquê?
A realidade é q os politicos cá do burgo ao contrario de outros (e refiro-me especialmente aos nossos vizinhos de Paredes) não criaram condições para atrair investimentos em Freamunde.
Onde está a zona industrial de Freamunde?
Não existe!
Recordo-me de intenções, q não passaram disso mesmo, em criar uma zona industrial lá para os lados de Santa Cruz e que estenderia-se até Moreira.
Recordo da intenção de criar uma zona industrial em Abrute.
Pois!
Mas isso eram intenções.
Porque a realidade é bem diferente!
O q vemos nessas zonas é apenas uma mistura entre zona de habitação e industrial.
Ultrapassamos a industria de vão de escadas, mas só isso n chega.
No entanto, penso q a zona de Santa Cruz ainda poderá ser uma hipotese, afinal a via do poder local terá o seu seguimento por essa zona.
Mas outras zonas haverão concerteza.
Espero q a revisão do PDM nos traga novidades nesse sentido, senão continuaremos a ver Freamunde cada vez mais como zona de serviços e os Freamundenses a terem de se deslocar para Freguesias vizinhas á procura de emprego.
Um alerta se freamunde não mudar, não criar condições para q empresas cá se fixem, não se admirem q Freamunde venha a ser uma cidade dormitório e que muitos deixem de procuram Freamunde para residir.
Viva Freamunde!
Quanto aos 1.41 min, até podes conseguir identificar, mas não encontrarás os membros da revolta, mas apenas um grande amigo da revolta que nos fez chegar estas fotos, e daí a razão para a colocação de um novo post sobre o parque.
Desde já, o meu obrigado ao grande Freamundense que nos enviou mais fotos.
Obrigado
ñ entendo esta estoria de deserto... a revolta elogiou o parque ,a contragosto, para poder denegrir tudo o resto!
há + vida pr'além do parque...
Parabéns à Revolta pelo vídeo e pelo post.
Há, de facto, ainda muito a fazer por Freamunde, mas não só a nível autárquico, Nós freamundenses temos que deitar mão à obra, temos que dar contributo activo, temos que pôr as ideias em prática. É importante exercer o nosso dever de cidadania alertando para o que é mal feito pelos nossos autarcas, mas ser cidadão é ter parte activa na sociedade, é ser útil ao desenvolvimento de Freamunde.
É hora de a Revolta dos Capões passar do virtual ao real, e que todos os que cá participam continuem a dar ideias e opiniões, é importante que nos juntemos porque, acreditem, juntos conseguiremos fazer Freamunde cada vez melhor.
está-me a parecer que a revolta está a perder o humor q desde sempre a caracterizou ...
Parabéns revolta,
o vidio ilustra bem toda a beleza de Freamunde.
Pela minha interpretação, somos um deserto com um oasis (o parque) no meio, em que para muitos se torna uma uma miragem lá chegar. Os passeios não existem, as estradas estão um caos, algumas ruas são autenticos labirintos, a indústria essa já era, com o seu patrimônio histórico ao abandono. E a desordem que vai no trânsito...
boas sebastianas
ass.
Paulo Campos
* video
P. Campos
Antes de mais Parabéns Revolta pelo vídeo, mas ainda mais por ter colocado o dedo na ferida. Não por colocar o deserto no fim do vídeo, porque ai já se parece mais com o nosso Ministro Mário Lino, mas sim, pelas feridas referidas que Freamunde hoje enfrenta.
O Comercio e a Industria, factores de desenvolvimento de uma terra que cada vez mais e infelizmente estão a desaparecer de Freamunde.
O Emprego, um flagelo a nível nacional que hoje ainda não nos afecta expressivamente, mas que se não for trabalhado, no futuro poderá afectar como por exemplo afectou no Vale do Ave, zona que aparentemente não tinha qualquer tipo de problema.
A revitalização do Centro de Freamunde, mais que necessário, é urgente, Freamunde sente necessidade dessa revitalização, também para se poder desenvolver.
E verdade que o poder local não pode resolver todos os problemas, mas também é bem verdade que muitos deles são problemas que a “Sociedade Civil” por si só não os consegue resolver, temos que nos apoiar, temos que trabalhar em conjunto, todos juntos somos poucos para resolver todos os problemas que existem.
Viva Freamunde,
Vamos lutar por Freamunde, sou jovem e quero cá viver…
Concordo plenamente com o sr. geulopjaor(anagrama).
Claro q a sociedade civil e o poder local tem de estabelecer parcerias.
Isso é mais q necessário e lógico.
Mas, para q tal aconteça à q haver vontade de ambas as partes, e sabendo-se da relutancia de alguns privados em abrir mão de seus terrenos exige-se persuação e firmeza ao poder local na persucussão dos seus objectivos.
Ontem, escrevi sobre o emprego e a fixação de empresas em Freamunde.
Hoje ao nivel de comércio aponto como exemplo Ribeirão(estrada nacional Trofa-Famalicão).
Não sei se aqueles terrenos eram publicos ou privados.
Mas a realidade é q fixaram lá dezenas de superficies comerciais. É uma vasta faxa de terreno onde se implantaram uma série de pavilhões destinados a todo o tipo de comércio (desde reatauração passando por electrodomesticos, vestuário e calçado e até mesmo mobiliário).
Repito! Não sei se eram terrenos privados.
Mas se o eram concerteza q a autarquia teve papel preponderante em todo o processo.
Estou convencido q ultrapassadas algumas burucracias e com o apoio da edilidade, os privados, em Freamunde, tambem eles, se dispunham a contribuír para o desenvolvimento do comércio e da industria.
E o poder camarario de Paços de Ferreira já deu provas q quando quer sabe persuadir, se não vejamos o caso do IKEA.
Por isso quero acreditar q as gentes de Freamunde saberão contornar esta realidade.
No entanto, teremos que ser todos a remar para o mesmo lado, cabendo aos nossos representantes locais, Assembleia e Junta de Freguesia e Câmara Municipal a palavra decisiva sobre o desenvolvimento de Freamunde.
Aponto novamente a revisão do PDM como fundamental para a desejada mudança de rumo em Freamunde.
Estou convicto que o sr. geulopjaor, na qualidade de deputado do maior partido com assento na Assembleia, irá apresentar mui válidas propostas para a referida revisão do Plano Director Municipal, pois ele tal como eu não só gostamos de Freamunde como queremos continuar a viver cá.
Deixe que lhe diga q ainda vai a tempo!
Viva Freamunde.
Boas Festas!
Se é assim como diz o caro colega comentador também podem fazer algo como em Ribeirão numa freguesia vizinha ou até na Seroa! Que acha da ideia?
Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).
Apesar de já ser um visitante assíduo neste blog , só neste momento me foi possível como freamundense felicitar os autores da revolta pela magnífica tertúlia que criaram em torno da cidade de freamunde, apresentando-se como uma voz crítica sobre os mais variados temas, sem preconceitos de satirizar os aspectos menos positivos, como por outro lado, sem esquecer de demonstrar o orgulho que sempre marcou o povo desta terra. Concordo com algumas das ideias que foram transcritas neste texto, porém adicionaria-lhe, abertamente, a “inércia” dos autarcas que por cá passaram nos últimos anos e ao estado de apatia em que nos encontramos, face a outras freguesias do concelho, a que outrora chamamos de terrinhas, e hoje se não nos ultrapassaram, acompanham-nos ao nível do desenvolvimento industrial e do emprego. Sem a intenção de querer ferir susceptibilidades (já que se trata de um local de opinião livre), chamaria atenção para o facto de o termo “Desenvolvimento” estar a ser utilizado sem se perceber o verdadeiro sentido da palavra, ao invés de “Crescimento”. Torna-se pertinente salientar, que o crescimento em demasia não é um indicador que por si só acarrete grandes vantagens (na maioria das vezes é o inicio dos problemas). Concordo sobretudo quando se referem ao facto de que os Freamundenses, como bons “Portugas” que são, só se orgulham da sua terra aquando das vitórias ou de algum facto que nos coloque na ribalta. Por seu turno, aplaudo a afirmação do pseudo exacerbamento futebolístico que se viveu nos últimos meses e que muito certamente, no inicio da próxima época do SCF será pautado pelo vazio das bancadas do nosso estádio. Para terminar, saliento a importância do parque para a vida cultural e desportiva de Freamunde, no entanto muito ainda há a fazer, e aí espera-se que cada um de nós possa contribuir activamente para que este projecto não vá por “Água abaixo”, como muitos outros que morreram precocemente na “infância”
Em suma, “Não se Vive só de pão, mas sem ele não se chega a viver” (Nuno Portas)
Um reparo: Ainda não se escreveu neste espaço nada sobre os preços praticados pela "generosa" AGS!
Carvalhosa, via Adaterra, tem liderado o processo reivindicativo...
Como um bom freamundense, a Revolta tirou uma semaninha de férias!!! :) Só eu é que não posso...
Parece que não foi apenas a Revolta que meteu uma semana de férias. O nosso blog decidiu dar alguns problemas, finalmente resolvidos. Em breve esperamos actualizar este espaço, nomeadamente com o feedback das Sebastianas.
Pedimos desculpa a todos os que nos seguem por este período de inactividade.
sera que a revolta esta de acordo que sejam usurpados terrenos privados sem os os donos serem ressarcidos
REALMENTE O PARQUE É BONITO, É UMA ZONA VERDE AGRADAVEL, QUE FICARÁ MELHOR QUANDO AS PISCINAS PROMETIDAS FUNCIONAREM....FREAMUNDE SE QUER CONTINUAR A EXISTIR TEM DE MUDAR, CADA DIA QUE PASSA ESTA VILA MORRE UM POUCO, O COMÉRCIO QUE EXISTE SÃO ALGUNS RESISTENTES QUE TEIMAM EM LUTAR CONTRA A MARÉ, O EMPREGO É POUCO E O POUCO QUE EXISTE ESTÁ DISFARÇADO PORQUE É NA REALIDADE ESCRAVATURA.... PARA FREAMUNDE SAIR DO FUNDO EM QUE SE ENCONTRA PRECISA DE DEIXAR DE PENSAR SÓ E UNICAMENTE EM FUTEBOL E SEBASTIANAS. MINHA GENTE VIVER É MAIS QUE ISSO, A JUNTA DE FREGUESIA ESTÁ ALI SÓ PORQUE É GIRO TER UM TÍTULO PORQUE NA REALIDADE NADA FAZEM PELA POPULAÇAO E PELA CIDADE.
BASTA DE FALAR....É HORA DE AGIR...É PRECISO LUTAR PELAS GERAÇÕES FUTURAS.
fechou pa ferias?